A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIRIANA PARA ORIENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paula, Lucimara Cristina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56914
Resumo: In this article are presented some discussions and results of the first stage of a qualitative research in progress, of  bibliographical character (LIMA; MIOTO, 2007; SALVADOR, 1986) which is driven by these objectives: investigate, in theoretical constructions and dialogical actions of "literacy method" of Paulo Freire, contributions to the didactic organization of curricular traineeships supervised in the course of pedagogy and systemize theoretical and practical guidelines for supervised traineeships, in a problematinzing and critical perspective from the Praxis freiriana. The results show some fundamental principles of the freiriana pedagogy to the subjects guidelines during the traineeships : curiosity, criticality, the realtion of reading world-word , the research, the dialogue .  Keywords: Initial training. Pedagogy. Supervised Internship. Paulo Freire.
id UFG-3_91f7643c64475101e13ccd4c14697949
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/56914
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIRIANA PARA ORIENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIAIn this article are presented some discussions and results of the first stage of a qualitative research in progress, of  bibliographical character (LIMA; MIOTO, 2007; SALVADOR, 1986) which is driven by these objectives: investigate, in theoretical constructions and dialogical actions of "literacy method" of Paulo Freire, contributions to the didactic organization of curricular traineeships supervised in the course of pedagogy and systemize theoretical and practical guidelines for supervised traineeships, in a problematinzing and critical perspective from the Praxis freiriana. The results show some fundamental principles of the freiriana pedagogy to the subjects guidelines during the traineeships : curiosity, criticality, the realtion of reading world-word , the research, the dialogue .  Keywords: Initial training. Pedagogy. Supervised Internship. Paulo Freire.En ese artículo son presentadas algunas discusiones y resultados de la primera etapa de una pesquisa cualitativa en andamiento, de carácter bibliográfico (LIMA; MIOTO, 2007; SALVADOR, 1986) la cual es orientada por los objetivos: investigar, en las construcciones teóricas y en las acciones dialógicas del “método de alfabetización” de Paulo Freire, contribuciones para la organización didáctica de las pasantías curriculares supervisionadas en el curso de Pedagogía y sistematizar orientaciones teóricas y prácticas para las pasantías curriculares supervisionadas, en una perspectiva problematizadora y crítica a partir de la práxis freiriana. Los resultados apuntan algunos principios fundamentales de la pedagogía freiriana para las orientaciones de las docencias durante las pasantías: la curiosidad, la criticidad, la relación lectura de mundo-lectura de la palabra, la pesquisa, la dialogicidad. Palabras-clave: Formación inicial. Pedagogía. Pasantía Supervisionada. Paulo Freire.Neste artigo são apresentadas algumas discussões e resultados da primeira etapa de uma pesquisa qualitativa em andamento, de caráter bibliográfico (LIMA; MIOTO, 2007; SALVADOR, 1978), orientada pelos seguintes objetivos: investigar, nas construções teóricas e nas ações dialógicas do “método de alfabetização” de Paulo Freire, contribuições para a organização didática dos estágios curriculares supervisionados no curso de Pedagogia e sistematizar orientações teóricas e práticas para os estágios curriculares supervisionados, numa perspectiva problematizadora e crítica a partir da práxis freiriana. Os resultados apontam alguns princípios fundamentais da pedagogia freiriana para as orientações das docências durante os estágios: a curiosidade, a criticidade, a relação leitura de mundo-leitura da palavra, a pesquisa, a dialogicidade.Faculdade de Educação (UFG)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5691410.5216/ia.v44i3.56914Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 684-699Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 684-699Revista Inter-Ação; v. 44 n. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 684-6991981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56914/34168Copyright (c) 2020 Lucimara Cristina de Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Paula, Lucimara Cristina2020-02-29T23:45:21Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56914Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:54.029658Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIRIANA PARA ORIENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA
title A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIRIANA PARA ORIENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIRIANA PARA ORIENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA
de Paula, Lucimara Cristina
title_short A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIRIANA PARA ORIENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIRIANA PARA ORIENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIRIANA PARA ORIENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIRIANA PARA ORIENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_sort A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIRIANA PARA ORIENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA
author de Paula, Lucimara Cristina
author_facet de Paula, Lucimara Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Paula, Lucimara Cristina
description In this article are presented some discussions and results of the first stage of a qualitative research in progress, of  bibliographical character (LIMA; MIOTO, 2007; SALVADOR, 1986) which is driven by these objectives: investigate, in theoretical constructions and dialogical actions of "literacy method" of Paulo Freire, contributions to the didactic organization of curricular traineeships supervised in the course of pedagogy and systemize theoretical and practical guidelines for supervised traineeships, in a problematinzing and critical perspective from the Praxis freiriana. The results show some fundamental principles of the freiriana pedagogy to the subjects guidelines during the traineeships : curiosity, criticality, the realtion of reading world-word , the research, the dialogue .  Keywords: Initial training. Pedagogy. Supervised Internship. Paulo Freire.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56914
10.5216/ia.v44i3.56914
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56914
identifier_str_mv 10.5216/ia.v44i3.56914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56914/34168
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Lucimara Cristina de Paula
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Lucimara Cristina de Paula
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 684-699
Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 684-699
Revista Inter-Ação; v. 44 n. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 684-699
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763566350336