Docência na educação infantil : um lugar gênero? - Estudo de caso sobre docência masculina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Danielle Silveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181820
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem o objetivo de analisar como a docência do profissional do sexo masculino acontece na Educação Infantil e de que modo esta atuação é percebida a partir de diferentes óticas (docentes, acadêmicos e gestoras). O problema de pesquisa parte da dificuldade em compreender a complexidade e o lugar de gênero na docência no espaço da Educação Infantil. Isto é, como os professores, gestoras e acadêmicos concebem o lugar da docência a partir de um diferencial de gênero (masculino). A metodologia adotada foi através de entrevistas direcionadas e análise do discurso de nove entrevistados, sendo eles: três professores homens, três acadêmicos do curso de pedagogia e três gestoras que atuam em escolas de Educação Infantil. Como aporte teórico para realizar as análises, foram utilizadas as seguintes autoras: Flores (2000), Sayão (2005), Felipe (2006) e Jaeger e Jacques (2017). As categorias de análise foram construídas a partir dos discursos, e, aquela que mais se evidenciou diz respeito à concepção histórica reiterando que maternagem e cuidado ainda são fatores que concorrem para uma atuação docente na Educação Infantil predominantemente feminina.
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