A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40790 |
Resumo: | Este trabalho apresenta as análises de parte dos dados levantados para realização da pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar o processo de internacionalização e de consolidação da Pedagogia Social como área de conhecimento das Ciências da Educação na Espanha e o processo, mais recente, de construção da Pedagogia Social no Brasil. Ambos os países buscam compreender a Pedagogia Social como a abordagem científica para a Educação Social. A pesquisa se configura como qualitativa, com uma abordagem comparativa, e que adicionalmente, utiliza a perspectiva da triangulação de metodologias. As constatações identificam a constituição de uma perspectiva própria de Pedagogia Social pautada na Educação Popular do contexto latino-americano. |
id |
UFG-3_f4e15b264db6fad7d3aeae09a6c4b290 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/40790 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIALEducação PopularEducação SocialPedagogia SocialAmérica LatinaEste trabalho apresenta as análises de parte dos dados levantados para realização da pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar o processo de internacionalização e de consolidação da Pedagogia Social como área de conhecimento das Ciências da Educação na Espanha e o processo, mais recente, de construção da Pedagogia Social no Brasil. Ambos os países buscam compreender a Pedagogia Social como a abordagem científica para a Educação Social. A pesquisa se configura como qualitativa, com uma abordagem comparativa, e que adicionalmente, utiliza a perspectiva da triangulação de metodologias. As constatações identificam a constituição de uma perspectiva própria de Pedagogia Social pautada na Educação Popular do contexto latino-americano. Faculdade de Educação (UFG)2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4079010.5216/ia.v41i3.40790Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 705-724Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 705-724Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 705-7241981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40790/22072Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibas Machado, Érico2016-12-20T08:59:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/40790Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:42.250068Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL |
title |
A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL Ribas Machado, Érico Educação Popular Educação Social Pedagogia Social América Latina |
title_short |
A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL |
title_full |
A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL |
title_sort |
A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL |
author |
Ribas Machado, Érico |
author_facet |
Ribas Machado, Érico |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribas Machado, Érico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Popular Educação Social Pedagogia Social América Latina |
topic |
Educação Popular Educação Social Pedagogia Social América Latina |
description |
Este trabalho apresenta as análises de parte dos dados levantados para realização da pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar o processo de internacionalização e de consolidação da Pedagogia Social como área de conhecimento das Ciências da Educação na Espanha e o processo, mais recente, de construção da Pedagogia Social no Brasil. Ambos os países buscam compreender a Pedagogia Social como a abordagem científica para a Educação Social. A pesquisa se configura como qualitativa, com uma abordagem comparativa, e que adicionalmente, utiliza a perspectiva da triangulação de metodologias. As constatações identificam a constituição de uma perspectiva própria de Pedagogia Social pautada na Educação Popular do contexto latino-americano. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40790 10.5216/ia.v41i3.40790 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40790 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v41i3.40790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40790/22072 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 705-724 Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 705-724 Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 705-724 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763000119296 |