O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Álcio Crisóstomo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maia, Júlio César Apolinário, Silva, Lana Kayne Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56889
Resumo: This study calls into question the establishing process an effective interdisciplinary dialogue between teacher training courses and partner institutions in Supervised Curricular projects. Through the historical movement analysis of legal mechanisms that impose the Supervised Curricular Internships obligatoriness in community schools, we try to show the challenges for the construction of this interlocution. It’s structured from the three constituent moments of the Action Research: thematization – exposition moment of the theoretical reference; research – speculative moment or the work plan experimentation and action dialogical synthesis – moment demonstrative of the investigation result.
id UFG-3_e0feda89c40684bcb50a48a61791b56e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/56889
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL”This study calls into question the establishing process an effective interdisciplinary dialogue between teacher training courses and partner institutions in Supervised Curricular projects. Through the historical movement analysis of legal mechanisms that impose the Supervised Curricular Internships obligatoriness in community schools, we try to show the challenges for the construction of this interlocution. It’s structured from the three constituent moments of the Action Research: thematization – exposition moment of the theoretical reference; research – speculative moment or the work plan experimentation and action dialogical synthesis – moment demonstrative of the investigation result.Este estudio pone en cuestión el proceso de establecimiento de un efectivo diálogo interdisciplinario entre los cursos de formación de profesores y las instituciones de educación básica asociadas en los proyectos de Pasantías Curriculares Supervisadas. Por medio del análisis del movimiento histórico de los mecanismos legales que instituyen la obligatoriedad de la organización de Pasantías Curriculares Supervisadas en escuelas de la comunidad, se intenta mostrar los desafíos para la construcción de esa interlocución. Se estructura a partir de los tres momentos constituyentes de la Investigación Acción: tematización – momento de exposición del referencial teórico; investigación – momento especulativo o de experimentación del plan de trabajo y síntesis dialógica de la acción – momento demostrativo del resultado de la investigación.Este estudo coloca em questão o processo de instituição de um efetivo diálogo interdisciplinar entre os cursos de formação de professores e as instituições de educação básica parceiras nos projetos de Estágios Curriculares Supervisionados. Por meio da análise do movimento histórico dos mecanismos legais que instituem a obrigatoriedade da organização de Estágios Curriculares Supervisionados em escolas da comunidade, intenta-se mostrar os desafios para a construção dessa interlocução. Estrutura-se a partir dos três momentos constituintes da Pesquisa-ação: tematização: momento de exposição do referencial teórico; investigação: momento especulativo ou de experimentação do plano de trabalho e síntese dialógica da ação: momento demonstrativo do resultado da investigação.Faculdade de Educação (UFG)2020-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5688910.5216/ia.v44i3.56889Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 711-726Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 711-726Revista Inter-Ação; v. 44 n. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 711-7261981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56889/34185Copyright (c) 2020 Álcio Crisóstomo Magalhães, Dr., Júlio César Apolinário Maia, Lana Kayne Pereira Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Álcio CrisóstomoMaia, Júlio César ApolinárioSilva, Lana Kayne Pereira2020-02-29T23:45:21Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56889Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:53.894983Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL”
title O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL”
spellingShingle O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL”
Magalhães, Álcio Crisóstomo
title_short O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL”
title_full O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL”
title_fullStr O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL”
title_full_unstemmed O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL”
title_sort O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL”
author Magalhães, Álcio Crisóstomo
author_facet Magalhães, Álcio Crisóstomo
Maia, Júlio César Apolinário
Silva, Lana Kayne Pereira
author_role author
author2 Maia, Júlio César Apolinário
Silva, Lana Kayne Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Álcio Crisóstomo
Maia, Júlio César Apolinário
Silva, Lana Kayne Pereira
description This study calls into question the establishing process an effective interdisciplinary dialogue between teacher training courses and partner institutions in Supervised Curricular projects. Through the historical movement analysis of legal mechanisms that impose the Supervised Curricular Internships obligatoriness in community schools, we try to show the challenges for the construction of this interlocution. It’s structured from the three constituent moments of the Action Research: thematization – exposition moment of the theoretical reference; research – speculative moment or the work plan experimentation and action dialogical synthesis – moment demonstrative of the investigation result.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56889
10.5216/ia.v44i3.56889
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56889
identifier_str_mv 10.5216/ia.v44i3.56889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56889/34185
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 711-726
Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 711-726
Revista Inter-Ação; v. 44 n. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 711-726
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763562156032