Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil : articulações e tensões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peroni, Vera Maria Vidal
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Flores, Maria Luiza Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131136
Resumo: O artigo aborda a democratização da educação, a partir do conteúdo do atual Plano Nacional de Educação (PNE), enfocando o histórico recente de elaboração destes Planos no Brasil. O estudo resgata o processo de tramitação do Projeto de Lei 8035/10 referente ao atual PNE até sua aprovação na Lei 13.005/14, evidenciando algumas contradições neste processo em relação aos objetivos e pressupostos da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010. É realizada uma comparação entre algumas propostas desta CONAE e o texto da nova Lei em relação aos temas gestão democrática e relação entre o público e o privado na oferta educacional. Por fim, são destacados alguns elementos acerca das possibilidades que este atual PNE traz para a efetivação do direito à educação no país, ressaltando que a nova Lei apresenta alguns avanços em vários temas, mas pode significar retrocessos quanto à democratização da educação, considerando-se as diferentes formas de privatização presentes na política educacional.
id UFRGS-2_a639259c9022fa73c8e66a0fd9dba3ae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131136
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Peroni, Vera Maria VidalFlores, Maria Luiza Rodrigues2015-12-15T02:38:18Z20140101-465Xhttp://hdl.handle.net/10183/131136000980503O artigo aborda a democratização da educação, a partir do conteúdo do atual Plano Nacional de Educação (PNE), enfocando o histórico recente de elaboração destes Planos no Brasil. O estudo resgata o processo de tramitação do Projeto de Lei 8035/10 referente ao atual PNE até sua aprovação na Lei 13.005/14, evidenciando algumas contradições neste processo em relação aos objetivos e pressupostos da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010. É realizada uma comparação entre algumas propostas desta CONAE e o texto da nova Lei em relação aos temas gestão democrática e relação entre o público e o privado na oferta educacional. Por fim, são destacados alguns elementos acerca das possibilidades que este atual PNE traz para a efetivação do direito à educação no país, ressaltando que a nova Lei apresenta alguns avanços em vários temas, mas pode significar retrocessos quanto à democratização da educação, considerando-se as diferentes formas de privatização presentes na política educacional.The article discusses the democratization of education from two interrelated themes: the National Education Plan (NEP) and the proposal for the creation of a National Education System (NES), focusing on the recent history of the development of these plans in Brazil, as well as the process of creation of the NES. The study analyzes the process of discussion of Law 8035/10, which concerns to the new NEP, highlighting some contradictions of this process as towards goals and assumptions of the National Education Conference 2010 – CONAE. A comparison is made between the proposals of the CONAE and the text of the new Law on issues of concerning democratic management of education and the relationship between public and private in the educational provision. Finally, some points for discussion were presented on the role of the possibilities that the new Law contributes to the realization of the right to education in the country, stressing that the new law presents some progress on several issues, but it can mean setbacks and the democratization of education, considering the different forms of privatization present in educational policies.El artículo aborda la democratización de la educación, a partir del contenido del actual Plan Nacional de Educación (PNE), enfocando el reciente histórico de elaboración de estos Planes en Brasil. El estudio rescata el proceso de tramitación del Proyecto de Ley 8035/10 relativo al actual PNE hasta su aprobación en la Ley 13.005/14, evidenciando algunas contradicciones en este proceso en relación a los objetivos y presupuestos de la Conferencia Nacional de Educación – CONAE 2010. Es realizada una comparación entre algunas propuestas de esta CONAE y el texto de la nueva Ley sobre los temas de gestión democrática y la relación entre lo público y privado en la oferta educacional. Por último, pone en relieve algunos elementos de las posibilidades que el nuevo PNE aporta en la realización del derecho a la educación del país, haciendo hincapié que esta Ley actual presenta algunos avances en varios temas, pero que puede significar retrocesos como en la democratización de la educación, considerando las diferentes formas de privatización presentes en las políticas educativa.application/pdfporEducação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 37, n. 2 (maio/jun. 2014), p. 180-189.Gestão democráticaPolítica educacionalEducational policyDemocratic managementNational education planNational education systemPublic/private relationshipPolítica educativaGestión democráticaPlan nacional de educaciónSistema de educación nacionalRelación público/privadaSistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil : articulações e tensõesNational system, national plan and democratic management of Education in Brazil : articulations and tensions articulations and tensionsSistema nacional, plan nacional y gestión democratica de la educación en Brasil : articulaciones y tensionesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980503.pdf000980503.pdfTexto completoapplication/pdf431590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131136/1/000980503.pdfc8a6723ddd94572f57a312fe7981ce0bMD51TEXT000980503.pdf.txt000980503.pdf.txtExtracted Texttext/plain59788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131136/2/000980503.pdf.txt4f5f6426839207e79194e9ae07ed8cf2MD52THUMBNAIL000980503.pdf.jpg000980503.