APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS: A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMG COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E UNIVERSIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40730 |
Resumo: | Os autores deste artigo analisam a experiência de implantação das duas primeiras turmas do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo foi compreender os níveis da participação dos Movimentos Sociais que originaram a proposta e os processos educativos decorrentes do programa. A categoria organicidade foi o guia das análises, destacando a necessária mediação político-pedagógica dos sujeitos no projeto. Concluímos que a maior ou menor participação dos sujeitos consolida ou não o princípio educativo em projetos com foco em políticas para educação do campo. |
id |
UFG-3_fabfe291ae5a6ff14fdb8d2ce70aeb11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/40730 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS: A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMG COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E UNIVERSIDADEEducação do CampoOrganicidadeLicenciatura em Educação do CampoIntelectual OrgânicoOs autores deste artigo analisam a experiência de implantação das duas primeiras turmas do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo foi compreender os níveis da participação dos Movimentos Sociais que originaram a proposta e os processos educativos decorrentes do programa. A categoria organicidade foi o guia das análises, destacando a necessária mediação político-pedagógica dos sujeitos no projeto. Concluímos que a maior ou menor participação dos sujeitos consolida ou não o princípio educativo em projetos com foco em políticas para educação do campo. Faculdade de Educação (UFG)2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4073010.5216/ia.v41i2.40730Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 463-484Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 463-484Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 463-4841981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40730/21438Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Mari, Cézar LuizHorácio, Amarildo SouzaLoures dos Santos, Marcelo2016-12-20T12:44:48Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/40730Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:41.960482Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS: A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMG COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E UNIVERSIDADE |
title |
APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS: A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMG COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E UNIVERSIDADE |
spellingShingle |
APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS: A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMG COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E UNIVERSIDADE De Mari, Cézar Luiz Educação do Campo Organicidade Licenciatura em Educação do Campo Intelectual Orgânico |
title_short |
APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS: A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMG COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E UNIVERSIDADE |
title_full |
APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS: A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMG COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E UNIVERSIDADE |
title_fullStr |
APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS: A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMG COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E UNIVERSIDADE |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS: A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMG COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E UNIVERSIDADE |
title_sort |
APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS: A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMG COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E UNIVERSIDADE |
author |
De Mari, Cézar Luiz |
author_facet |
De Mari, Cézar Luiz Horácio, Amarildo Souza Loures dos Santos, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Horácio, Amarildo Souza Loures dos Santos, Marcelo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Mari, Cézar Luiz Horácio, Amarildo Souza Loures dos Santos, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Organicidade Licenciatura em Educação do Campo Intelectual Orgânico |
topic |
Educação do Campo Organicidade Licenciatura em Educação do Campo Intelectual Orgânico |
description |
Os autores deste artigo analisam a experiência de implantação das duas primeiras turmas do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo foi compreender os níveis da participação dos Movimentos Sociais que originaram a proposta e os processos educativos decorrentes do programa. A categoria organicidade foi o guia das análises, destacando a necessária mediação político-pedagógica dos sujeitos no projeto. Concluímos que a maior ou menor participação dos sujeitos consolida ou não o princípio educativo em projetos com foco em políticas para educação do campo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40730 10.5216/ia.v41i2.40730 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40730 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v41i2.40730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40730/21438 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 463-484 Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 463-484 Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 463-484 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762731683840 |