PRODUTIVIDADE E DESEMPENHO: O TEMPO DO HOMEM E O HOMEM SEM TEMPO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36133 |
Resumo: | Este artigo procura incitar algumas reflexões sobre a relação entre o homem e o tempo. Metodologicamente, o texto assume uma abordagem qualitativa apoiada por pesquisa bibliográfica. Inicialmente, destaca-se o poder exercido por um instrumento originalmente concebido para servir a humanidade: o relógio. Em seguida, são apresentados elementos que indicam como a relação do homem com o tempo produz diversas aceitações, contradições e rupturas na sociedade moderna. Discute-se a estreita vinculação entre o tempo na modernidade e os conceitos de trabalho, consumo, produtividade e desempenho. Por fim, o texto denuncia a existência de forças sociais e econômicas que promovem a ditadura da "produtividade e desempenho" no âmbito da academia. Inclusive, Essas forças se mostram insensíveis às consequências nefastas tanto para a pesquisa quanto para a produção acadêmica. |
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PRODUTIVIDADE E DESEMPENHO: O TEMPO DO HOMEM E O HOMEM SEM TEMPOProdutividade e desempenho. Tempo e relógio. Trabalho e consumo. Produtivismo acadêmico.Este artigo procura incitar algumas reflexões sobre a relação entre o homem e o tempo. Metodologicamente, o texto assume uma abordagem qualitativa apoiada por pesquisa bibliográfica. Inicialmente, destaca-se o poder exercido por um instrumento originalmente concebido para servir a humanidade: o relógio. Em seguida, são apresentados elementos que indicam como a relação do homem com o tempo produz diversas aceitações, contradições e rupturas na sociedade moderna. Discute-se a estreita vinculação entre o tempo na modernidade e os conceitos de trabalho, consumo, produtividade e desempenho. Por fim, o texto denuncia a existência de forças sociais e econômicas que promovem a ditadura da "produtividade e desempenho" no âmbito da academia. Inclusive, Essas forças se mostram insensíveis às consequências nefastas tanto para a pesquisa quanto para a produção acadêmica.Faculdade de Educação (UFG)2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3613310.5216/ia.v41i1.36133Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 123-142Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 123-142Revista Inter-Ação; v. 41 n. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 123-1421981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36133/20953Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Sandro deBorges, Martha Kaschny2016-08-26T13:46:35Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/36133Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:40.361225Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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