EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira Junior, Waine
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pilegi Rodrigues, Silvia de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20896
Resumo: O presente artigo busca apontar os desdobramentos do uso intensivo das novas Tecnologias da Comunicação e da Informação como instrumentos de intensificação de produtividade no modelo neoliberal sob a perspectiva das modificações no campo do trabalho, consequentemente, no perfil do trabalhador e nos caminhos para a sua formação. A elaboração de políticas públicas nesses três segmentos revela-se sob a forma de aspectos de flexibilização, com consequências importantes para a sociedade. O papel do Banco Mundial é altamente relevante dentro desse contexto, ao revelar em seus documentos diversas recomendações em campos estratégicos estruturais, principalmente dentro do domínio da educação nos países em desenvolvimento. Nesse contexto, é possível observar a forte presença de direcionadores socioeconômicos com objetivando a eficiência e a eficácia como metas gerenciais dos processos produtivos. O ensino, na modalidade a distância, quer seja pelos meios públicos ou privados, pode ocultar aspectos geradores de diferenças e desigualdades.
id UFG-3_b0bec4cf8a96950523af3907e5025795
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/20896
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃOEducaçãoTrabalhoPolíticas Públicas.O presente artigo busca apontar os desdobramentos do uso intensivo das novas Tecnologias da Comunicação e da Informação como instrumentos de intensificação de produtividade no modelo neoliberal sob a perspectiva das modificações no campo do trabalho, consequentemente, no perfil do trabalhador e nos caminhos para a sua formação. A elaboração de políticas públicas nesses três segmentos revela-se sob a forma de aspectos de flexibilização, com consequências importantes para a sociedade. O papel do Banco Mundial é altamente relevante dentro desse contexto, ao revelar em seus documentos diversas recomendações em campos estratégicos estruturais, principalmente dentro do domínio da educação nos países em desenvolvimento. Nesse contexto, é possível observar a forte presença de direcionadores socioeconômicos com objetivando a eficiência e a eficácia como metas gerenciais dos processos produtivos. O ensino, na modalidade a distância, quer seja pelos meios públicos ou privados, pode ocultar aspectos geradores de diferenças e desigualdades.Faculdade de Educação (UFG)2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2089610.5216/ia.v39i2.20896Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 397-411Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 397-411Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 397-4111981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20896/16911Teixeira Junior, WainePilegi Rodrigues, Silvia de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-30T23:40:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/20896Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:33.058613Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
title EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
spellingShingle EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Teixeira Junior, Waine
Educação
Trabalho
Políticas Públicas.
title_short EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
title_full EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
title_fullStr EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
title_sort EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
author Teixeira Junior, Waine
author_facet Teixeira Junior, Waine
Pilegi Rodrigues, Silvia de Fátima
author_role author
author2 Pilegi Rodrigues, Silvia de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira Junior, Waine
Pilegi Rodrigues, Silvia de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Trabalho
Políticas Públicas.
topic Educação
Trabalho
Políticas Públicas.
description O presente artigo busca apontar os desdobramentos do uso intensivo das novas Tecnologias da Comunicação e da Informação como instrumentos de intensificação de produtividade no modelo neoliberal sob a perspectiva das modificações no campo do trabalho, consequentemente, no perfil do trabalhador e nos caminhos para a sua formação. A elaboração de políticas públicas nesses três segmentos revela-se sob a forma de aspectos de flexibilização, com consequências importantes para a sociedade. O papel do Banco Mundial é altamente relevante dentro desse contexto, ao revelar em seus documentos diversas recomendações em campos estratégicos estruturais, principalmente dentro do domínio da educação nos países em desenvolvimento. Nesse contexto, é possível observar a forte presença de direcionadores socioeconômicos com objetivando a eficiência e a eficácia como metas gerenciais dos processos produtivos. O ensino, na modalidade a distância, quer seja pelos meios públicos ou privados, pode ocultar aspectos geradores de diferenças e desigualdades.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20896
10.5216/ia.v39i2.20896
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20896
identifier_str_mv 10.5216/ia.v39i2.20896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20896/16911
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 397-411
Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 397-411
Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 397-411
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762297573376