EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31710 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é analisar a complexa relação entre a Educação e a Psicanálise à luz da teoria crítica adorniana. O debate se pauta epistemologicamente pelos conceitos de sujeito e objeto, materialismo e idealismo, subjetividade e objetividade. A proposta considera contribuições de importantes pensadores da teoria do conhecimento como Kant, Marx e Freud na interface com a cultura e a educação. Estabelece-se como discussão pertinente ao objeto os conceitos-chave: crítica, autocrítica, consciência, autonomia e humanização. |
id |
UFG-3_d7f3f05ce81a24e4723ce95442bff444 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/31710 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURAEducaçãoPsicanáliseTeoria críticaTeoria adornianaO objetivo desse trabalho é analisar a complexa relação entre a Educação e a Psicanálise à luz da teoria crítica adorniana. O debate se pauta epistemologicamente pelos conceitos de sujeito e objeto, materialismo e idealismo, subjetividade e objetividade. A proposta considera contribuições de importantes pensadores da teoria do conhecimento como Kant, Marx e Freud na interface com a cultura e a educação. Estabelece-se como discussão pertinente ao objeto os conceitos-chave: crítica, autocrítica, consciência, autonomia e humanização.Faculdade de Educação (UFG)2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3171010.5216/ia.v39i2.31710Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 311-327Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 311-327Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 311-3271981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31710/16907Zanolla, Sílvia Rosa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-30T23:40:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/31710Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:38.805523Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA |
title |
EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA Zanolla, Sílvia Rosa da Silva Educação Psicanálise Teoria crítica Teoria adorniana |
title_short |
EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA |
title_full |
EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA |
title_sort |
EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE EM ADORNO - A (RE)VERSÃO APOLOGÉTICA DA CULTURA |
author |
Zanolla, Sílvia Rosa da Silva |
author_facet |
Zanolla, Sílvia Rosa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanolla, Sílvia Rosa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Psicanálise Teoria crítica Teoria adorniana |
topic |
Educação Psicanálise Teoria crítica Teoria adorniana |
description |
O objetivo desse trabalho é analisar a complexa relação entre a Educação e a Psicanálise à luz da teoria crítica adorniana. O debate se pauta epistemologicamente pelos conceitos de sujeito e objeto, materialismo e idealismo, subjetividade e objetividade. A proposta considera contribuições de importantes pensadores da teoria do conhecimento como Kant, Marx e Freud na interface com a cultura e a educação. Estabelece-se como discussão pertinente ao objeto os conceitos-chave: crítica, autocrítica, consciência, autonomia e humanização. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31710 10.5216/ia.v39i2.31710 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31710 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v39i2.31710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31710/16907 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 311-327 Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 311-327 Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 311-327 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762662477824 |