A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: DAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS À PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA RUMO À AMBIENTALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Nóbrega, Maria Luciana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cleophas, Maria das Graças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41884
Resumo: A Educação Ambiental tem contribuído sobremaneira para o estabelecimento de uma aprendizagem significativa que busca inserir, nas práticas pedagógicas tradicionais, uma perspectiva dialética na construção do conhecimento. No intuito de fornecer significância à aprendizagem, muitos educadores defendem a necessidade da construção de uma nova metodologia de abordagem didática. Nesse sentido, argumentamos sobre a utilização de duas abordagens pedagógicas conjuntas na sua prática: a Contextualização dos conteúdos e a Interdisciplinaridade, como estímulo aos docentes para adotar práticas diferenciadas. Outro benefício dessa prática conjunta seria o de proporcionar aos estudantes uma aprendizagem significativa, dotada de crítica, reflexividade e empoderamento, numa perspectiva emancipatória voltada para a Sustentabilidade, no processo chamado de Ambientalização.
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