A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40776 |
Resumo: | O artigo objetiva tecer reflexões em torno da dimensão educativa da rua vivenciada por três grupos sociais marginalizados que significam esse mundo a partir de incansáveis movimentos de busca por serem mais. Visando ressaltar a possibilidade e necessidade de pesquisar com esses grupos e não sobre eles, o autor e as autoras do texto posicionam-se como educadores populares e pesquisadores que primam pelo desenvolvimento da ciência no campo da educação com compromisso social. Dessa maneira, questionam o preconceito e a indiferença voltada aos grupos populares que usam a rua como espaço de moradia, vivências afetivas e culturais, sugerindo que sejam vistos e compreendidos como produtores de práticas sociais que, por meio da arte, da comunicação, da reinvenção da moradia, do trabalho e até mesmo do uso de drogas, afirmam suas vidas e lutam pelo reconhecimento de sua humanidade. |
id |
UFG-3_6148352e19ff3f27a0355f639f8d82af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/40776 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVASEducação PopularDança de RuaPopulação de RuaUsuários de CrackO artigo objetiva tecer reflexões em torno da dimensão educativa da rua vivenciada por três grupos sociais marginalizados que significam esse mundo a partir de incansáveis movimentos de busca por serem mais. Visando ressaltar a possibilidade e necessidade de pesquisar com esses grupos e não sobre eles, o autor e as autoras do texto posicionam-se como educadores populares e pesquisadores que primam pelo desenvolvimento da ciência no campo da educação com compromisso social. Dessa maneira, questionam o preconceito e a indiferença voltada aos grupos populares que usam a rua como espaço de moradia, vivências afetivas e culturais, sugerindo que sejam vistos e compreendidos como produtores de práticas sociais que, por meio da arte, da comunicação, da reinvenção da moradia, do trabalho e até mesmo do uso de drogas, afirmam suas vidas e lutam pelo reconhecimento de sua humanidade. Faculdade de Educação (UFG)2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4077610.5216/ia.v41i2.40776Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 323-336Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 323-336Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 323-3361981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40776/21431Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Sara Ferreira deJunior, Djalma RibeiroSouza, Rosângela Pereira2016-12-20T12:44:47Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/40776Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:42.189848Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS |
title |
A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS |
spellingShingle |
A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS Almeida, Sara Ferreira de Educação Popular Dança de Rua População de Rua Usuários de Crack |
title_short |
A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS |
title_full |
A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS |
title_fullStr |
A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS |
title_full_unstemmed |
A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS |
title_sort |
A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS |
author |
Almeida, Sara Ferreira de |
author_facet |
Almeida, Sara Ferreira de Junior, Djalma Ribeiro Souza, Rosângela Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Djalma Ribeiro Souza, Rosângela Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Sara Ferreira de Junior, Djalma Ribeiro Souza, Rosângela Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Popular Dança de Rua População de Rua Usuários de Crack |
topic |
Educação Popular Dança de Rua População de Rua Usuários de Crack |
description |
O artigo objetiva tecer reflexões em torno da dimensão educativa da rua vivenciada por três grupos sociais marginalizados que significam esse mundo a partir de incansáveis movimentos de busca por serem mais. Visando ressaltar a possibilidade e necessidade de pesquisar com esses grupos e não sobre eles, o autor e as autoras do texto posicionam-se como educadores populares e pesquisadores que primam pelo desenvolvimento da ciência no campo da educação com compromisso social. Dessa maneira, questionam o preconceito e a indiferença voltada aos grupos populares que usam a rua como espaço de moradia, vivências afetivas e culturais, sugerindo que sejam vistos e compreendidos como produtores de práticas sociais que, por meio da arte, da comunicação, da reinvenção da moradia, do trabalho e até mesmo do uso de drogas, afirmam suas vidas e lutam pelo reconhecimento de sua humanidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40776 10.5216/ia.v41i2.40776 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40776 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v41i2.40776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40776/21431 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 323-336 Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 323-336 Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 323-336 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762735878144 |