DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Faria, Adriana Horta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sarat, Magda, Montiel, Larissa Wayhs Trein
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48958
Resumo: O objetivo deste artigo, busca verificar e analisar as implicações do conceito de gênero na trajetória docente de um professor que lecionou para crianças, em um espaço que se constituiu majoritariamente como feminino ao longo do século XX. A opção metodológica foi a História Oral temática produzindo uma documentação a partir das memórias deste professor. As memórias de sua trajetória docente serão analisadas à luz das teorias de Norbert Elias e bibliografia da temática. Tais perspectivas nos permitem apontar que no espaço escolar percebemos redes de dependência, interdependência e poder sempre presentes nas relações de gênero, envolvendo os docentes e suas trajetórias profissionais.
id UFG-3_e62c7a1b938c73ce9f1c2cc6a060529a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/48958
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIAO objetivo deste artigo, busca verificar e analisar as implicações do conceito de gênero na trajetória docente de um professor que lecionou para crianças, em um espaço que se constituiu majoritariamente como feminino ao longo do século XX. A opção metodológica foi a História Oral temática produzindo uma documentação a partir das memórias deste professor. As memórias de sua trajetória docente serão analisadas à luz das teorias de Norbert Elias e bibliografia da temática. Tais perspectivas nos permitem apontar que no espaço escolar percebemos redes de dependência, interdependência e poder sempre presentes nas relações de gênero, envolvendo os docentes e suas trajetórias profissionais.Faculdade de Educação (UFG)2019-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4895810.5216/ia.v44i1.48958Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 227-242Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 227-242Revista Inter-Ação; v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 227-2421981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48958/33084Copyright (c) 2019 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Faria, Adriana HortaSarat, MagdaMontiel, Larissa Wayhs Trein2020-03-01T02:34:31Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48958Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:48.013778Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
title DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
spellingShingle DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
de Faria, Adriana Horta
title_short DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
title_full DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
title_fullStr DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
title_full_unstemmed DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
title_sort DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
author de Faria, Adriana Horta
author_facet de Faria, Adriana Horta
Sarat, Magda
Montiel, Larissa Wayhs Trein
author_role author
author2 Sarat, Magda
Montiel, Larissa Wayhs Trein
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Faria, Adriana Horta
Sarat, Magda
Montiel, Larissa Wayhs Trein
description O objetivo deste artigo, busca verificar e analisar as implicações do conceito de gênero na trajetória docente de um professor que lecionou para crianças, em um espaço que se constituiu majoritariamente como feminino ao longo do século XX. A opção metodológica foi a História Oral temática produzindo uma documentação a partir das memórias deste professor. As memórias de sua trajetória docente serão analisadas à luz das teorias de Norbert Elias e bibliografia da temática. Tais perspectivas nos permitem apontar que no espaço escolar percebemos redes de dependência, interdependência e poder sempre presentes nas relações de gênero, envolvendo os docentes e suas trajetórias profissionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48958
10.5216/ia.v44i1.48958
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48958
identifier_str_mv 10.5216/ia.v44i1.48958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48958/33084
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 227-242
Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 227-242
Revista Inter-Ação; v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 227-242
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763125948416