AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: TENSÕES, MUDANÇAS E PERSPECTIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Lúcia Maria de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Aline Fagner Carvalho, Lopes, Pedro Isaac Ximenes, Gomes, Daniela Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62178
Resumo: This study aims to problematize public policies for evaluation, regulation, and supervision of Brazilian Higher Education, by relating them to Goals 12, 13 and 14 of the PNE related to the National Higher Education Evaluation System (Sinaes), Law no. 10,861 from 2004. It is a theoretical and documentary study, based on Dourado (2017 and 2018); Barreyro and Rothen (2006 and 2011); Dias Sobrinho (2010); Amaral (2016 and 2019) and others, in addition to normative texts about Sinaes. The study revealed that the evaluation of Higher Education has been going through processes of flexibility and (de)regulation based on changes that intensify the (de)formation of Sinaes, and marked by tensions, disputes, and clashes since the PNE Law 13,005 of 2014.
id UFG-3_7170780b22282d2d3ba75255e501e23d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/62178
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: TENSÕES, MUDANÇAS E PERSPECTIVASThis study aims to problematize public policies for evaluation, regulation, and supervision of Brazilian Higher Education, by relating them to Goals 12, 13 and 14 of the PNE related to the National Higher Education Evaluation System (Sinaes), Law no. 10,861 from 2004. It is a theoretical and documentary study, based on Dourado (2017 and 2018); Barreyro and Rothen (2006 and 2011); Dias Sobrinho (2010); Amaral (2016 and 2019) and others, in addition to normative texts about Sinaes. The study revealed that the evaluation of Higher Education has been going through processes of flexibility and (de)regulation based on changes that intensify the (de)formation of Sinaes, and marked by tensions, disputes, and clashes since the PNE Law 13,005 of 2014.El objetivo de este estudio es problematizar las políticas públicas de evaluación, regulación y supervisión de la Educación Superior brasileña, relacionándolas con los Objetivos 12, 13 y 14 del PNE relacionados con el Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (Sinaes), Ley n. 10.861 de 2004. Es un estudio teórico y documental, basado en Dourado (2017 y 2018); Barreyro y Rothen (2006 y 2011); Dias Sobrinho (2010); Amaral (2016 y 2019) y otros, además de textos normativos sobre el Sinaes. El estudio reveló que la evaluación de la Educación Superior ha pasado por procesos de flexibilidad y (des)regulación basados en cambios que intensifican la (de)formación de Sinaes, marcados por tensiones, disputas y enfrentamientos desde la Ley 13.005 de 2014 del PNE.O objetivo deste estudo é problematizar as políticas públicas para avaliação, regulação e supervisão da Educação Superior brasileira, ao relacioná-las às Metas 12, 13 e 14 do PNE relativas ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), Lei n. 10.861 de 2004. É um estudo teórico e documental, ancorado em Dourado (2017 e 2018); Barreyro e Rothen (2006 e 2011); Dias Sobrinho (2010); Amaral (2016 e 2019) e outros, além de textos normativos sobre o Sinaes. O estudo revelou que a avaliação da Educação superior vem passando por processos de flexibilização e (des)regulamentação a partir de mudanças que intensificam a (de)formação do Sinaes, marcadas por tensões, disputas e embates desde a Lei 13.005 de 2014 do PNE.Faculdade de Educação (UFG)2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6217810.5216/ia.v45i3.62178Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 746-762Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 746-762Revista Inter-Ação; v. 45 n. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 746-7621981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62178/35885Copyright (c) 2020 Lúcia Maria de Assis, Aline Fagner Carvalho Costa, Pedro Isaac Ximenes Lopes, Daniela Fernandes Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Lúcia Maria deCosta, Aline Fagner CarvalhoLopes, Pedro Isaac XimenesGomes, Daniela Fernandes2020-12-14T13:51:41Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/62178Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:56.640233Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: TENSÕES, MUDANÇAS E PERSPECTIVAS
title AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: TENSÕES, MUDANÇAS E PERSPECTIVAS
spellingShingle AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: TENSÕES, MUDANÇAS E PERSPECTIVAS
Assis, Lúcia Maria de
title_short AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: TENSÕES, MUDANÇAS E PERSPECTIVAS
title_full AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: TENSÕES, MUDANÇAS E PERSPECTIVAS
title_fullStr AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: TENSÕES, MUDANÇAS E PERSPECTIVAS
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: TENSÕES, MUDANÇAS E PERSPECTIVAS
title_sort AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: TENSÕES, MUDANÇAS E PERSPECTIVAS
author Assis, Lúcia Maria de
author_facet Assis, Lúcia Maria de
Costa, Aline Fagner Carvalho
Lopes, Pedro Isaac Ximenes
Gomes, Daniela Fernandes
author_role author
author2 Costa, Aline Fagner Carvalho
Lopes, Pedro Isaac Ximenes
Gomes, Daniela Fernandes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Lúcia Maria de
Costa, Aline Fagner Carvalho
Lopes, Pedro Isaac Ximenes
Gomes, Daniela Fernandes
description This study aims to problematize public policies for evaluation, regulation, and supervision of Brazilian Higher Education, by relating them to Goals 12, 13 and 14 of the PNE related to the National Higher Education Evaluation System (Sinaes), Law no. 10,861 from 2004. It is a theoretical and documentary study, based on Dourado (2017 and 2018); Barreyro and Rothen (2006 and 2011); Dias Sobrinho (2010); Amaral (2016 and 2019) and others, in addition to normative texts about Sinaes. The study revealed that the evaluation of Higher Education has been going through processes of flexibility and (de)regulation based on changes that intensify the (de)formation of Sinaes, and marked by tensions, disputes, and clashes since the PNE Law 13,005 of 2014.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62178
10.5216/ia.v45i3.62178
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62178
identifier_str_mv 10.5216/ia.v45i3.62178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62178/35885
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 746-762
Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 746-762
Revista Inter-Ação; v. 45 n. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 746-762
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874764066521088