DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48958 |
Resumo: | O objetivo deste artigo, busca verificar e analisar as implicações do conceito de gênero na trajetória docente de um professor que lecionou para crianças, em um espaço que se constituiu majoritariamente como feminino ao longo do século XX. A opção metodológica foi a História Oral temática produzindo uma documentação a partir das memórias deste professor. As memórias de sua trajetória docente serão analisadas à luz das teorias de Norbert Elias e bibliografia da temática. Tais perspectivas nos permitem apontar que no espaço escolar percebemos redes de dependência, interdependência e poder sempre presentes nas relações de gênero, envolvendo os docentes e suas trajetórias profissionais. |
id |
UFG-3_e62c7a1b938c73ce9f1c2cc6a060529a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/48958 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIAO objetivo deste artigo, busca verificar e analisar as implicações do conceito de gênero na trajetória docente de um professor que lecionou para crianças, em um espaço que se constituiu majoritariamente como feminino ao longo do século XX. A opção metodológica foi a História Oral temática produzindo uma documentação a partir das memórias deste professor. As memórias de sua trajetória docente serão analisadas à luz das teorias de Norbert Elias e bibliografia da temática. Tais perspectivas nos permitem apontar que no espaço escolar percebemos redes de dependência, interdependência e poder sempre presentes nas relações de gênero, envolvendo os docentes e suas trajetórias profissionais.Faculdade de Educação (UFG)2019-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4895810.5216/ia.v44i1.48958Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 227-242Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 227-242Revista Inter-Ação; v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 227-2421981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48958/33084Copyright (c) 2019 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Faria, Adriana HortaSarat, MagdaMontiel, Larissa Wayhs Trein2020-03-01T02:34:31Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48958Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:48.013778Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA |
title |
DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA |
spellingShingle |
DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA de Faria, Adriana Horta |
title_short |
DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA |
title_full |
DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA |
title_fullStr |
DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA |
title_full_unstemmed |
DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA |
title_sort |
DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA |
author |
de Faria, Adriana Horta |
author_facet |
de Faria, Adriana Horta Sarat, Magda Montiel, Larissa Wayhs Trein |
author_role |
author |
author2 |
Sarat, Magda Montiel, Larissa Wayhs Trein |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Faria, Adriana Horta Sarat, Magda Montiel, Larissa Wayhs Trein |
description |
O objetivo deste artigo, busca verificar e analisar as implicações do conceito de gênero na trajetória docente de um professor que lecionou para crianças, em um espaço que se constituiu majoritariamente como feminino ao longo do século XX. A opção metodológica foi a História Oral temática produzindo uma documentação a partir das memórias deste professor. As memórias de sua trajetória docente serão analisadas à luz das teorias de Norbert Elias e bibliografia da temática. Tais perspectivas nos permitem apontar que no espaço escolar percebemos redes de dependência, interdependência e poder sempre presentes nas relações de gênero, envolvendo os docentes e suas trajetórias profissionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48958 10.5216/ia.v44i1.48958 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48958 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v44i1.48958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48958/33084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 227-242 Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 227-242 Revista Inter-Ação; v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 227-242 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763125948416 |