DIÁLOGOS SOBRE PAULO FREIRE ENTRE PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO: INTERLOCUÇÕES NECESSÁRAS HUMANIZADORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199376 |
Resumo: | Atendendo ao interesse de profissionais da Saúde de Ponta Grossa, que em 2017 participaram do curso de extensão “Paulo Freire: fundamentos de uma práxis educativa transformadora na formação de educadores(as)”, em 2018 foram desenvolvidas oficinas sobre a produção freiriana com diversos profissionais no Núcleo de Educação Permanente – NEP, vinculado à Fundação Municipal da Saúde. Essa proposta, que faz parte do Projeto de Extensão “Leitura de mundo e leitura da palavra: caminhos freirianos para trabalhos educativos emancipadores”, teve o objetivo de realizar estudos e diálogos sobre as obras de Paulo Freire, compreendendo os princípios que fundamentam seu pensamento sobre educação e engajar-se na construção de práticas educativas que estejam coerentes com os princípios freirianos. A metodologia das oficinas incluiu o diálogo sobre as obras freirianas, a discussão sobre o conteúdo de imagens e vídeos produzidos a respeito de Paulo Freire e a sistematização das contribuições das oficinas à formação pessoal e profissional dos participantes. A escrita de narrativas sobre situações vividas no cotidiano de trabalho, para discussão a respeito dos diferentes contextos da Saúde, e a escrita de cartas ao autor estudado, expressando os conhecimentos construídos na interlocução entre o campo da Saúde e a pedagogia progressista freiriana, constituíram propostas de avaliação. Como contribuições para uma formação humana e profissional críticas, as cartas apontaram que a produção freiriana possibilitou: reconhecer a atualidade do pensamento de Paulo Freire para a análise do contexto histórico atual; observar a necessária coerência entre o que fazemos e dizemos; educar-se para a humildade nas relações com as pessoas, aprendendo com elas; indignar-se diante da banalização da violência e do preconceito, buscando a transformação das relações e dos contextos; posicionar-se como sujeito histórico capaz de criar e recriar o mundo; resistir ao medo não permitindo que ele paralise, lutando por formas justas e democráticas de viver. |
id |
UFSC_b1b658e58ed8e92b7a5de6c0afd8b2ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199376 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
DIÁLOGOS SOBRE PAULO FREIRE ENTRE PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO: INTERLOCUÇÕES NECESSÁRAS HUMANIZADORAformação profissionalpedagogia progressista freirianasaúde e educaçãoAtendendo ao interesse de profissionais da Saúde de Ponta Grossa, que em 2017 participaram do curso de extensão “Paulo Freire: fundamentos de uma práxis educativa transformadora na formação de educadores(as)”, em 2018 foram desenvolvidas oficinas sobre a produção freiriana com diversos profissionais no Núcleo de Educação Permanente – NEP, vinculado à Fundação Municipal da Saúde. Essa proposta, que faz parte do Projeto de Extensão “Leitura de mundo e leitura da palavra: caminhos freirianos para trabalhos educativos emancipadores”, teve o objetivo de realizar estudos e diálogos sobre as obras de Paulo Freire, compreendendo os princípios que fundamentam seu pensamento sobre educação e engajar-se na construção de práticas educativas que estejam coerentes com os princípios freirianos. A metodologia das oficinas incluiu o diálogo sobre as obras freirianas, a discussão sobre o conteúdo de imagens e vídeos produzidos a respeito de Paulo Freire e a sistematização das contribuições das oficinas à formação pessoal e profissional dos participantes. A escrita de narrativas sobre situações vividas no cotidiano de trabalho, para discussão a respeito dos diferentes contextos da Saúde, e a escrita de cartas ao autor estudado, expressando os conhecimentos construídos na interlocução entre o campo da Saúde e a pedagogia progressista freiriana, constituíram propostas de avaliação. Como contribuições para uma formação humana e profissional críticas, as cartas apontaram que a produção freiriana possibilitou: reconhecer a atualidade do pensamento de Paulo Freire para a análise do contexto histórico atual; observar a necessária coerência entre o que fazemos e dizemos; educar-se para a humildade nas relações com as pessoas, aprendendo com elas; indignar-se diante da banalização da violência e do preconceito, buscando a transformação das relações e dos contextos; posicionar-se como sujeito histórico capaz de criar e recriar o mundo; resistir ao medo não permitindo que ele paralise, lutando por formas justas e democráticas de viver.2019-07-28T12:51:27Z2019-07-28T12:51:27Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199376PAULA, Lucimara Cristina deMARTINS, Jéssica CristianeCARON, Alana Flávia BaniskiRIBEIRO, Janaína Silveiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-28T12:51:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199376Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-28T12:51:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIÁLOGOS SOBRE PAULO FREIRE ENTRE PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO: INTERLOCUÇÕES NECESSÁRAS HUMANIZADORA |
