ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: AÇÕES FORMATIVAS COMPARTILHADAS COM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Côco, DIlza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Sandra Aparecida Fraga da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56960
Resumo: This article explores the learning process of Math graduated teachers in the supervised stage. It is a qualitative research that aims to understand the movement of formative action on graduates when they carry out pedagogical workshops with students of Elementary School, in a teaching mathematics laboratory. Based on the assumptions of the Historical-Cultural approach and the Activity Theory, we analyse formative episodes recorded in reports written between 2015 and 2018, which explain the reflections, challenges and possibilities of teaching elaborated by academics. The analyses indicate that the moments of planning, development and evaluation of the workshops, from a collective perspective; contribute to the constitution of a new way of thinking presented by the graduated teachers on the pedagogical activity.
id UFG-3_7484860d30d974eaea6bebe91c60c170
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/56960
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: AÇÕES FORMATIVAS COMPARTILHADAS COM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICAThis article explores the learning process of Math graduated teachers in the supervised stage. It is a qualitative research that aims to understand the movement of formative action on graduates when they carry out pedagogical workshops with students of Elementary School, in a teaching mathematics laboratory. Based on the assumptions of the Historical-Cultural approach and the Activity Theory, we analyse formative episodes recorded in reports written between 2015 and 2018, which explain the reflections, challenges and possibilities of teaching elaborated by academics. The analyses indicate that the moments of planning, development and evaluation of the workshops, from a collective perspective; contribute to the constitution of a new way of thinking presented by the graduated teachers on the pedagogical activity.El artículo explora la temática del aprendizaje docente de estudiantes del profesorado de matemática en las pasantías supervisadas. Se trata de una investigación cualitativa que pretende comprender el movimiento de la acción formativa de los futuros docentes cuando realizan oficinas pedagógicas con estudiantes de educación fundamental, en un laboratório de matemática. En base a los presupuestos del enfoque Histórico-Cultural  y de la Teoria de la Actividad, analisamos episódios formativos registrados en relatórios escritos entre 2015 y 2018, que explicitan reflexiones, desafios y posibilidades de enseñanzas elaboradas por académicos. Los análisis indican que los momentos de planificación, desarrollo y evaluación de las oficinas, en una perspectiva colectiva, contribuyen a la constitución de una nueva calidad de pensamiento de los docentes en formación sobre la actividad pedagógica.  O artigo explora a temática aprendizagens docentes de licenciandos de Matemática no estágio supervisionado. Trata-se de investigação qualitativa que visa compreender o movimento de ação formativa de licenciandos quando realizam oficinas pedagógicas com estudantes do Ensino Fundamental, em um laboratório de ensino de Matemática. Baseados nos pressupostos da abordagem Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade, analisamos episódios formativos registrados em relatórios escritos entre 2015 e 2018, que explicitam reflexões, desafios e possibilidades de ensino elaboradas por acadêmicos. As análises indiciam que os momentos de planejamento, desenvolvimento e avaliação das oficinas, em uma perspectiva coletiva, contribuem para a constituição de uma nova qualidade de pensamento dos licenciandos sobre a atividade pedagógica.Faculdade de Educação (UFG)2020-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5696010.5216/ia.v45i2.56960Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 531-546Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 531-546Revista Inter-Ação; v. 45 n. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 531-5461981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56960/35804Copyright (c) 2020 DIlza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessCôco, DIlzaSilva, Sandra Aparecida Fraga da2021-03-04T19:52:56Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56960Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:54.301204Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: AÇÕES FORMATIVAS COMPARTILHADAS COM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
title ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: AÇÕES FORMATIVAS COMPARTILHADAS COM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: AÇÕES FORMATIVAS COMPARTILHADAS COM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Côco, DIlza
title_short ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: AÇÕES FORMATIVAS COMPARTILHADAS COM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: AÇÕES FORMATIVAS COMPARTILHADAS COM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: AÇÕES FORMATIVAS COMPARTILHADAS COM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: AÇÕES FORMATIVAS COMPARTILHADAS COM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: AÇÕES FORMATIVAS COMPARTILHADAS COM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
author Côco, DIlza
author_facet Côco, DIlza
Silva, Sandra Aparecida Fraga da
author_role author
author2 Silva, Sandra Aparecida Fraga da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Côco, DIlza
Silva, Sandra Aparecida Fraga da
description This article explores the learning process of Math graduated teachers in the supervised stage. It is a qualitative research that aims to understand the movement of formative action on graduates when they carry out pedagogical workshops with students of Elementary School, in a teaching mathematics laboratory. Based on the assumptions of the Historical-Cultural approach and the Activity Theory, we analyse formative episodes recorded in reports written between 2015 and 2018, which explain the reflections, challenges and possibilities of teaching elaborated by academics. The analyses indicate that the moments of planning, development and evaluation of the workshops, from a collective perspective; contribute to the constitution of a new way of thinking presented by the graduated teachers on the pedagogical activity.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56960
10.5216/ia.v45i2.56960
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56960
identifier_str_mv 10.5216/ia.v45i2.56960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56960/35804
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 DIlza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 DIlza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 531-546
Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 531-546
Revista Inter-Ação; v. 45 n. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 531-546
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763986829312