EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20896 |
Resumo: | O presente artigo busca apontar os desdobramentos do uso intensivo das novas Tecnologias da Comunicação e da Informação como instrumentos de intensificação de produtividade no modelo neoliberal sob a perspectiva das modificações no campo do trabalho, consequentemente, no perfil do trabalhador e nos caminhos para a sua formação. A elaboração de políticas públicas nesses três segmentos revela-se sob a forma de aspectos de flexibilização, com consequências importantes para a sociedade. O papel do Banco Mundial é altamente relevante dentro desse contexto, ao revelar em seus documentos diversas recomendações em campos estratégicos estruturais, principalmente dentro do domínio da educação nos países em desenvolvimento. Nesse contexto, é possível observar a forte presença de direcionadores socioeconômicos com objetivando a eficiência e a eficácia como metas gerenciais dos processos produtivos. O ensino, na modalidade a distância, quer seja pelos meios públicos ou privados, pode ocultar aspectos geradores de diferenças e desigualdades. |
id |
UFG-3_b0bec4cf8a96950523af3907e5025795 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/20896 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃOEducaçãoTrabalhoPolíticas Públicas.O presente artigo busca apontar os desdobramentos do uso intensivo das novas Tecnologias da Comunicação e da Informação como instrumentos de intensificação de produtividade no modelo neoliberal sob a perspectiva das modificações no campo do trabalho, consequentemente, no perfil do trabalhador e nos caminhos para a sua formação. A elaboração de políticas públicas nesses três segmentos revela-se sob a forma de aspectos de flexibilização, com consequências importantes para a sociedade. O papel do Banco Mundial é altamente relevante dentro desse contexto, ao revelar em seus documentos diversas recomendações em campos estratégicos estruturais, principalmente dentro do domínio da educação nos países em desenvolvimento. Nesse contexto, é possível observar a forte presença de direcionadores socioeconômicos com objetivando a eficiência e a eficácia como metas gerenciais dos processos produtivos. O ensino, na modalidade a distância, quer seja pelos meios públicos ou privados, pode ocultar aspectos geradores de diferenças e desigualdades.Faculdade de Educação (UFG)2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2089610.5216/ia.v39i2.20896Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 397-411Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 397-411Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 397-4111981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20896/16911Teixeira Junior, WainePilegi Rodrigues, Silvia de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-30T23:40:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/20896Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:33.058613Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO |
title |
EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Teixeira Junior, Waine Educação Trabalho Políticas Públicas. |
title_short |
EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO |
title_full |
EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO |
title_sort |
EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO |
author |
Teixeira Junior, Waine |
author_facet |
Teixeira Junior, Waine Pilegi Rodrigues, Silvia de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Pilegi Rodrigues, Silvia de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira Junior, Waine Pilegi Rodrigues, Silvia de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Trabalho Políticas Públicas. |
topic |
Educação Trabalho Políticas Públicas. |
description |
O presente artigo busca apontar os desdobramentos do uso intensivo das novas Tecnologias da Comunicação e da Informação como instrumentos de intensificação de produtividade no modelo neoliberal sob a perspectiva das modificações no campo do trabalho, consequentemente, no perfil do trabalhador e nos caminhos para a sua formação. A elaboração de políticas públicas nesses três segmentos revela-se sob a forma de aspectos de flexibilização, com consequências importantes para a sociedade. O papel do Banco Mundial é altamente relevante dentro desse contexto, ao revelar em seus documentos diversas recomendações em campos estratégicos estruturais, principalmente dentro do domínio da educação nos países em desenvolvimento. Nesse contexto, é possível observar a forte presença de direcionadores socioeconômicos com objetivando a eficiência e a eficácia como metas gerenciais dos processos produtivos. O ensino, na modalidade a distância, quer seja pelos meios públicos ou privados, pode ocultar aspectos geradores de diferenças e desigualdades. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20896 10.5216/ia.v39i2.20896 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20896 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v39i2.20896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20896/16911 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 397-411 Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 397-411 Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 397-411 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762297573376 |