CORPO, CULTURA E PAULO FREIRE: A CAPOEIRA COMO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schroeder, Anastácia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lopes Vieira, Joana Rita, Silva, Maria Cecília De Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44066
Resumo: O presente artigo, de base teórica, objetiva relacionar conceitos freirianos de ser mais, conscientização, liberdade, ler o mundo, situações limite, oprimido opressor,  com os fundamentos e o universo simbólico da Capoeira, manifestação cultural afro-brasileira de luta e resistência de povos historicamente marginalizados, a fim de apresentar possibilidades de uma educação libertária a partir da Cultura. Por apresentar fundamentos configurados na corporeidade e em simbologias, como as cantigas, que conferem pertencimento social e histórico, além da valorização positiva de identidades historicamente silenciadas, a prática da capoeira configura-se como potencial manifestação cultural em direção ao Ser Mais, levando a inserção crítica de oprimidos na realidade, para que nela atuem voltados a emancipação humana.
id UFG-3_a2034f569a8defc0bea97ee5d20d0fc8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/44066
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling CORPO, CULTURA E PAULO FREIRE: A CAPOEIRA COMO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANACapoeiraCorpoPaulo FreireEducação LibertadoraO presente artigo, de base teórica, objetiva relacionar conceitos freirianos de ser mais, conscientização, liberdade, ler o mundo, situações limite, oprimido opressor,  com os fundamentos e o universo simbólico da Capoeira, manifestação cultural afro-brasileira de luta e resistência de povos historicamente marginalizados, a fim de apresentar possibilidades de uma educação libertária a partir da Cultura. Por apresentar fundamentos configurados na corporeidade e em simbologias, como as cantigas, que conferem pertencimento social e histórico, além da valorização positiva de identidades historicamente silenciadas, a prática da capoeira configura-se como potencial manifestação cultural em direção ao Ser Mais, levando a inserção crítica de oprimidos na realidade, para que nela atuem voltados a emancipação humana.Faculdade de Educação (UFG)2017-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4406610.5216/ia.v42i2.44066Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 538-555Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 538-555Revista Inter-Ação; v. 42 n. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 538-5551981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44066/24719Copyright (c) 2017 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchroeder, AnastáciaLopes Vieira, Joana RitaSilva, Maria Cecília De Paula2018-06-04T17:52:11Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/44066Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:45.189327Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv CORPO, CULTURA E PAULO FREIRE: A CAPOEIRA COMO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA
title CORPO, CULTURA E PAULO FREIRE: A CAPOEIRA COMO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA
spellingShingle CORPO, CULTURA E PAULO FREIRE: A CAPOEIRA COMO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA
Schroeder, Anastácia
Capoeira
Corpo
Paulo Freire
Educação Libertadora
title_short CORPO, CULTURA E PAULO FREIRE: A CAPOEIRA COMO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA
title_full CORPO, CULTURA E PAULO FREIRE: A CAPOEIRA COMO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA
title_fullStr CORPO, CULTURA E PAULO FREIRE: A CAPOEIRA COMO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA
title_full_unstemmed CORPO, CULTURA E PAULO FREIRE: A CAPOEIRA COMO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA
title_sort CORPO, CULTURA E PAULO FREIRE: A CAPOEIRA COMO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA
author Schroeder, Anastácia
author_facet Schroeder, Anastácia
Lopes Vieira, Joana Rita
Silva, Maria Cecília De Paula
author_role author
author2 Lopes Vieira, Joana Rita
Silva, Maria Cecília De Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schroeder, Anastácia
Lopes Vieira, Joana Rita
Silva, Maria Cecília De Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Capoeira
Corpo
Paulo Freire
Educação Libertadora
topic Capoeira
Corpo
Paulo Freire
Educação Libertadora
description O presente artigo, de base teórica, objetiva relacionar conceitos freirianos de ser mais, conscientização, liberdade, ler o mundo, situações limite, oprimido opressor,  com os fundamentos e o universo simbólico da Capoeira, manifestação cultural afro-brasileira de luta e resistência de povos historicamente marginalizados, a fim de apresentar possibilidades de uma educação libertária a partir da Cultura. Por apresentar fundamentos configurados na corporeidade e em simbologias, como as cantigas, que conferem pertencimento social e histórico, além da valorização positiva de identidades historicamente silenciadas, a prática da capoeira configura-se como potencial manifestação cultural em direção ao Ser Mais, levando a inserção crítica de oprimidos na realidade, para que nela atuem voltados a emancipação humana.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44066
10.5216/ia.v42i2.44066
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44066
identifier_str_mv 10.5216/ia.v42i2.44066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44066/24719
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 538-555
Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 538-555
Revista Inter-Ação; v. 42 n. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 538-555
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763064082432