FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Jacira Gil
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carlos, Paula Pinhal de, Accorssi, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32808
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar os sentidos atribuídos ao gênero no funk (dança) que permeiam as aulas e apresentações dessa dança em uma comunidade de periferia em Canoas, RS. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Realizamos oito horas de observação de uma prática (aulas e apresentações) de Funk. Os resultados mostram que, por um lado, o ensino da dança pode se configurar como um importante instrumento de transformação dos jovens, visto que há grande satisfação por parte deles em participar das oficinas de funk, mas, por outro, pode representar mais um espaço de dominação e naturalização de lugares sociais que reforçam as diferenças de gênero.
id UFG-3_9cf1fe2dbd483e19be1d6eef7ce7c759
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/32808
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA?FunkDançaGêneroJuventudeO artigo tem como objetivo analisar os sentidos atribuídos ao gênero no funk (dança) que permeiam as aulas e apresentações dessa dança em uma comunidade de periferia em Canoas, RS. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Realizamos oito horas de observação de uma prática (aulas e apresentações) de Funk. Os resultados mostram que, por um lado, o ensino da dança pode se configurar como um importante instrumento de transformação dos jovens, visto que há grande satisfação por parte deles em participar das oficinas de funk, mas, por outro, pode representar mais um espaço de dominação e naturalização de lugares sociais que reforçam as diferenças de gênero.Faculdade de Educação (UFG)2015-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3280810.5216/ia.v40i2.32808Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 355-368Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 355-368Revista Inter-Ação; v. 40 n. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 355-3681981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32808/18922Bernardes, Jacira GilCarlos, Paula Pinhal deAccorssi, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-22T01:53:21Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/32808Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:39.410581Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA?
title FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA?
spellingShingle FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA?
Bernardes, Jacira Gil
Funk
Dança
Gênero
Juventude
title_short FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA?
title_full FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA?
title_fullStr FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA?
title_full_unstemmed FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA?
title_sort FUNK: ENGAJAMENTO JUVENIL OU OBJETIVAÇÃO FEMININA?
author Bernardes, Jacira Gil
author_facet Bernardes, Jacira Gil
Carlos, Paula Pinhal de
Accorssi, Aline
author_role author
author2 Carlos, Paula Pinhal de
Accorssi, Aline
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Jacira Gil
Carlos, Paula Pinhal de
Accorssi, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Funk
Dança
Gênero
Juventude
topic Funk
Dança
Gênero
Juventude
description O artigo tem como objetivo analisar os sentidos atribuídos ao gênero no funk (dança) que permeiam as aulas e apresentações dessa dança em uma comunidade de periferia em Canoas, RS. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Realizamos oito horas de observação de uma prática (aulas e apresentações) de Funk. Os resultados mostram que, por um lado, o ensino da dança pode se configurar como um importante instrumento de transformação dos jovens, visto que há grande satisfação por parte deles em participar das oficinas de funk, mas, por outro, pode representar mais um espaço de dominação e naturalização de lugares sociais que reforçam as diferenças de gênero.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32808
10.5216/ia.v40i2.32808
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32808
identifier_str_mv 10.5216/ia.v40i2.32808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32808/18922
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 355-368
Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 355-368
Revista Inter-Ação; v. 40 n. 2 (2015): Adolescência e exclusão social; 355-368
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762674012160