PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neta, Maria da Anunciação Pinheiro Barros
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tomaz da Silva, Josiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32722
Resumo: RESUMO: Este artigo descreve, compreende e interpreta as percepções dos adolescentes em conflito com a lei sobre suas vivências no Centro Socioeducativo de Cuiabá. A pesquisa é qualitativa de cunho dialético fenomenológico e se fundamenta principalmente no pensamento de Foucault, Paulo Freire, Graciani, e Volpi. As informações colhidas, mediante observação direta e entrevistas, mostram que a   organização dessa instituição fomenta violência no seu interior e, ao invés de contribuir para ressocializar, potencializa o contínuo conflito com a lei. O desafio passa pelo Estado no sentido de realizar reformas sociais que propicie uma justa distribuição de renda e nessa medida, possibilite ao adolescente superar a condição de vulnerabilidade, de exclusão social e educacional.    
id UFG-3_6d83acc7d093cacc4d122017cac5377f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/32722
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁPalavras-chavepercepções-adolescentes em conflito com a lei-vivências-Centro Socioeducativo.RESUMO: Este artigo descreve, compreende e interpreta as percepções dos adolescentes em conflito com a lei sobre suas vivências no Centro Socioeducativo de Cuiabá. A pesquisa é qualitativa de cunho dialético fenomenológico e se fundamenta principalmente no pensamento de Foucault, Paulo Freire, Graciani, e Volpi. As informações colhidas, mediante observação direta e entrevistas, mostram que a   organização dessa instituição fomenta violência no seu interior e, ao invés de contribuir para ressocializar, potencializa o contínuo conflito com a lei. O desafio passa pelo Estado no sentido de realizar reformas sociais que propicie uma justa distribuição de renda e nessa medida, possibilite ao adolescente superar a condição de vulnerabilidade, de exclusão social e educacional.    Faculdade de Educação (UFG)2015-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3272210.5216/ia.v40i2.32722Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 269-288Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 269-288Revista Inter-Ação; v. 40 n. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 269-2881981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32722/18918Neta, Maria da Anunciação Pinheiro BarrosTomaz da Silva, Josianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-22T01:53:21Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/32722Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:39.269061Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ
title PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ
spellingShingle PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ
Neta, Maria da Anunciação Pinheiro Barros
Palavras-chave
percepções-adolescentes em conflito com a lei-vivências-Centro Socioeducativo.
title_short PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ
title_full PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ
title_fullStr PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ
title_sort PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ
author Neta, Maria da Anunciação Pinheiro Barros
author_facet Neta, Maria da Anunciação Pinheiro Barros
Tomaz da Silva, Josiane
author_role author
author2 Tomaz da Silva, Josiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neta, Maria da Anunciação Pinheiro Barros
Tomaz da Silva, Josiane
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
percepções-adolescentes em conflito com a lei-vivências-Centro Socioeducativo.
topic Palavras-chave
percepções-adolescentes em conflito com a lei-vivências-Centro Socioeducativo.
description RESUMO: Este artigo descreve, compreende e interpreta as percepções dos adolescentes em conflito com a lei sobre suas vivências no Centro Socioeducativo de Cuiabá. A pesquisa é qualitativa de cunho dialético fenomenológico e se fundamenta principalmente no pensamento de Foucault, Paulo Freire, Graciani, e Volpi. As informações colhidas, mediante observação direta e entrevistas, mostram que a   organização dessa instituição fomenta violência no seu interior e, ao invés de contribuir para ressocializar, potencializa o contínuo conflito com a lei. O desafio passa pelo Estado no sentido de realizar reformas sociais que propicie uma justa distribuição de renda e nessa medida, possibilite ao adolescente superar a condição de vulnerabilidade, de exclusão social e educacional.    
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32722
10.5216/ia.v40i2.32722
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32722
identifier_str_mv 10.5216/ia.v40i2.32722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32722/18918
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 269-288
Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 269-288
Revista Inter-Ação; v. 40 n. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 269-288
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762670866432