OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: A PREPARAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO PRECÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piovezan, Patrícia Regina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vieitez, Candido Giraldez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26135
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar de que forma a categoria trabalho é abordada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), afinal, esta categoria é considerada o eixo principal para a formulação da reforma curricular deste nível de ensino. Neste documento, há dois eixos centrais, o trabalho e a cidadania, porém, a cidadania é agregada e subordinada às novas exigências do mundo de trabalho, que de acordo com o documento, foi constituído após a década de 1970. Segundo os autores dos PCN do ensino médio, a sociedade contemporânea sofreu duas grandes transformações nos anos 70: a revolução tecnológica e do conhecimento, as quais deram origem às novas exigências do processo produtivo, do mercado de trabalho e das relações sociais. A partir destas justificativas do MEC para a reforma do ensino médio brasileiro, nosso objetivo neste artigo é verificar de que forma a categoria trabalho é conceituada no documento, como a organização curricular do ensino médio se adaptou às novas tendências e quais são essas novas exigências do mundo do trabalho que o documento pretende se adaptar. Para essa análise, utilizamos as categorias: trabalho, trabalho estranhado e a precarização do trabalho.
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