LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Otacílio Antunes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Petrova, Yekaterina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41502
Resumo: A intenção desse trabalho foi aplicar a pedagogia explícita lúdica em um contexto florestal a buscar a consolidação do conhecimento sobre o estudo da normalidade e a teia interdisciplinar que o conteúdo requer para sua compreensão. O jogo pré-determinado se baseou na amostragem de dados biométricos florestais por grupos de alunos do ensino médio, em que o primeiro grupo que atingissem a distribuição normal (D´Agostino K2) no conjunto de dados coletados, ganhava a rodada. Alunos da licenciatura foram os supervisores e condutores dos grupos. Após o planejamento, a interação lúdica e as avaliações, a vertente pedagógica utilizada mostrou ser um caminho para o engajamento motivacional e para a consolidação do conhecimento na teia interdisciplinar e transdisciplinar.
id UFG-3_661515cc24e49ca3ec2c91813029ecc7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41502
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTALPedagogia Explícita. Jogo-Problema. Alfabetização Científica. Didática da Matemática.A intenção desse trabalho foi aplicar a pedagogia explícita lúdica em um contexto florestal a buscar a consolidação do conhecimento sobre o estudo da normalidade e a teia interdisciplinar que o conteúdo requer para sua compreensão. O jogo pré-determinado se baseou na amostragem de dados biométricos florestais por grupos de alunos do ensino médio, em que o primeiro grupo que atingissem a distribuição normal (D´Agostino K2) no conjunto de dados coletados, ganhava a rodada. Alunos da licenciatura foram os supervisores e condutores dos grupos. Após o planejamento, a interação lúdica e as avaliações, a vertente pedagógica utilizada mostrou ser um caminho para o engajamento motivacional e para a consolidação do conhecimento na teia interdisciplinar e transdisciplinar.Faculdade de Educação (UFG)2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4150210.5216/ia.v41i3.41502Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 525-544Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 525-544Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 525-5441981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41502/22064Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Otacílio AntunesPetrova, Yekaterina2016-12-20T08:59:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41502Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:42.756302Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL
title LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL
spellingShingle LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL
Santana, Otacílio Antunes
Pedagogia Explícita. Jogo-Problema. Alfabetização Científica. Didática da Matemática.
title_short LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL
title_full LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL
title_fullStr LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL
title_full_unstemmed LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL
title_sort LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL
author Santana, Otacílio Antunes
author_facet Santana, Otacílio Antunes
Petrova, Yekaterina
author_role author
author2 Petrova, Yekaterina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Otacílio Antunes
Petrova, Yekaterina
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Explícita. Jogo-Problema. Alfabetização Científica. Didática da Matemática.
topic Pedagogia Explícita. Jogo-Problema. Alfabetização Científica. Didática da Matemática.
description A intenção desse trabalho foi aplicar a pedagogia explícita lúdica em um contexto florestal a buscar a consolidação do conhecimento sobre o estudo da normalidade e a teia interdisciplinar que o conteúdo requer para sua compreensão. O jogo pré-determinado se baseou na amostragem de dados biométricos florestais por grupos de alunos do ensino médio, em que o primeiro grupo que atingissem a distribuição normal (D´Agostino K2) no conjunto de dados coletados, ganhava a rodada. Alunos da licenciatura foram os supervisores e condutores dos grupos. Após o planejamento, a interação lúdica e as avaliações, a vertente pedagógica utilizada mostrou ser um caminho para o engajamento motivacional e para a consolidação do conhecimento na teia interdisciplinar e transdisciplinar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41502
10.5216/ia.v41i3.41502
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41502
identifier_str_mv 10.5216/ia.v41i3.41502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41502/22064
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 525-544
Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 525-544
Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 525-544
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763010605056