Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39641 |
Resumo: | O trabalho apresenta os resultados de uma atividade de pesquisa referente ao lúdico na aprendizagem de crianças de um segundo ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo mostrar a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo dos educandos da turma de primeiro ano do ensino fundamental de nove anos de uma escola localizada no município de Gravataí. Os suportes teóricos estão situados no campo da psicologia, utilizando teorias de autores como Jean Piaget e Vygotski e seus interlocutores. A metodologia utilizada é o estudo de caso e entrevistas. Apresento a construção da aprendizagem feita por dois alunos, destacando os aspectos positivos do lúdico no desenvolvimento cognitivo dos mesmos. A investigação realizada apontou como resultado de pesquisa o lúdico como fundamental na ação pedagógica e na construção da aprendizagem das crianças, reiterando, assim, o que dizem outras pesquisas já existentes do campo da educação. |
id |
UFRGS-2_6a60a56b80bac19bfa604b12d3250472 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39641 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schreiber, Zélia Tresoldi MeregalliCorte Real, Luciane Magalhães2012-04-26T01:22:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/39641000825046O trabalho apresenta os resultados de uma atividade de pesquisa referente ao lúdico na aprendizagem de crianças de um segundo ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo mostrar a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo dos educandos da turma de primeiro ano do ensino fundamental de nove anos de uma escola localizada no município de Gravataí. Os suportes teóricos estão situados no campo da psicologia, utilizando teorias de autores como Jean Piaget e Vygotski e seus interlocutores. A metodologia utilizada é o estudo de caso e entrevistas. Apresento a construção da aprendizagem feita por dois alunos, destacando os aspectos positivos do lúdico no desenvolvimento cognitivo dos mesmos. A investigação realizada apontou como resultado de pesquisa o lúdico como fundamental na ação pedagógica e na construção da aprendizagem das crianças, reiterando, assim, o que dizem outras pesquisas já existentes do campo da educação.application/pdfporEnsino fundamentalJogos pedagógicosAlfabetizaçãoLudicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoGravataí, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000825046.pdf.txt000825046.pdf.txtExtracted Texttext/plain43007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39641/2/000825046.pdf.txt2fb4a41962dd7a19a3e02530150656b1MD52ORIGINAL000825046.pdf000825046.pdfTexto completoapplication/pdf187993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39641/1/000825046.pdf726b7eb56f9ce4e387f8dd8fe27aed7eMD51THUMBNAIL000825046.pdf.jpg000825046.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39641/3/000825046.pdf.jpgdddc86cc9af4275be92f17a81aa157adMD5310183/396412018-10-10 08:17:30.574oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39641Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil |
title |
Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil |
spellingShingle |
Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil Schreiber, Zélia Tresoldi Meregalli Ensino fundamental Jogos pedagógicos Alfabetização |
title_short |
Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil |
title_full |
Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil |
title_fullStr |
Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil |
title_full_unstemmed |
Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil |
title_sort |
Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil |
author |
Schreiber, Zélia Tresoldi Meregalli |
author_facet |
Schreiber, Zélia Tresoldi Meregalli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schreiber, Zélia Tresoldi Meregalli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
contributor_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Jogos pedagógicos Alfabetização |
topic |
Ensino fundamental Jogos pedagógicos Alfabetização |
description |
O trabalho apresenta os resultados de uma atividade de pesquisa referente ao lúdico na aprendizagem de crianças de um segundo ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo mostrar a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo dos educandos da turma de primeiro ano do ensino fundamental de nove anos de uma escola localizada no município de Gravataí. Os suportes teóricos estão situados no campo da psicologia, utilizando teorias de autores como Jean Piaget e Vygotski e seus interlocutores. A metodologia utilizada é o estudo de caso e entrevistas. Apresento a construção da aprendizagem feita por dois alunos, destacando os aspectos positivos do lúdico no desenvolvimento cognitivo dos mesmos. A investigação realizada apontou como resultado de pesquisa o lúdico como fundamental na ação pedagógica e na construção da aprendizagem das crianças, reiterando, assim, o que dizem outras pesquisas já existentes do campo da educação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-26T01:22:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39641 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000825046 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39641 |
identifier_str_mv |
000825046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39641/2/000825046.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39641/1/000825046.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39641/3/000825046.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2fb4a41962dd7a19a3e02530150656b1 726b7eb56f9ce4e387f8dd8fe27aed7e dddc86cc9af4275be92f17a81aa157ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447084649676800 |