FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32808 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar os sentidos atribuídos ao gênero no funk (dança) que permeiam as aulas e apresentações dessa dança em uma comunidade de periferia em Canoas, RS. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Realizamos oito horas de observação de uma prática (aulas e apresentações) de Funk. Os resultados mostram que, por um lado, o ensino da dança pode se configurar como um importante instrumento de transformação dos jovens, visto que há grande satisfação por parte deles em participar das oficinas de funk, mas, por outro, pode representar mais um espaço de dominação e naturalização de lugares sociais que reforçam as diferenças de gênero. |
id |
UFG-3_9cf1fe2dbd483e19be1d6eef7ce7c759 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/32808 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA?FunkDançaGêneroJuventudeO artigo tem como objetivo analisar os sentidos atribuídos ao gênero no funk (dança) que permeiam as aulas e apresentações dessa dança em uma comunidade de periferia em Canoas, RS. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Realizamos oito horas de observação de uma prática (aulas e apresentações) de Funk. Os resultados mostram que, por um lado, o ensino da dança pode se configurar como um importante instrumento de transformação dos jovens, visto que há grande satisfação por parte deles em participar das oficinas de funk, mas, por outro, pode representar mais um espaço de dominação e naturalização de lugares sociais que reforçam as diferenças de gênero.Faculdade de Educação (UFG)2015-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3280810.5216/ia.v40i2.32808Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 355-368Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 355-368Revista Inter-Ação; v. 40 n. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 355-3681981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32808/18922Bernardes, Jacira GilCarlos, Paula Pinhal deAccorssi, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-22T01:53:21Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/32808Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:39.410581Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA? |
title |
FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA? |
spellingShingle |
FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA? Bernardes, Jacira Gil Funk Dança Gênero Juventude |
title_short |
FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA? |
title_full |
FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA? |
title_fullStr |
FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA? |
title_full_unstemmed |
FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA? |
title_sort |
FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA? |
author |
Bernardes, Jacira Gil |
author_facet |
Bernardes, Jacira Gil Carlos, Paula Pinhal de Accorssi, Aline |
author_role |
author |
author2 |
Carlos, Paula Pinhal de Accorssi, Aline |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Jacira Gil Carlos, Paula Pinhal de Accorssi, Aline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funk Dança Gênero Juventude |
topic |
Funk Dança Gênero Juventude |
description |
O artigo tem como objetivo analisar os sentidos atribuídos ao gênero no funk (dança) que permeiam as aulas e apresentações dessa dança em uma comunidade de periferia em Canoas, RS. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Realizamos oito horas de observação de uma prática (aulas e apresentações) de Funk. Os resultados mostram que, por um lado, o ensino da dança pode se configurar como um importante instrumento de transformação dos jovens, visto que há grande satisfação por parte deles em participar das oficinas de funk, mas, por outro, pode representar mais um espaço de dominação e naturalização de lugares sociais que reforçam as diferenças de gênero. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32808 10.5216/ia.v40i2.32808 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32808 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v40i2.32808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32808/18922 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 355-368 Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 355-368 Revista Inter-Ação; v. 40 n. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 355-368 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762674012160 |