A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas Machado, Érico
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40790
Resumo: Este trabalho apresenta as análises de parte dos dados levantados para realização da pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar o processo de internacionalização e de consolidação da Pedagogia Social como área de conhecimento das Ciências da Educação na Espanha e o processo, mais recente, de construção da Pedagogia Social no Brasil. Ambos os países buscam compreender a Pedagogia Social como a abordagem científica para a Educação Social. A pesquisa se configura como qualitativa, com uma abordagem comparativa, e que adicionalmente, utiliza a perspectiva da triangulação de metodologias. As constatações identificam a constituição de uma perspectiva própria de Pedagogia Social pautada na Educação Popular do contexto latino-americano. 
id UFG-3_f4e15b264db6fad7d3aeae09a6c4b290
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/40790
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIALEducação PopularEducação SocialPedagogia SocialAmérica LatinaEste trabalho apresenta as análises de parte dos dados levantados para realização da pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar o processo de internacionalização e de consolidação da Pedagogia Social como área de conhecimento das Ciências da Educação na Espanha e o processo, mais recente, de construção da Pedagogia Social no Brasil. Ambos os países buscam compreender a Pedagogia Social como a abordagem científica para a Educação Social. A pesquisa se configura como qualitativa, com uma abordagem comparativa, e que adicionalmente, utiliza a perspectiva da triangulação de metodologias. As constatações identificam a constituição de uma perspectiva própria de Pedagogia Social pautada na Educação Popular do contexto latino-americano. Faculdade de Educação (UFG)2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4079010.5216/ia.v41i3.40790Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 705-724Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 705-724Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 705-7241981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40790/22072Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibas Machado, Érico2016-12-20T08:59:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/40790Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:42.250068Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL
title A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL
spellingShingle A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL
Ribas Machado, Érico
Educação Popular
Educação Social
Pedagogia Social
América Latina
title_short A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL
title_full A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL
title_fullStr A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL
title_sort A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL
author Ribas Machado, Érico
author_facet Ribas Machado, Érico
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas Machado, Érico
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Popular
Educação Social
Pedagogia Social
América Latina
topic Educação Popular
Educação Social
Pedagogia Social
América Latina
description Este trabalho apresenta as análises de parte dos dados levantados para realização da pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar o processo de internacionalização e de consolidação da Pedagogia Social como área de conhecimento das Ciências da Educação na Espanha e o processo, mais recente, de construção da Pedagogia Social no Brasil. Ambos os países buscam compreender a Pedagogia Social como a abordagem científica para a Educação Social. A pesquisa se configura como qualitativa, com uma abordagem comparativa, e que adicionalmente, utiliza a perspectiva da triangulação de metodologias. As constatações identificam a constituição de uma perspectiva própria de Pedagogia Social pautada na Educação Popular do contexto latino-americano. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40790
10.5216/ia.v41i3.40790
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40790
identifier_str_mv 10.5216/ia.v41i3.40790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40790/22072
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 705-724
Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 705-724
Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 705-724
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763000119296