Narrativas de professoras alfabetizadoras: tornar-se docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carla Shirley Vidal
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27021
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo conhecer os fatores que influenciaram na construção do ser docente de alfabetizadoras. Pretendemos, com essa análise, entender que fatores influenciaram na escolha pela profissão e quais experiências práticas foram mais significativas. Identificamos os problemas enfrentados, bem como os métodos utilizados no período em que as professoras foram alfabetizadas e confrontamos com as práticas pedagógicas empregadas atualmente. Escolhemos como orientação metodológica a abordagem biográfica de pesquisa, e utilizamos como material de análise, as narrativas de seis professoras alfabetizadoras do Estado do Ceará. Tomamos como referência teórica os estudos realizados por Cunha (1997), Kramer e Souza (1996), Passos (2007), entre outros. Nos depoimentos, as professoras revelaram a influência da família e da cultura e as circunstâncias que as fizeram ser as professoras que são. Vimos, em alguns casos, que não houve propriamente uma escolha em relação à profissão. As professoras descreveram a sua busca pela profissionalização, seus sentimentos sobre a culpa e responsabilidades que recai sobre esse profissional e a necessidade de adequação dos currículos dos cursos de formação de professores visando formar alfabetizadores.
id UFC-7_90ca9f3218b7bdf89e09b09ce2a7963b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/27021
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Narrativas de professoras alfabetizadoras: tornar-se docenteNarrativas de formaçãoAlfabetizadoraPrática docenteO presente trabalho tem por objetivo conhecer os fatores que influenciaram na construção do ser docente de alfabetizadoras. Pretendemos, com essa análise, entender que fatores influenciaram na escolha pela profissão e quais experiências práticas foram mais significativas. Identificamos os problemas enfrentados, bem como os métodos utilizados no período em que as professoras foram alfabetizadas e confrontamos com as práticas pedagógicas empregadas atualmente. Escolhemos como orientação metodológica a abordagem biográfica de pesquisa, e utilizamos como material de análise, as narrativas de seis professoras alfabetizadoras do Estado do Ceará. Tomamos como referência teórica os estudos realizados por Cunha (1997), Kramer e Souza (1996), Passos (2007), entre outros. Nos depoimentos, as professoras revelaram a influência da família e da cultura e as circunstâncias que as fizeram ser as professoras que são. Vimos, em alguns casos, que não houve propriamente uma escolha em relação à profissão. As professoras descreveram a sua busca pela profissionalização, seus sentimentos sobre a culpa e responsabilidades que recai sobre esse profissional e a necessidade de adequação dos currículos dos cursos de formação de professores visando formar alfabetizadores.Olinda, Ercília Maria Braga deOliveira, Carla Shirley Vidal2017-10-30T18:13:47Z2017-10-30T18:13:47Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Carla Shirley Vidal. Narrativas de professoras alfabetizadoras: tornar-se docente. 2013. 71f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27021porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-20T19:17:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/27021Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:10.482396Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de professoras alfabetizadoras: tornar-se docente
title Narrativas de professoras alfabetizadoras: tornar-se docente
spellingShingle Narrativas de professoras alfabetizadoras: tornar-se docente
Oliveira, Carla Shirley Vidal
Narrativas de formação
Alfabetizadora
Prática docente
title_short Narrativas de professoras alfabetizadoras: tornar-se docente
title_full Narrativas de professoras alfabetizadoras: tornar-se docente
title_fullStr Narrativas de professoras alfabetizadoras: tornar-se docente
title_full_unstemmed Narrativas de professoras alfabetizadoras: tornar-se docente
title_sort Narrativas de professoras alfabetizadoras: tornar-se docente
author Oliveira, Carla Shirley Vidal
author_facet Oliveira, Carla Shirley Vidal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Olinda, Ercília Maria Braga de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carla Shirley Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas de formação
Alfabetizadora
Prática docente
topic Narrativas de formação
Alfabetizadora
Prática docente
description O presente trabalho tem por objetivo conhecer os fatores que influenciaram na construção do ser docente de alfabetizadoras. Pretendemos, com essa análise, entender que fatores influenciaram na escolha pela profissão e quais experiências práticas foram mais significativas. Identificamos os problemas enfrentados, bem como os métodos utilizados no período em que as professoras foram alfabetizadas e confrontamos com as práticas pedagógicas empregadas atualmente. Escolhemos como orientação metodológica a abordagem biográfica de pesquisa, e utilizamos como material de análise, as narrativas de seis professoras alfabetizadoras do Estado do Ceará. Tomamos como referência teórica os estudos realizados por Cunha (1997), Kramer e Souza (1996), Passos (2007), entre outros. Nos depoimentos, as professoras revelaram a influência da família e da cultura e as circunstâncias que as fizeram ser as professoras que são. Vimos, em alguns casos, que não houve propriamente uma escolha em relação à profissão. As professoras descreveram a sua busca pela profissionalização, seus sentimentos sobre a culpa e responsabilidades que recai sobre esse profissional e a necessidade de adequação dos currículos dos cursos de formação de professores visando formar alfabetizadores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-10-30T18:13:47Z
2017-10-30T18:13:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Carla Shirley Vidal. Narrativas de professoras alfabetizadoras: tornar-se docente. 2013. 71f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27021
identifier_str_mv OLIVEIRA, Carla Shirley Vidal. Narrativas de professoras alfabetizadoras: tornar-se docente. 2013. 71f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028879209594880