Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schreiber, Zélia Tresoldi Meregalli
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39641
Resumo: O trabalho apresenta os resultados de uma atividade de pesquisa referente ao lúdico na aprendizagem de crianças de um segundo ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo mostrar a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo dos educandos da turma de primeiro ano do ensino fundamental de nove anos de uma escola localizada no município de Gravataí. Os suportes teóricos estão situados no campo da psicologia, utilizando teorias de autores como Jean Piaget e Vygotski e seus interlocutores. A metodologia utilizada é o estudo de caso e entrevistas. Apresento a construção da aprendizagem feita por dois alunos, destacando os aspectos positivos do lúdico no desenvolvimento cognitivo dos mesmos. A investigação realizada apontou como resultado de pesquisa o lúdico como fundamental na ação pedagógica e na construção da aprendizagem das crianças, reiterando, assim, o que dizem outras pesquisas já existentes do campo da educação.
id UFRGS-2_6a60a56b80bac19bfa604b12d3250472
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39641
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schreiber, Zélia Tresoldi MeregalliCorte Real, Luciane Magalhães2012-04-26T01:22:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/39641000825046O trabalho apresenta os resultados de uma atividade de pesquisa referente ao lúdico na aprendizagem de crianças de um segundo ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo mostrar a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo dos educandos da turma de primeiro ano do ensino fundamental de nove anos de uma escola localizada no município de Gravataí. Os suportes teóricos estão situados no campo da psicologia, utilizando teorias de autores como Jean Piaget e Vygotski e seus interlocutores. A metodologia utilizada é o estudo de caso e entrevistas. Apresento a construção da aprendizagem feita por dois alunos, destacando os aspectos positivos do lúdico no desenvolvimento cognitivo dos mesmos. A investigação realizada apontou como resultado de pesquisa o lúdico como fundamental na ação pedagógica e na construção da aprendizagem das crianças, reiterando, assim, o que dizem outras pesquisas já existentes do campo da educação.application/pdfporEnsino fundamentalJogos pedagógicosAlfabetizaçãoLudicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoGravataí, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000825046.pdf.txt000825046.pdf.txtExtracted Texttext/plain43007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39641/2/000825046.pdf.txt2fb4a41962dd7a19a3e02530150656b1MD52ORIGINAL000825046.pdf000825046.pdfTexto completoapplication/pdf187993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39641/1/000825046.pdf726b7eb56f9ce4e387f8dd8fe27aed7eMD51THUMBNAIL000825046.pdf.jpg000825046.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39641/3/000825046.pdf.jpgdddc86cc9af4275be92f17a81aa157adMD5310183/396412018-10-10 08:17:30.574oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39641Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil
title Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil
spellingShingle Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil
Schreiber, Zélia Tresoldi Meregalli
Ensino fundamental
Jogos pedagógicos
Alfabetização
title_short Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil
title_full Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil
title_fullStr Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil
title_full_unstemmed Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil
title_sort Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil
author Schreiber, Zélia Tresoldi Meregalli
author_facet Schreiber, Zélia Tresoldi Meregalli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schreiber, Zélia Tresoldi Meregalli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
contributor_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Jogos pedagógicos
Alfabetização
topic Ensino fundamental
Jogos pedagógicos
Alfabetização
description O trabalho apresenta os resultados de uma atividade de pesquisa referente ao lúdico na aprendizagem de crianças de um segundo ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo mostrar a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo dos educandos da turma de primeiro ano do ensino fundamental de nove anos de uma escola localizada no município de Gravataí. Os suportes teóricos estão situados no campo da psicologia, utilizando teorias de autores como Jean Piaget e Vygotski e seus interlocutores. A metodologia utilizada é o estudo de caso e entrevistas. Apresento a construção da aprendizagem feita por dois alunos, destacando os aspectos positivos do lúdico no desenvolvimento cognitivo dos mesmos. A investigação realizada apontou como resultado de pesquisa o lúdico como fundamental na ação pedagógica e na construção da aprendizagem das crianças, reiterando, assim, o que dizem outras pesquisas já existentes do campo da educação.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-26T01:22:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39641
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000825046
url http://hdl.handle.net/10183/39641
identifier_str_mv 000825046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39641/2/000825046.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39641/1/000825046.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39641/3/000825046.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2fb4a41962dd7a19a3e02530150656b1
726b7eb56f9ce4e387f8dd8fe27aed7e
dddc86cc9af4275be92f17a81aa157ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224427742953472