Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vários Autores, Vários Autores
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4243
Resumo: os estudos sobre percepção ambiental raramente tratam das vivências cotidianas, do lazer e do trabalho, que moldam os modos de viver e possibilitam a construção de concepções e de laços topofílicos que fundamentam a relação com o lugar habitado. No presente trabalho, discutimos a razão tecno-cientí- fica da modernidade e o distanciamento do mundo vivido e da natureza como conseqüências diretas das mudanças na vida e no trabalho dela derivadas, e avançamos para a descrição de uma realidade rural concreta, destacando possíveis significados da preservação da relação espaço-trabalho de moradores do entorno do Parque estadual da serra de Caldas–Goiás. Adotamos, para tanto, o referencial teórico da fenomenologia e algumas considerações antroposóficas, críticas e da educação estética.
id UFG-3_af339af4267d286edbd8087aefb63321
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/4243
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade*os estudos sobre percepção ambiental raramente tratam das vivências cotidianas, do lazer e do trabalho, que moldam os modos de viver e possibilitam a construção de concepções e de laços topofílicos que fundamentam a relação com o lugar habitado. No presente trabalho, discutimos a razão tecno-cientí- fica da modernidade e o distanciamento do mundo vivido e da natureza como conseqüências diretas das mudanças na vida e no trabalho dela derivadas, e avançamos para a descrição de uma realidade rural concreta, destacando possíveis significados da preservação da relação espaço-trabalho de moradores do entorno do Parque estadual da serra de Caldas–Goiás. Adotamos, para tanto, o referencial teórico da fenomenologia e algumas considerações antroposóficas, críticas e da educação estética.Faculdade de Educação (UFG)2008-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/424310.5216/ia.v33i1.4243Journal Inter-Ação; Vol. 33 No. 1 (2008): Educação e ecologia; 71-86Revista Inter Ação; Vol. 33 Núm. 1 (2008): Educação e ecologia; 71-86Revista Inter-Ação; v. 33 n. 1 (2008): Educação e ecologia; 71-861981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4243/4173Vários Autores, Vários Autoresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:01:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/4243Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:22.102581Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade*
title Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade*
spellingShingle Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade*
Vários Autores, Vários Autores
title_short Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade*
title_full Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade*
title_fullStr Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade*
title_full_unstemmed Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade*
title_sort Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade*
author Vários Autores, Vários Autores
author_facet Vários Autores, Vários Autores
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vários Autores, Vários Autores
description os estudos sobre percepção ambiental raramente tratam das vivências cotidianas, do lazer e do trabalho, que moldam os modos de viver e possibilitam a construção de concepções e de laços topofílicos que fundamentam a relação com o lugar habitado. No presente trabalho, discutimos a razão tecno-cientí- fica da modernidade e o distanciamento do mundo vivido e da natureza como conseqüências diretas das mudanças na vida e no trabalho dela derivadas, e avançamos para a descrição de uma realidade rural concreta, destacando possíveis significados da preservação da relação espaço-trabalho de moradores do entorno do Parque estadual da serra de Caldas–Goiás. Adotamos, para tanto, o referencial teórico da fenomenologia e algumas considerações antroposóficas, críticas e da educação estética.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4243
10.5216/ia.v33i1.4243
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4243
identifier_str_mv 10.5216/ia.v33i1.4243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4243/4173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 33 No. 1 (2008): Educação e ecologia; 71-86
Revista Inter Ação; Vol. 33 Núm. 1 (2008): Educação e ecologia; 71-86
Revista Inter-Ação; v. 33 n. 1 (2008): Educação e ecologia; 71-86
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874761496461312