TRAÇOS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NA SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR: O RIGOR DIALÓGICO NA AÇÃO DIDÁTICA HUMANIZADORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/70042 |
Resumo: | No presente artigo, discutimos a ação didática humanizadora no Ensino Superior, buscando traços do rigor dialógico freireano em experiências vivenciadas pelos autores em suas instituições de origem. Percorrendo caminhos da práxis freireana, apresentamos os pressupostos e categorias temáticas que orientam ações de ensino vivenciadas na Graduação e na Pós-Graduação, tomando a matriz crítico-dialógica de Paulo Freire como referencial para o planejamento e o desenvolvimento de disciplinas acadêmicas. No âmbito da sala de aula, apresentamos e discutimos duas propostas de ação didática, uma presencial e outra remota, que buscam partilhar caminhos possíveis para a construção de relações humanizadoras entre professores(as) e estudantes envolvidos na busca autêntica pelo conhecimento. Na base da proposição deste artigo, anuncia-se a vivência relacional que vem permitindo aos autores participar de uma rede colaborativa e coletiva de construção de conhecimentos, que conectam nossas ações e fortalecem nossas lutas no campo da educação libertadora. Palavras-chave: Ensino Superior. Ação Didática. Diálogo. Paulo Freire. |
id |
UFG-3_7e6b1394ee0d684ec74346582e100c45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/70042 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRAÇOS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NA SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR: O RIGOR DIALÓGICO NA AÇÃO DIDÁTICA HUMANIZADORANo presente artigo, discutimos a ação didática humanizadora no Ensino Superior, buscando traços do rigor dialógico freireano em experiências vivenciadas pelos autores em suas instituições de origem. Percorrendo caminhos da práxis freireana, apresentamos os pressupostos e categorias temáticas que orientam ações de ensino vivenciadas na Graduação e na Pós-Graduação, tomando a matriz crítico-dialógica de Paulo Freire como referencial para o planejamento e o desenvolvimento de disciplinas acadêmicas. No âmbito da sala de aula, apresentamos e discutimos duas propostas de ação didática, uma presencial e outra remota, que buscam partilhar caminhos possíveis para a construção de relações humanizadoras entre professores(as) e estudantes envolvidos na busca autêntica pelo conhecimento. Na base da proposição deste artigo, anuncia-se a vivência relacional que vem permitindo aos autores participar de uma rede colaborativa e coletiva de construção de conhecimentos, que conectam nossas ações e fortalecem nossas lutas no campo da educação libertadora. Palavras-chave: Ensino Superior. Ação Didática. Diálogo. Paulo Freire.Faculdade de Educação (UFG)2021-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/7004210.5216/ia.v46ied.especial.70042Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. ed.especial (2021): Paulo Freire - 100 years: faces of a humanizing praxis; 1276-1297Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. ed.especial (2021): Paulo Freire – 100 años: las caras de una praxis humanizadora; 1276-1297Revista Inter-Ação; v. 46 n. ed.especial (2021): Paulo Freire - 100 anos: faces de uma práxis humanizadora; 1276-12971981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/70042/37267Copyright (c) 2021 Bruna Sola da Silva Ramos, Margarete Sampaio, Alexandre Saulinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Bruna Sola da SilvaSampaio, Margarete Saul, Alexandre2021-10-05T18:20:11Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/70042Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:55:05.303290Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRAÇOS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NA SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR: O RIGOR DIALÓGICO NA AÇÃO DIDÁTICA HUMANIZADORA |
title |
TRAÇOS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NA SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR: O RIGOR DIALÓGICO NA AÇÃO DIDÁTICA HUMANIZADORA |
spellingShingle |
TRAÇOS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NA SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR: O RIGOR DIALÓGICO NA AÇÃO DIDÁTICA HUMANIZADORA Ramos, Bruna Sola da Silva |
title_short |
TRAÇOS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NA SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR: O RIGOR DIALÓGICO NA AÇÃO DIDÁTICA HUMANIZADORA |
title_full |
TRAÇOS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NA SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR: O RIGOR DIALÓGICO NA AÇÃO DIDÁTICA HUMANIZADORA |
title_fullStr |
TRAÇOS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NA SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR: O RIGOR DIALÓGICO NA AÇÃO DIDÁTICA HUMANIZADORA |
title_full_unstemmed |
TRAÇOS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NA SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR: O RIGOR DIALÓGICO NA AÇÃO DIDÁTICA HUMANIZADORA |
title_sort |
TRAÇOS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NA SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR: O RIGOR DIALÓGICO NA AÇÃO DIDÁTICA HUMANIZADORA |
author |
Ramos, Bruna Sola da Silva |
author_facet |
Ramos, Bruna Sola da Silva Sampaio, Margarete Saul, Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Sampaio, Margarete Saul, Alexandre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Bruna Sola da Silva Sampaio, Margarete Saul, Alexandre |
description |
No presente artigo, discutimos a ação didática humanizadora no Ensino Superior, buscando traços do rigor dialógico freireano em experiências vivenciadas pelos autores em suas instituições de origem. Percorrendo caminhos da práxis freireana, apresentamos os pressupostos e categorias temáticas que orientam ações de ensino vivenciadas na Graduação e na Pós-Graduação, tomando a matriz crítico-dialógica de Paulo Freire como referencial para o planejamento e o desenvolvimento de disciplinas acadêmicas. No âmbito da sala de aula, apresentamos e discutimos duas propostas de ação didática, uma presencial e outra remota, que buscam partilhar caminhos possíveis para a construção de relações humanizadoras entre professores(as) e estudantes envolvidos na busca autêntica pelo conhecimento. Na base da proposição deste artigo, anuncia-se a vivência relacional que vem permitindo aos autores participar de uma rede colaborativa e coletiva de construção de conhecimentos, que conectam nossas ações e fortalecem nossas lutas no campo da educação libertadora. Palavras-chave: Ensino Superior. Ação Didática. Diálogo. Paulo Freire. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/70042 10.5216/ia.v46ied.especial.70042 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/70042 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v46ied.especial.70042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/70042/37267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Bruna Sola da Silva Ramos, Margarete Sampaio, Alexandre Saul info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Bruna Sola da Silva Ramos, Margarete Sampaio, Alexandre Saul |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. ed.especial (2021): Paulo Freire - 100 years: faces of a humanizing praxis; 1276-1297 Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. ed.especial (2021): Paulo Freire – 100 años: las caras de una praxis humanizadora; 1276-1297 Revista Inter-Ação; v. 46 n. ed.especial (2021): Paulo Freire - 100 anos: faces de uma práxis humanizadora; 1276-1297 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874764706152448 |