LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41502 |
Resumo: | A intenção desse trabalho foi aplicar a pedagogia explícita lúdica em um contexto florestal a buscar a consolidação do conhecimento sobre o estudo da normalidade e a teia interdisciplinar que o conteúdo requer para sua compreensão. O jogo pré-determinado se baseou na amostragem de dados biométricos florestais por grupos de alunos do ensino médio, em que o primeiro grupo que atingissem a distribuição normal (D´Agostino K2) no conjunto de dados coletados, ganhava a rodada. Alunos da licenciatura foram os supervisores e condutores dos grupos. Após o planejamento, a interação lúdica e as avaliações, a vertente pedagógica utilizada mostrou ser um caminho para o engajamento motivacional e para a consolidação do conhecimento na teia interdisciplinar e transdisciplinar. |
id |
UFG-3_661515cc24e49ca3ec2c91813029ecc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41502 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTALPedagogia Explícita. Jogo-Problema. Alfabetização Científica. Didática da Matemática.A intenção desse trabalho foi aplicar a pedagogia explícita lúdica em um contexto florestal a buscar a consolidação do conhecimento sobre o estudo da normalidade e a teia interdisciplinar que o conteúdo requer para sua compreensão. O jogo pré-determinado se baseou na amostragem de dados biométricos florestais por grupos de alunos do ensino médio, em que o primeiro grupo que atingissem a distribuição normal (D´Agostino K2) no conjunto de dados coletados, ganhava a rodada. Alunos da licenciatura foram os supervisores e condutores dos grupos. Após o planejamento, a interação lúdica e as avaliações, a vertente pedagógica utilizada mostrou ser um caminho para o engajamento motivacional e para a consolidação do conhecimento na teia interdisciplinar e transdisciplinar.Faculdade de Educação (UFG)2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4150210.5216/ia.v41i3.41502Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 525-544Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 525-544Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 525-5441981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41502/22064Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Otacílio AntunesPetrova, Yekaterina2016-12-20T08:59:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41502Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:42.756302Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL |
title |
LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL |
spellingShingle |
LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL Santana, Otacílio Antunes Pedagogia Explícita. Jogo-Problema. Alfabetização Científica. Didática da Matemática. |
title_short |
LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL |
title_full |
LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL |
title_fullStr |
LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL |
title_full_unstemmed |
LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL |
title_sort |
LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL |
author |
Santana, Otacílio Antunes |
author_facet |
Santana, Otacílio Antunes Petrova, Yekaterina |
author_role |
author |
author2 |
Petrova, Yekaterina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Otacílio Antunes Petrova, Yekaterina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Explícita. Jogo-Problema. Alfabetização Científica. Didática da Matemática. |
topic |
Pedagogia Explícita. Jogo-Problema. Alfabetização Científica. Didática da Matemática. |
description |
A intenção desse trabalho foi aplicar a pedagogia explícita lúdica em um contexto florestal a buscar a consolidação do conhecimento sobre o estudo da normalidade e a teia interdisciplinar que o conteúdo requer para sua compreensão. O jogo pré-determinado se baseou na amostragem de dados biométricos florestais por grupos de alunos do ensino médio, em que o primeiro grupo que atingissem a distribuição normal (D´Agostino K2) no conjunto de dados coletados, ganhava a rodada. Alunos da licenciatura foram os supervisores e condutores dos grupos. Após o planejamento, a interação lúdica e as avaliações, a vertente pedagógica utilizada mostrou ser um caminho para o engajamento motivacional e para a consolidação do conhecimento na teia interdisciplinar e transdisciplinar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41502 10.5216/ia.v41i3.41502 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41502 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v41i3.41502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41502/22064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 525-544 Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 525-544 Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 525-544 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763010605056 |