DIÁLOGOS SOBRE PAULO FREIRE ENTRE PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO: INTERLOCUÇÕES NECESSÁRAS HUMANIZADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAULA, Lucimara Cristina de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MARTINS, Jéssica Cristiane, CARON, Alana Flávia Baniski, RIBEIRO, Janaína Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199376
Resumo: Atendendo ao interesse de profissionais da Saúde de Ponta Grossa, que em 2017 participaram do curso de extensão “Paulo Freire: fundamentos de uma práxis educativa transformadora na formação de educadores(as)”, em 2018 foram desenvolvidas oficinas sobre a produção freiriana com diversos profissionais no Núcleo de Educação Permanente – NEP, vinculado à Fundação Municipal da Saúde. Essa proposta, que faz parte do Projeto de Extensão “Leitura de mundo e leitura da palavra: caminhos freirianos para trabalhos educativos emancipadores”, teve o objetivo de realizar estudos e diálogos sobre as obras de Paulo Freire, compreendendo os princípios que fundamentam seu pensamento sobre educação e engajar-se na construção de práticas educativas que estejam coerentes com os princípios freirianos. A metodologia das oficinas incluiu o diálogo sobre as obras freirianas, a discussão sobre o conteúdo de imagens e vídeos produzidos a respeito de Paulo Freire e a sistematização das contribuições das oficinas à formação pessoal e profissional dos participantes. A escrita de narrativas sobre situações vividas no cotidiano de trabalho, para discussão a respeito dos diferentes contextos da Saúde, e a escrita de cartas ao autor estudado, expressando os conhecimentos construídos na interlocução entre o campo da Saúde e a pedagogia progressista freiriana, constituíram propostas de avaliação. Como contribuições para uma formação humana e profissional críticas, as cartas apontaram que a produção freiriana possibilitou: reconhecer a atualidade do pensamento de Paulo Freire para a análise do contexto histórico atual; observar a necessária coerência entre o que fazemos e dizemos; educar-se para a humildade nas relações com as pessoas, aprendendo com elas; indignar-se diante da banalização da violência e do preconceito, buscando a transformação das relações e dos contextos; posicionar-se como sujeito histórico capaz de criar e recriar o mundo; resistir ao medo não permitindo que ele paralise, lutando por formas justas e democráticas de viver.
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