A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: DAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS À PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA RUMO À AMBIENTALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41884 |
Resumo: | A Educação Ambiental tem contribuído sobremaneira para o estabelecimento de uma aprendizagem significativa que busca inserir, nas práticas pedagógicas tradicionais, uma perspectiva dialética na construção do conhecimento. No intuito de fornecer significância à aprendizagem, muitos educadores defendem a necessidade da construção de uma nova metodologia de abordagem didática. Nesse sentido, argumentamos sobre a utilização de duas abordagens pedagógicas conjuntas na sua prática: a Contextualização dos conteúdos e a Interdisciplinaridade, como estímulo aos docentes para adotar práticas diferenciadas. Outro benefício dessa prática conjunta seria o de proporcionar aos estudantes uma aprendizagem significativa, dotada de crítica, reflexividade e empoderamento, numa perspectiva emancipatória voltada para a Sustentabilidade, no processo chamado de Ambientalização. |
id |
UFG-3_a564338eb7a9afba365d60cfd342ef19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41884 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: DAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS À PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA RUMO À AMBIENTALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIASEducação Ambiental. Aprendizagem. Ambientalização. Prática Pedagógica. Ensino de Ciências.A Educação Ambiental tem contribuído sobremaneira para o estabelecimento de uma aprendizagem significativa que busca inserir, nas práticas pedagógicas tradicionais, uma perspectiva dialética na construção do conhecimento. No intuito de fornecer significância à aprendizagem, muitos educadores defendem a necessidade da construção de uma nova metodologia de abordagem didática. Nesse sentido, argumentamos sobre a utilização de duas abordagens pedagógicas conjuntas na sua prática: a Contextualização dos conteúdos e a Interdisciplinaridade, como estímulo aos docentes para adotar práticas diferenciadas. Outro benefício dessa prática conjunta seria o de proporcionar aos estudantes uma aprendizagem significativa, dotada de crítica, reflexividade e empoderamento, numa perspectiva emancipatória voltada para a Sustentabilidade, no processo chamado de Ambientalização.Faculdade de Educação (UFG)2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4188410.5216/ia.v41i3.41884Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 605-628Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 605-628Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 605-6281981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41884/22068Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Nóbrega, Maria LucianaCleophas, Maria das Graças2016-12-20T12:51:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41884Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:43.357831Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: DAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS À PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA RUMO À AMBIENTALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: DAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS À PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA RUMO À AMBIENTALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: DAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS À PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA RUMO À AMBIENTALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS da Silva Nóbrega, Maria Luciana Educação Ambiental. Aprendizagem. Ambientalização. Prática Pedagógica. Ensino de Ciências. |
title_short |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: DAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS À PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA RUMO À AMBIENTALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: DAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS À PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA RUMO À AMBIENTALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: DAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS À PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA RUMO À AMBIENTALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: DAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS À PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA RUMO À AMBIENTALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: DAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS À PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA RUMO À AMBIENTALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
author |
da Silva Nóbrega, Maria Luciana |
author_facet |
da Silva Nóbrega, Maria Luciana Cleophas, Maria das Graças |
author_role |
author |
author2 |
Cleophas, Maria das Graças |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Nóbrega, Maria Luciana Cleophas, Maria das Graças |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Aprendizagem. Ambientalização. Prática Pedagógica. Ensino de Ciências. |
topic |
Educação Ambiental. Aprendizagem. Ambientalização. Prática Pedagógica. Ensino de Ciências. |
description |
A Educação Ambiental tem contribuído sobremaneira para o estabelecimento de uma aprendizagem significativa que busca inserir, nas práticas pedagógicas tradicionais, uma perspectiva dialética na construção do conhecimento. No intuito de fornecer significância à aprendizagem, muitos educadores defendem a necessidade da construção de uma nova metodologia de abordagem didática. Nesse sentido, argumentamos sobre a utilização de duas abordagens pedagógicas conjuntas na sua prática: a Contextualização dos conteúdos e a Interdisciplinaridade, como estímulo aos docentes para adotar práticas diferenciadas. Outro benefício dessa prática conjunta seria o de proporcionar aos estudantes uma aprendizagem significativa, dotada de crítica, reflexividade e empoderamento, numa perspectiva emancipatória voltada para a Sustentabilidade, no processo chamado de Ambientalização. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41884 10.5216/ia.v41i3.41884 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41884 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v41i3.41884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41884/22068 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 605-628 Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 605-628 Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 605-628 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763023187968 |