Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ingrid Fernanda dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194311
Resumo: Essa pesquisa de mestrado objetiva fomentar a autonomia e criticidade dos estudantes. Para isso, utilizando os estudos de autores que abordam a autonomia e a criticidade nos educandos (Freire, 2017), e a temática da dança (Andrade e Godoy, 2018), foi elaborada uma proposta pedagógica educacional baseada no funk carioca, apresentado como campo de interesse dos educandos, e para problematizar questões relacionadas a ele, como: as batidas, a temática das letras e, em especial, a dança. A proposta ocorreu em uma unidade escolar da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) e se desenvolveu em 20 encontros de 45 minutos de duração, realizados duas vezes por semana, nas aulas da disciplina de artes, com estudantes na faixa dos 14 anos de idade. A pesquisa contou com um registro em diário de bordo das aulas ministradas, considerando o que foi realizado, e reflexões sobre as escolhas e decisões da prática. Por fim, os dados foram analisados reflexivamente com apoio de bibliografia especializada. Após a reflexão a respeito dos registros verificou-se que o ensino da dança funk na escola contribuiu para a autonomia e criticidade dos educandos.
id UNSP_5d57df8b00c5af1aaa3db81021370d86
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/194311
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escolaCould it be Funk? The scenicbBody in action: an essay about the dance in schoolsDançaFunkEscolaArtes e juventudeArte na educaçãoEducação do adolescenteDanceFunkSchoolEssa pesquisa de mestrado objetiva fomentar a autonomia e criticidade dos estudantes. Para isso, utilizando os estudos de autores que abordam a autonomia e a criticidade nos educandos (Freire, 2017), e a temática da dança (Andrade e Godoy, 2018), foi elaborada uma proposta pedagógica educacional baseada no funk carioca, apresentado como campo de interesse dos educandos, e para problematizar questões relacionadas a ele, como: as batidas, a temática das letras e, em especial, a dança. A proposta ocorreu em uma unidade escolar da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) e se desenvolveu em 20 encontros de 45 minutos de duração, realizados duas vezes por semana, nas aulas da disciplina de artes, com estudantes na faixa dos 14 anos de idade. A pesquisa contou com um registro em diário de bordo das aulas ministradas, considerando o que foi realizado, e reflexões sobre as escolhas e decisões da prática. Por fim, os dados foram analisados reflexivamente com apoio de bibliografia especializada. Após a reflexão a respeito dos registros verificou-se que o ensino da dança funk na escola contribuiu para a autonomia e criticidade dos educandos.This master´s reseach aims to promote student´s autonomy and criticaly. To this end using the studies of authors that address autonomy and criticality in students (Freire, 2017), and the theme of dance (Andrade and Godoy, 2018), an educational pedagogical proposal based funk carioca, presented as a field of interest to students, and to problematize issues related to it, such as: the beats, the beats, the theme of letters and, in paryicular, dance. The proposal took place in a school unit of the municipality of São Paulo (PMSP) and developed in 20 45 – minute meetings, hels twice a week, in the arts discipline classes, with students en the 14 year old age range. The research included a logbook of the classes taught, considering what was done, and reflections on the choices and decisions of the practice. Finally, the data were analyzed reflexively with thaw support of a specialized bibliography. After reflecting on the records, it was found that teaching funk dance at school contributed to the autonomy and criticality of students.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Carolina Romano de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Ingrid Fernanda dos Santos2020-11-11T17:38:29Z2020-11-11T17:38:29Z2020-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19431141002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:13:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194311Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:44:53.826931Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola
Could it be Funk? The scenicbBody in action: an essay about the dance in schools
title Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola
spellingShingle Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola
Carvalho, Ingrid Fernanda dos Santos
Dança
Funk
Escola
Artes e juventude
Arte na educação
Educação do adolescente
Dance
Funk
School
title_short Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola
title_full Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola
title_fullStr Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola
title_full_unstemmed Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola
title_sort Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola
author Carvalho, Ingrid Fernanda dos Santos
author_facet Carvalho, Ingrid Fernanda dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Carolina Romano de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ingrid Fernanda dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Funk
Escola
Artes e juventude
Arte na educação
Educação do adolescente
Dance
Funk
School
topic Dança
Funk
Escola
Artes e juventude
Arte na educação
Educação do adolescente
Dance
Funk
School
description Essa pesquisa de mestrado objetiva fomentar a autonomia e criticidade dos estudantes. Para isso, utilizando os estudos de autores que abordam a autonomia e a criticidade nos educandos (Freire, 2017), e a temática da dança (Andrade e Godoy, 2018), foi elaborada uma proposta pedagógica educacional baseada no funk carioca, apresentado como campo de interesse dos educandos, e para problematizar questões relacionadas a ele, como: as batidas, a temática das letras e, em especial, a dança. A proposta ocorreu em uma unidade escolar da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) e se desenvolveu em 20 encontros de 45 minutos de duração, realizados duas vezes por semana, nas aulas da disciplina de artes, com estudantes na faixa dos 14 anos de idade. A pesquisa contou com um registro em diário de bordo das aulas ministradas, considerando o que foi realizado, e reflexões sobre as escolhas e decisões da prática. Por fim, os dados foram analisados reflexivamente com apoio de bibliografia especializada. Após a reflexão a respeito dos registros verificou-se que o ensino da dança funk na escola contribuiu para a autonomia e criticidade dos educandos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-11T17:38:29Z
2020-11-11T17:38:29Z
2020-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/194311
41002016026P1
url http://hdl.handle.net/11449/194311
identifier_str_mv 41002016026P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128852920107008