MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28798 |
Resumo: | Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica desenvolvida pelas autoras no Grupo de Estudos e Pesquisas Novas Tecnologias e Educação- GENTE, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, do qual participam e tem como propósito refletir sobre a possibilidade de os estudantes de Pedagogia relacionarem os diversos aspectos teóricos que envolvem as mídias com as vivências culturais que possuem com elas, para, posteriormente, pensar pedagogicamente essa relação. Esta reflexão baseia-se em um conceito múltiplo de mídias: como “meios de comunicação” e matrizes culturais; como cultura relacionada com um sistema de significados e com a imagem de construção da identidade; e como formação humana, que se estabelece na relação entre o formal e o informal e por meio das diferentes linguagens. Enfim, buscou-se refletir essa trilogia a partir da relação teoria-prática das vivências culturais midiáticas em processos de formação docente. |
id |
UFG-3_bd9d6cd458861031a25cc17d3d3de343 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28798 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃOMídiasCultura e Formação docenteEste artigo resulta de pesquisa bibliográfica desenvolvida pelas autoras no Grupo de Estudos e Pesquisas Novas Tecnologias e Educação- GENTE, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, do qual participam e tem como propósito refletir sobre a possibilidade de os estudantes de Pedagogia relacionarem os diversos aspectos teóricos que envolvem as mídias com as vivências culturais que possuem com elas, para, posteriormente, pensar pedagogicamente essa relação. Esta reflexão baseia-se em um conceito múltiplo de mídias: como “meios de comunicação” e matrizes culturais; como cultura relacionada com um sistema de significados e com a imagem de construção da identidade; e como formação humana, que se estabelece na relação entre o formal e o informal e por meio das diferentes linguagens. Enfim, buscou-se refletir essa trilogia a partir da relação teoria-prática das vivências culturais midiáticas em processos de formação docente.Faculdade de Educação (UFG)2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2879810.5216/ia.v39i3.28798Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 479-491Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 479-491Revista Inter-Ação; v. 39 n. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 479-4911981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28798/17719Rodrigues, Cleide Aparecida CarvalhoLima, Daniela da Costa Britto Pereirinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-24T16:24:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/28798Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:36.428482Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO |
title |
MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO |
spellingShingle |
MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho Mídias Cultura e Formação docente |
title_short |
MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO |
title_full |
MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO |
title_fullStr |
MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO |
title_sort |
MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO |
author |
Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho |
author_facet |
Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho Lima, Daniela da Costa Britto Pereir |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Daniela da Costa Britto Pereir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho Lima, Daniela da Costa Britto Pereir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídias Cultura e Formação docente |
topic |
Mídias Cultura e Formação docente |
description |
Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica desenvolvida pelas autoras no Grupo de Estudos e Pesquisas Novas Tecnologias e Educação- GENTE, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, do qual participam e tem como propósito refletir sobre a possibilidade de os estudantes de Pedagogia relacionarem os diversos aspectos teóricos que envolvem as mídias com as vivências culturais que possuem com elas, para, posteriormente, pensar pedagogicamente essa relação. Esta reflexão baseia-se em um conceito múltiplo de mídias: como “meios de comunicação” e matrizes culturais; como cultura relacionada com um sistema de significados e com a imagem de construção da identidade; e como formação humana, que se estabelece na relação entre o formal e o informal e por meio das diferentes linguagens. Enfim, buscou-se refletir essa trilogia a partir da relação teoria-prática das vivências culturais midiáticas em processos de formação docente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28798 10.5216/ia.v39i3.28798 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28798 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v39i3.28798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28798/17719 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 479-491 Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 479-491 Revista Inter-Ação; v. 39 n. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 479-491 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762622631936 |