EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanolla, Sílvia Rosa da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31710
Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar a complexa relação entre a Educação e a Psicanálise à luz da teoria crítica adorniana. O debate se pauta epistemologicamente pelos conceitos de sujeito e objeto, materialismo e idealismo, subjetividade e objetividade. A proposta considera contribuições de importantes pensadores da teoria do conhecimento como Kant, Marx e Freud na interface com a cultura e a educação. Estabelece-se como discussão pertinente ao objeto os conceitos-chave: crítica, autocrítica, consciência, autonomia e humanização.
id UFG-3_d7f3f05ce81a24e4723ce95442bff444
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/31710
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURAEducaçãoPsicanáliseTeoria críticaTeoria adornianaO objetivo desse trabalho é analisar a complexa relação entre a Educação e a Psicanálise à luz da teoria crítica adorniana. O debate se pauta epistemologicamente pelos conceitos de sujeito e objeto, materialismo e idealismo, subjetividade e objetividade. A proposta considera contribuições de importantes pensadores da teoria do conhecimento como Kant, Marx e Freud na interface com a cultura e a educação. Estabelece-se como discussão pertinente ao objeto os conceitos-chave: crítica, autocrítica, consciência, autonomia e humanização.Faculdade de Educação (UFG)2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3171010.5216/ia.v39i2.31710Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 311-327Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 311-327Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 311-3271981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31710/16907Zanolla, Sílvia Rosa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-30T23:40:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/31710Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:38.805523Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA
title EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA
spellingShingle EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA
Zanolla, Sílvia Rosa da Silva
Educação
Psicanálise
Teoria crítica
Teoria adorniana
title_short EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA
title_full EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA
title_fullStr EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA
title_sort EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA
author Zanolla, Sílvia Rosa da Silva
author_facet Zanolla, Sílvia Rosa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanolla, Sílvia Rosa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Psicanálise
Teoria crítica
Teoria adorniana
topic Educação
Psicanálise
Teoria crítica
Teoria adorniana
description O objetivo desse trabalho é analisar a complexa relação entre a Educação e a Psicanálise à luz da teoria crítica adorniana. O debate se pauta epistemologicamente pelos conceitos de sujeito e objeto, materialismo e idealismo, subjetividade e objetividade. A proposta considera contribuições de importantes pensadores da teoria do conhecimento como Kant, Marx e Freud na interface com a cultura e a educação. Estabelece-se como discussão pertinente ao objeto os conceitos-chave: crítica, autocrítica, consciência, autonomia e humanização.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31710
10.5216/ia.v39i2.31710
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31710
identifier_str_mv 10.5216/ia.v39i2.31710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31710/16907
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 311-327
Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 311-327
Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 311-327
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762662477824