O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56889 |
Resumo: | This study calls into question the establishing process an effective interdisciplinary dialogue between teacher training courses and partner institutions in Supervised Curricular projects. Through the historical movement analysis of legal mechanisms that impose the Supervised Curricular Internships obligatoriness in community schools, we try to show the challenges for the construction of this interlocution. It’s structured from the three constituent moments of the Action Research: thematization – exposition moment of the theoretical reference; research – speculative moment or the work plan experimentation and action dialogical synthesis – moment demonstrative of the investigation result. |
id |
UFG-3_e0feda89c40684bcb50a48a61791b56e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/56889 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL”This study calls into question the establishing process an effective interdisciplinary dialogue between teacher training courses and partner institutions in Supervised Curricular projects. Through the historical movement analysis of legal mechanisms that impose the Supervised Curricular Internships obligatoriness in community schools, we try to show the challenges for the construction of this interlocution. It’s structured from the three constituent moments of the Action Research: thematization – exposition moment of the theoretical reference; research – speculative moment or the work plan experimentation and action dialogical synthesis – moment demonstrative of the investigation result.Este estudio pone en cuestión el proceso de establecimiento de un efectivo diálogo interdisciplinario entre los cursos de formación de profesores y las instituciones de educación básica asociadas en los proyectos de Pasantías Curriculares Supervisadas. Por medio del análisis del movimiento histórico de los mecanismos legales que instituyen la obligatoriedad de la organización de Pasantías Curriculares Supervisadas en escuelas de la comunidad, se intenta mostrar los desafíos para la construcción de esa interlocución. Se estructura a partir de los tres momentos constituyentes de la Investigación Acción: tematización – momento de exposición del referencial teórico; investigación – momento especulativo o de experimentación del plan de trabajo y síntesis dialógica de la acción – momento demostrativo del resultado de la investigación.Este estudo coloca em questão o processo de instituição de um efetivo diálogo interdisciplinar entre os cursos de formação de professores e as instituições de educação básica parceiras nos projetos de Estágios Curriculares Supervisionados. Por meio da análise do movimento histórico dos mecanismos legais que instituem a obrigatoriedade da organização de Estágios Curriculares Supervisionados em escolas da comunidade, intenta-se mostrar os desafios para a construção dessa interlocução. Estrutura-se a partir dos três momentos constituintes da Pesquisa-ação: tematização: momento de exposição do referencial teórico; investigação: momento especulativo ou de experimentação do plano de trabalho e síntese dialógica da ação: momento demonstrativo do resultado da investigação.Faculdade de Educação (UFG)2020-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5688910.5216/ia.v44i3.56889Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 711-726Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 711-726Revista Inter-Ação; v. 44 n. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 711-7261981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56889/34185Copyright (c) 2020 Álcio Crisóstomo Magalhães, Dr., Júlio César Apolinário Maia, Lana Kayne Pereira Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Álcio CrisóstomoMaia, Júlio César ApolinárioSilva, Lana Kayne Pereira2020-02-29T23:45:21Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56889Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:53.894983Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL” |
title |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL” |
spellingShingle |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL” Magalhães, Álcio Crisóstomo |
title_short |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL” |
title_full |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL” |
title_fullStr |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL” |
title_full_unstemmed |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL” |
title_sort |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL” |
author |
Magalhães, Álcio Crisóstomo |
author_facet |
Magalhães, Álcio Crisóstomo Maia, Júlio César Apolinário Silva, Lana Kayne Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Júlio César Apolinário Silva, Lana Kayne Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Álcio Crisóstomo Maia, Júlio César Apolinário Silva, Lana Kayne Pereira |
description |
This study calls into question the establishing process an effective interdisciplinary dialogue between teacher training courses and partner institutions in Supervised Curricular projects. Through the historical movement analysis of legal mechanisms that impose the Supervised Curricular Internships obligatoriness in community schools, we try to show the challenges for the construction of this interlocution. It’s structured from the three constituent moments of the Action Research: thematization – exposition moment of the theoretical reference; research – speculative moment or the work plan experimentation and action dialogical synthesis – moment demonstrative of the investigation result. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56889 10.5216/ia.v44i3.56889 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56889 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v44i3.56889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56889/34185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 711-726 Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 711-726 Revista Inter-Ação; v. 44 n. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 711-726 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763562156032 |