A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sara Ferreira de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Junior, Djalma Ribeiro, Souza, Rosângela Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40776
Resumo: O artigo objetiva tecer reflexões em torno da dimensão educativa da rua vivenciada por três grupos sociais marginalizados que significam esse mundo a partir de incansáveis movimentos de busca por serem mais. Visando ressaltar a possibilidade e necessidade de pesquisar com esses grupos e não sobre eles, o autor e as autoras do texto posicionam-se como educadores populares e pesquisadores que primam pelo desenvolvimento da ciência no campo da educação com compromisso social. Dessa maneira, questionam o preconceito e a indiferença voltada aos grupos populares que usam a rua como espaço de moradia, vivências afetivas e culturais, sugerindo que sejam vistos e compreendidos como produtores de práticas sociais que, por meio da arte, da comunicação, da reinvenção da moradia, do trabalho e até mesmo do uso de drogas, afirmam suas vidas e lutam pelo reconhecimento de sua humanidade. 
id UFG-3_6148352e19ff3f27a0355f639f8d82af
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/40776
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVASEducação PopularDança de RuaPopulação de RuaUsuários de CrackO artigo objetiva tecer reflexões em torno da dimensão educativa da rua vivenciada por três grupos sociais marginalizados que significam esse mundo a partir de incansáveis movimentos de busca por serem mais. Visando ressaltar a possibilidade e necessidade de pesquisar com esses grupos e não sobre eles, o autor e as autoras do texto posicionam-se como educadores populares e pesquisadores que primam pelo desenvolvimento da ciência no campo da educação com compromisso social. Dessa maneira, questionam o preconceito e a indiferença voltada aos grupos populares que usam a rua como espaço de moradia, vivências afetivas e culturais, sugerindo que sejam vistos e compreendidos como produtores de práticas sociais que, por meio da arte, da comunicação, da reinvenção da moradia, do trabalho e até mesmo do uso de drogas, afirmam suas vidas e lutam pelo reconhecimento de sua humanidade. Faculdade de Educação (UFG)2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4077610.5216/ia.v41i2.40776Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 323-336Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 323-336Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 323-3361981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40776/21431Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Sara Ferreira deJunior, Djalma RibeiroSouza, Rosângela Pereira2016-12-20T12:44:47Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/40776Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:42.189848Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS
title A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS
spellingShingle A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS
Almeida, Sara Ferreira de
Educação Popular
Dança de Rua
População de Rua
Usuários de Crack
title_short A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS
title_full A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS
title_fullStr A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS
title_full_unstemmed A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS
title_sort A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS
author Almeida, Sara Ferreira de
author_facet Almeida, Sara Ferreira de
Junior, Djalma Ribeiro
Souza, Rosângela Pereira
author_role author
author2 Junior, Djalma Ribeiro
Souza, Rosângela Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sara Ferreira de
Junior, Djalma Ribeiro
Souza, Rosângela Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Popular
Dança de Rua
População de Rua
Usuários de Crack
topic Educação Popular
Dança de Rua
População de Rua
Usuários de Crack
description O artigo objetiva tecer reflexões em torno da dimensão educativa da rua vivenciada por três grupos sociais marginalizados que significam esse mundo a partir de incansáveis movimentos de busca por serem mais. Visando ressaltar a possibilidade e necessidade de pesquisar com esses grupos e não sobre eles, o autor e as autoras do texto posicionam-se como educadores populares e pesquisadores que primam pelo desenvolvimento da ciência no campo da educação com compromisso social. Dessa maneira, questionam o preconceito e a indiferença voltada aos grupos populares que usam a rua como espaço de moradia, vivências afetivas e culturais, sugerindo que sejam vistos e compreendidos como produtores de práticas sociais que, por meio da arte, da comunicação, da reinvenção da moradia, do trabalho e até mesmo do uso de drogas, afirmam suas vidas e lutam pelo reconhecimento de sua humanidade. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40776
10.5216/ia.v41i2.40776
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40776
identifier_str_mv 10.5216/ia.v41i2.40776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40776/21431
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 323-336
Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 323-336
Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 323-336
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762735878144