O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Tinti, Douglas da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/291
Resumo: O presente artigo é fruto de reflexões e investigações desencadeadas por um grupo, que assume características colaborativas, constituído a partir do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) e tem por objetivo identificar e descrever os desafios enfrentadas por dois professores de matemática em início de carreira e evidenciar o papel de um grupo colaborativo no enfrentamento e superação destes desafios. Para tanto foram analisados os memoriais de dois professores de matemática, membros do grupo analisado, que estavam em início de carreira. A análise realizada evidencia que os dilemas enfrentados por eles foram semelhantes, entretanto a superação foi distinta isso pois, foi possível observar que a inserção profissional de um dos professores culminou com sua inserção no grupo e que este professor teve diferentes subsídios para o enfrentamento do “choque com a realidade”, tão expressivo nesta fase do desenvolvimento profissional docente. Os resultados sinalizam a importância de espaços formativos diferenciados, como por exemplo os grupos colaborativos, como suporte a professores em início de carreira além de apontar a necessidade de ampliação de Políticas Públicas voltadas à formação docente e a professores principiantes.
id SBEM_ad7e05e11030b7feb9f9ed4c72aa97d0
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/291
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemáticaIniciação à DocênciaFormação de ProfessoresOBEDUCGrupos ColaborativosEducação MatemáticaO presente artigo é fruto de reflexões e investigações desencadeadas por um grupo, que assume características colaborativas, constituído a partir do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) e tem por objetivo identificar e descrever os desafios enfrentadas por dois professores de matemática em início de carreira e evidenciar o papel de um grupo colaborativo no enfrentamento e superação destes desafios. Para tanto foram analisados os memoriais de dois professores de matemática, membros do grupo analisado, que estavam em início de carreira. A análise realizada evidencia que os dilemas enfrentados por eles foram semelhantes, entretanto a superação foi distinta isso pois, foi possível observar que a inserção profissional de um dos professores culminou com sua inserção no grupo e que este professor teve diferentes subsídios para o enfrentamento do “choque com a realidade”, tão expressivo nesta fase do desenvolvimento profissional docente. Os resultados sinalizam a importância de espaços formativos diferenciados, como por exemplo os grupos colaborativos, como suporte a professores em início de carreira além de apontar a necessidade de ampliação de Políticas Públicas voltadas à formação docente e a professores principiantes.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/291Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 34-44Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 34-44Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 34-442526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/291/300https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Silva Tinti, Douglas da2023-07-12T02:29:00Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/291Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T02:29Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática
title O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática
spellingShingle O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática
Silva Tinti, Douglas da
Iniciação à Docência
Formação de Professores
OBEDUC
Grupos Colaborativos
Educação Matemática
title_short O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática
title_full O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática
title_fullStr O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática
title_full_unstemmed O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática
title_sort O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática
author Silva Tinti, Douglas da
author_facet Silva Tinti, Douglas da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Tinti, Douglas da
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação à Docência
Formação de Professores
OBEDUC
Grupos Colaborativos
Educação Matemática
topic Iniciação à Docência
Formação de Professores
OBEDUC
Grupos Colaborativos
Educação Matemática
description O presente artigo é fruto de reflexões e investigações desencadeadas por um grupo, que assume características colaborativas, constituído a partir do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) e tem por objetivo identificar e descrever os desafios enfrentadas por dois professores de matemática em início de carreira e evidenciar o papel de um grupo colaborativo no enfrentamento e superação destes desafios. Para tanto foram analisados os memoriais de dois professores de matemática, membros do grupo analisado, que estavam em início de carreira. A análise realizada evidencia que os dilemas enfrentados por eles foram semelhantes, entretanto a superação foi distinta isso pois, foi possível observar que a inserção profissional de um dos professores culminou com sua inserção no grupo e que este professor teve diferentes subsídios para o enfrentamento do “choque com a realidade”, tão expressivo nesta fase do desenvolvimento profissional docente. Os resultados sinalizam a importância de espaços formativos diferenciados, como por exemplo os grupos colaborativos, como suporte a professores em início de carreira além de apontar a necessidade de ampliação de Políticas Públicas voltadas à formação docente e a professores principiantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/291
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/291/300
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 34-44
Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 34-44
Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 34-44
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495604756480