title |
DIÁLOGOS SOBRE PAULO FREIRE ENTRE PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO: INTERLOCUÇÕES NECESSÁRAS HUMANIZADORA |
spellingShingle |
DIÁLOGOS SOBRE PAULO FREIRE ENTRE PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO: INTERLOCUÇÕES NECESSÁRAS HUMANIZADORA PAULA, Lucimara Cristina de formação profissional pedagogia progressista freiriana saúde e educação |
title_short |
DIÁLOGOS SOBRE PAULO FREIRE ENTRE PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO: INTERLOCUÇÕES NECESSÁRAS HUMANIZADORA |
title_full |
DIÁLOGOS SOBRE PAULO FREIRE ENTRE PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO: INTERLOCUÇÕES NECESSÁRAS HUMANIZADORA |
title_fullStr |
DIÁLOGOS SOBRE PAULO FREIRE ENTRE PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO: INTERLOCUÇÕES NECESSÁRAS HUMANIZADORA |
title_full_unstemmed |
DIÁLOGOS SOBRE PAULO FREIRE ENTRE PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO: INTERLOCUÇÕES NECESSÁRAS HUMANIZADORA |
title_sort |
DIÁLOGOS SOBRE PAULO FREIRE ENTRE PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO: INTERLOCUÇÕES NECESSÁRAS HUMANIZADORA |
author |
PAULA, Lucimara Cristina de |
author_facet |
PAULA, Lucimara Cristina de MARTINS, Jéssica Cristiane CARON, Alana Flávia Baniski RIBEIRO, Janaína Silveira |
author_role |
author |
author2 |
MARTINS, Jéssica Cristiane CARON, Alana Flávia Baniski RIBEIRO, Janaína Silveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PAULA, Lucimara Cristina de MARTINS, Jéssica Cristiane CARON, Alana Flávia Baniski RIBEIRO, Janaína Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação profissional pedagogia progressista freiriana saúde e educação |
topic |
formação profissional pedagogia progressista freiriana saúde e educação |
description |
Atendendo ao interesse de profissionais da Saúde de Ponta Grossa, que em 2017 participaram do curso de extensão “Paulo Freire: fundamentos de uma práxis educativa transformadora na formação de educadores(as)”, em 2018 foram desenvolvidas oficinas sobre a produção freiriana com diversos profissionais no Núcleo de Educação Permanente – NEP, vinculado à Fundação Municipal da Saúde. Essa proposta, que faz parte do Projeto de Extensão “Leitura de mundo e leitura da palavra: caminhos freirianos para trabalhos educativos emancipadores”, teve o objetivo de realizar estudos e diálogos sobre as obras de Paulo Freire, compreendendo os princípios que fundamentam seu pensamento sobre educação e engajar-se na construção de práticas educativas que estejam coerentes com os princípios freirianos. A metodologia das oficinas incluiu o diálogo sobre as obras freirianas, a discussão sobre o conteúdo de imagens e vídeos produzidos a respeito de Paulo Freire e a sistematização das contribuições das oficinas à formação pessoal e profissional dos participantes. A escrita de narrativas sobre situações vividas no cotidiano de trabalho, para discussão a respeito dos diferentes contextos da Saúde, e a escrita de cartas ao autor estudado, expressando os conhecimentos construídos na interlocução entre o campo da Saúde e a pedagogia progressista freiriana, constituíram propostas de avaliação. Como contribuições para uma formação humana e profissional críticas, as cartas apontaram que a produção freiriana possibilitou: reconhecer a atualidade do pensamento de Paulo Freire para a análise do contexto histórico atual; observar a necessária coerência entre o que fazemos e dizemos; educar-se para a humildade nas relações com as pessoas, aprendendo com elas; indignar-se diante da banalização da violência e do preconceito, buscando a transformação das relações e dos contextos; posicionar-se como sujeito histórico capaz de criar e recriar o mundo; resistir ao medo não permitindo que ele paralise, lutando por formas justas e democráticas de viver. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-28T12:51:27Z 2019-07-28T12:51:27Z 2019-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1983-6554 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199376 |
identifier_str_mv |
1983-6554 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652203335876608 |