PONTOS NODAIS PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20902 |
Resumo: | RESUMO Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou como Instituições de Ensino Superior têm elaborado os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP's) de seus Cursos de Pedagogia a partir das proposições das DCNP/2006. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a análise documental, das DCNP/2006 e dos PPP’s. A análise partiu de duas hipóteses iniciais, a saber: nas atuais propostas de formação há uma tendência de desintelectualização e as normatizações oficiais podem assumir uma expressão diferente da proposta por seus legisladores, amparada nos conceitos de “recontextualização” de Basil Bernstein e de “práticas gazeteiras” de Michel de Certeau. Fez-se necessário um resgate teórico das análises realizadas por diversos autores a respeito das influências inseridas no Curso de Pedagogia pelo contexto de reformas educativas desenvolvidas na década de 1990. |
id |
UFG-3_67741ccb00319e2934c6768d04092d2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/20902 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PONTOS NODAIS PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGOCurso de PedagogiaDCNP/2006Recontextualização e Reformas Educativas. RESUMO Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou como Instituições de Ensino Superior têm elaborado os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP's) de seus Cursos de Pedagogia a partir das proposições das DCNP/2006. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a análise documental, das DCNP/2006 e dos PPP’s. A análise partiu de duas hipóteses iniciais, a saber: nas atuais propostas de formação há uma tendência de desintelectualização e as normatizações oficiais podem assumir uma expressão diferente da proposta por seus legisladores, amparada nos conceitos de “recontextualização” de Basil Bernstein e de “práticas gazeteiras” de Michel de Certeau. Fez-se necessário um resgate teórico das análises realizadas por diversos autores a respeito das influências inseridas no Curso de Pedagogia pelo contexto de reformas educativas desenvolvidas na década de 1990.Faculdade de Educação (UFG)2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2090210.5216/ia.v39i2.20902Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 431-449Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 431-449Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 431-4491981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20902/16913Costa, Leticia Jensen de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-30T23:40:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/20902Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:33.191254Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PONTOS NODAIS PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO |
title |
PONTOS NODAIS PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO |
spellingShingle |
PONTOS NODAIS PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO Costa, Leticia Jensen de Oliveira Curso de Pedagogia DCNP/2006 Recontextualização e Reformas Educativas. |
title_short |
PONTOS NODAIS PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO |
title_full |
PONTOS NODAIS PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO |
title_fullStr |
PONTOS NODAIS PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO |
title_full_unstemmed |
PONTOS NODAIS PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO |
title_sort |
PONTOS NODAIS PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO |
author |
Costa, Leticia Jensen de Oliveira |
author_facet |
Costa, Leticia Jensen de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Leticia Jensen de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de Pedagogia DCNP/2006 Recontextualização e Reformas Educativas. |
topic |
Curso de Pedagogia DCNP/2006 Recontextualização e Reformas Educativas. |
description |
RESUMO Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou como Instituições de Ensino Superior têm elaborado os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP's) de seus Cursos de Pedagogia a partir das proposições das DCNP/2006. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a análise documental, das DCNP/2006 e dos PPP’s. A análise partiu de duas hipóteses iniciais, a saber: nas atuais propostas de formação há uma tendência de desintelectualização e as normatizações oficiais podem assumir uma expressão diferente da proposta por seus legisladores, amparada nos conceitos de “recontextualização” de Basil Bernstein e de “práticas gazeteiras” de Michel de Certeau. Fez-se necessário um resgate teórico das análises realizadas por diversos autores a respeito das influências inseridas no Curso de Pedagogia pelo contexto de reformas educativas desenvolvidas na década de 1990. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20902 10.5216/ia.v39i2.20902 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20902 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v39i2.20902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20902/16913 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 431-449 Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 431-449 Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 431-449 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762300719104 |