OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: A PREPARAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO PRECÁRIO
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26135 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar de que forma a categoria trabalho é abordada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), afinal, esta categoria é considerada o eixo principal para a formulação da reforma curricular deste nível de ensino. Neste documento, há dois eixos centrais, o trabalho e a cidadania, porém, a cidadania é agregada e subordinada às novas exigências do mundo de trabalho, que de acordo com o documento, foi constituído após a década de 1970. Segundo os autores dos PCN do ensino médio, a sociedade contemporânea sofreu duas grandes transformações nos anos 70: a revolução tecnológica e do conhecimento, as quais deram origem às novas exigências do processo produtivo, do mercado de trabalho e das relações sociais. A partir destas justificativas do MEC para a reforma do ensino médio brasileiro, nosso objetivo neste artigo é verificar de que forma a categoria trabalho é conceituada no documento, como a organização curricular do ensino médio se adaptou às novas tendências e quais são essas novas exigências do mundo do trabalho que o documento pretende se adaptar. Para essa análise, utilizamos as categorias: trabalho, trabalho estranhado e a precarização do trabalho. |
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OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: A PREPARAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO PRECÁRIOParâmetros Curriculares Nacionais do Ensino MédioTrabalho. CidadaniaReestruturação ProdutivaPrecarização do TrabalhoO objetivo deste artigo é apresentar de que forma a categoria trabalho é abordada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), afinal, esta categoria é considerada o eixo principal para a formulação da reforma curricular deste nível de ensino. Neste documento, há dois eixos centrais, o trabalho e a cidadania, porém, a cidadania é agregada e subordinada às novas exigências do mundo de trabalho, que de acordo com o documento, foi constituído após a década de 1970. Segundo os autores dos PCN do ensino médio, a sociedade contemporânea sofreu duas grandes transformações nos anos 70: a revolução tecnológica e do conhecimento, as quais deram origem às novas exigências do processo produtivo, do mercado de trabalho e das relações sociais. A partir destas justificativas do MEC para a reforma do ensino médio brasileiro, nosso objetivo neste artigo é verificar de que forma a categoria trabalho é conceituada no documento, como a organização curricular do ensino médio se adaptou às novas tendências e quais são essas novas exigências do mundo do trabalho que o documento pretende se adaptar. Para essa análise, utilizamos as categorias: trabalho, trabalho estranhado e a precarização do trabalho.Faculdade de Educação (UFG)2013-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2613510.5216/ia.v38i2.26135Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 2 (2013): Educação superior e globalização do conhecimento; 469-488Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 2 (2013): Educação superior e globalização do conhecimento; 469-488Revista Inter-Ação; v. 38 n. 2 (2013): Educação superior e globalização do conhecimento; 469-4881981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26135/15066Piovezan, Patrícia ReginaVieitez, Candido Giraldezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-21T15:03:18Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/26135Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:34.656820Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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