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1946http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131136/3/000980503.pdf.jpgd3b7392448ad7c2695806508076d8ebfMD5310183/1311362018-10-25 09:49:17.368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131136Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:49:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil : articulações e tensões
dc.title.alternative.en.fl_str_mv National system, national plan and democratic management of Education in Brazil : articulations and tensions articulations and tensions
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Sistema nacional, plan nacional y gestión democratica de la educación en Brasil : articulaciones y tensiones
title Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil : articulações e tensões
spellingShingle Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil : articulações e tensões
Peroni, Vera Maria Vidal
Gestão democrática
Política educacional
Educational policy
Democratic management
National education plan
National education system
Public/private relationship
Política educativa
Gestión democrática
Plan nacional de educación
Sistema de educación nacional
Relación público/privada
title_short Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil : articulações e tensões
title_full Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil : articulações e tensões
title_fullStr Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil : articulações e tensões
title_full_unstemmed Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil : articulações e tensões
title_sort Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil : articulações e tensões
author Peroni, Vera Maria Vidal
author_facet Peroni, Vera Maria Vidal
Flores, Maria Luiza Rodrigues
author_role author
author2 Flores, Maria Luiza Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peroni, Vera Maria Vidal
Flores, Maria Luiza Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Política educacional
topic Gestão democrática
Política educacional
Educational policy
Democratic management
National education plan
National education system
Public/private relationship
Política educativa
Gestión democrática
Plan nacional de educación
Sistema de educación nacional
Relación público/privada
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational policy
Democratic management
National education plan
National education system
Public/private relationship
dc.subject.spa.fl_str_mv Política educativa
Gestión democrática
Plan nacional de educación
Sistema de educación nacional
Relación público/privada
description O artigo aborda a democratização da educação, a partir do conteúdo do atual Plano Nacional de Educação (PNE), enfocando o histórico recente de elaboração destes Planos no Brasil. O estudo resgata o processo de tramitação do Projeto de Lei 8035/10 referente ao atual PNE até sua aprovação na Lei 13.005/14, evidenciando algumas contradições neste processo em relação aos objetivos e pressupostos da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010. É realizada uma comparação entre algumas propostas desta CONAE e o texto da nova Lei em relação aos temas gestão democrática e relação entre o público e o privado na oferta educacional. Por fim, são destacados alguns elementos acerca das possibilidades que este atual PNE traz para a efetivação do direito à educação no país, ressaltando que a nova Lei apresenta alguns avanços em vários temas, mas pode significar retrocessos quanto à democratização da educação, considerando-se as diferentes formas de privatização presentes na política educacional.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-15T02:38:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131136
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-465X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000980503
identifier_str_mv 0101-465X
000980503
url http://hdl.handle.net/10183/131136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 37, n. 2 (maio/jun. 2014), p. 180-189.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131136/1/000980503.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131136/2/000980503.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131136/3/000980503.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8a6723ddd94572f57a312fe7981ce0b
4f5f6426839207e79194e9ae07ed8cf2
d3b7392448ad7c2695806508076d8ebf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224893052747776