MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima, Daniela da Costa Britto Pereir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28798
Resumo: Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica desenvolvida pelas autoras no Grupo de Estudos e Pesquisas Novas Tecnologias e Educação- GENTE, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, do qual participam e tem como propósito refletir sobre a possibilidade de os estudantes de Pedagogia relacionarem os diversos aspectos teóricos que envolvem as mídias com as vivências culturais que possuem com elas, para, posteriormente, pensar pedagogicamente essa relação. Esta reflexão baseia-se em um conceito múltiplo de mídias: como “meios de comunicação” e matrizes culturais; como cultura relacionada com um sistema de significados e com a imagem de construção da identidade; e como formação humana, que se estabelece na relação entre o formal e o informal e por meio das diferentes linguagens. Enfim, buscou-se refletir essa trilogia a partir da relação teoria-prática das vivências culturais midiáticas em processos de formação docente.
id UFG-3_bd9d6cd458861031a25cc17d3d3de343
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28798
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃOMídiasCultura e Formação docenteEste artigo resulta de pesquisa bibliográfica desenvolvida pelas autoras no Grupo de Estudos e Pesquisas Novas Tecnologias e Educação- GENTE, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, do qual participam e tem como propósito refletir sobre a possibilidade de os estudantes de Pedagogia relacionarem os diversos aspectos teóricos que envolvem as mídias com as vivências culturais que possuem com elas, para, posteriormente, pensar pedagogicamente essa relação. Esta reflexão baseia-se em um conceito múltiplo de mídias: como “meios de comunicação” e matrizes culturais; como cultura relacionada com um sistema de significados e com a imagem de construção da identidade; e como formação humana, que se estabelece na relação entre o formal e o informal e por meio das diferentes linguagens. Enfim, buscou-se refletir essa trilogia a partir da relação teoria-prática das vivências culturais midiáticas em processos de formação docente.Faculdade de Educação (UFG)2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2879810.5216/ia.v39i3.28798Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 479-491Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 479-491Revista Inter-Ação; v. 39 n. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 479-4911981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28798/17719Rodrigues, Cleide Aparecida CarvalhoLima, Daniela da Costa Britto Pereirinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-24T16:24:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/28798Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:36.428482Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO
title MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO
spellingShingle MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO
Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho
Mídias
Cultura e Formação docente
title_short MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO
title_full MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO
title_fullStr MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO
title_full_unstemmed MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO
title_sort MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO
author Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho
author_facet Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho
Lima, Daniela da Costa Britto Pereir
author_role author
author2 Lima, Daniela da Costa Britto Pereir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho
Lima, Daniela da Costa Britto Pereir
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias
Cultura e Formação docente
topic Mídias
Cultura e Formação docente
description Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica desenvolvida pelas autoras no Grupo de Estudos e Pesquisas Novas Tecnologias e Educação- GENTE, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, do qual participam e tem como propósito refletir sobre a possibilidade de os estudantes de Pedagogia relacionarem os diversos aspectos teóricos que envolvem as mídias com as vivências culturais que possuem com elas, para, posteriormente, pensar pedagogicamente essa relação. Esta reflexão baseia-se em um conceito múltiplo de mídias: como “meios de comunicação” e matrizes culturais; como cultura relacionada com um sistema de significados e com a imagem de construção da identidade; e como formação humana, que se estabelece na relação entre o formal e o informal e por meio das diferentes linguagens. Enfim, buscou-se refletir essa trilogia a partir da relação teoria-prática das vivências culturais midiáticas em processos de formação docente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28798
10.5216/ia.v39i3.28798
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28798
identifier_str_mv 10.5216/ia.v39i3.28798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28798/17719
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 479-491
Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 479-491
Revista Inter-Ação; v. 39 n. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 479-491
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762622631936