Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4243 |
Resumo: | os estudos sobre percepção ambiental raramente tratam das vivências cotidianas, do lazer e do trabalho, que moldam os modos de viver e possibilitam a construção de concepções e de laços topofílicos que fundamentam a relação com o lugar habitado. No presente trabalho, discutimos a razão tecno-cientí- fica da modernidade e o distanciamento do mundo vivido e da natureza como conseqüências diretas das mudanças na vida e no trabalho dela derivadas, e avançamos para a descrição de uma realidade rural concreta, destacando possíveis significados da preservação da relação espaço-trabalho de moradores do entorno do Parque estadual da serra de Caldas–Goiás. Adotamos, para tanto, o referencial teórico da fenomenologia e algumas considerações antroposóficas, críticas e da educação estética. |
id |
UFG-3_af339af4267d286edbd8087aefb63321 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/4243 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade*os estudos sobre percepção ambiental raramente tratam das vivências cotidianas, do lazer e do trabalho, que moldam os modos de viver e possibilitam a construção de concepções e de laços topofílicos que fundamentam a relação com o lugar habitado. No presente trabalho, discutimos a razão tecno-cientí- fica da modernidade e o distanciamento do mundo vivido e da natureza como conseqüências diretas das mudanças na vida e no trabalho dela derivadas, e avançamos para a descrição de uma realidade rural concreta, destacando possíveis significados da preservação da relação espaço-trabalho de moradores do entorno do Parque estadual da serra de Caldas–Goiás. Adotamos, para tanto, o referencial teórico da fenomenologia e algumas considerações antroposóficas, críticas e da educação estética.Faculdade de Educação (UFG)2008-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/424310.5216/ia.v33i1.4243Journal Inter-Ação; Vol. 33 No. 1 (2008): Educação e ecologia; 71-86Revista Inter Ação; Vol. 33 Núm. 1 (2008): Educação e ecologia; 71-86Revista Inter-Ação; v. 33 n. 1 (2008): Educação e ecologia; 71-861981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4243/4173Vários Autores, Vários Autoresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:01:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/4243Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:22.102581Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade* |
title |
Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade* |
spellingShingle |
Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade* Vários Autores, Vários Autores |
title_short |
Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade* |
title_full |
Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade* |
title_fullStr |
Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade* |
title_full_unstemmed |
Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade* |
title_sort |
Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade* |
author |
Vários Autores, Vários Autores |
author_facet |
Vários Autores, Vários Autores |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vários Autores, Vários Autores |
description |
os estudos sobre percepção ambiental raramente tratam das vivências cotidianas, do lazer e do trabalho, que moldam os modos de viver e possibilitam a construção de concepções e de laços topofílicos que fundamentam a relação com o lugar habitado. No presente trabalho, discutimos a razão tecno-cientí- fica da modernidade e o distanciamento do mundo vivido e da natureza como conseqüências diretas das mudanças na vida e no trabalho dela derivadas, e avançamos para a descrição de uma realidade rural concreta, destacando possíveis significados da preservação da relação espaço-trabalho de moradores do entorno do Parque estadual da serra de Caldas–Goiás. Adotamos, para tanto, o referencial teórico da fenomenologia e algumas considerações antroposóficas, críticas e da educação estética. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4243 10.5216/ia.v33i1.4243 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4243 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v33i1.4243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4243/4173 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 33 No. 1 (2008): Educação e ecologia; 71-86 Revista Inter Ação; Vol. 33 Núm. 1 (2008): Educação e ecologia; 71-86 Revista Inter-Ação; v. 33 n. 1 (2008): Educação e ecologia; 71-86 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874761496461312 |