EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17904 |
Resumo: | O objetivo desse estudo de caso, realizado no período de agosto de 2010 a junho de 2011, foi verificar as contribuições de um trabalho de expressão corporal e dança no desenvolvimento sócio-emocional de um Autista. Para a coleta dos dados, foram analisados os relatórios psicológicos e psicopedagógicos do Aluno, os diários de classe da Professora de dança da Oficina Corpo e Expressão da UCB/SEEDF, observações de aula, relatório de 02 estudos de caso e uma entrevista com a mãe do Aluno, no final de um ano de observações. Concluiu-se que o aluno Autista tem condições de se comunicar e se relacionar com o meio, desde que respeitadas suas possibilidades, e que a dança pode ser um meio efetivo na construção de perspectivas para sua definitiva inclusão educacional e social. |
id |
UFG-4_08e17ebcc21ca4810a4bbd388b850adc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/17904 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASOAutismodançaestudo de caso.Educação Física e Arte para AutistasO objetivo desse estudo de caso, realizado no período de agosto de 2010 a junho de 2011, foi verificar as contribuições de um trabalho de expressão corporal e dança no desenvolvimento sócio-emocional de um Autista. Para a coleta dos dados, foram analisados os relatórios psicológicos e psicopedagógicos do Aluno, os diários de classe da Professora de dança da Oficina Corpo e Expressão da UCB/SEEDF, observações de aula, relatório de 02 estudos de caso e uma entrevista com a mãe do Aluno, no final de um ano de observações. Concluiu-se que o aluno Autista tem condições de se comunicar e se relacionar com o meio, desde que respeitadas suas possibilidades, e que a dança pode ser um meio efetivo na construção de perspectivas para sua definitiva inclusão educacional e social.Universidade Federal de Goiás2014-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1790410.5216/rpp.v17i1.17904Pensar a Prática; Vol. 17 No. 1 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 1 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/17904/16387Boato, Elvio MarcosSampaio, Tânia Mara VieiraCampos, Meicar CarvalhoDiniz, Soraya ValenzaAlbuquerque, Augusto Parrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:25:39Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/17904Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:50.950815Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO |
title |
EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO Boato, Elvio Marcos Autismo dança estudo de caso. Educação Física e Arte para Autistas |
title_short |
EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO |
author |
Boato, Elvio Marcos |
author_facet |
Boato, Elvio Marcos Sampaio, Tânia Mara Vieira Campos, Meicar Carvalho Diniz, Soraya Valenza Albuquerque, Augusto Parras |
author_role |
author |
author2 |
Sampaio, Tânia Mara Vieira Campos, Meicar Carvalho Diniz, Soraya Valenza Albuquerque, Augusto Parras |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boato, Elvio Marcos Sampaio, Tânia Mara Vieira Campos, Meicar Carvalho Diniz, Soraya Valenza Albuquerque, Augusto Parras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo dança estudo de caso. Educação Física e Arte para Autistas |
topic |
Autismo dança estudo de caso. Educação Física e Arte para Autistas |
description |
O objetivo desse estudo de caso, realizado no período de agosto de 2010 a junho de 2011, foi verificar as contribuições de um trabalho de expressão corporal e dança no desenvolvimento sócio-emocional de um Autista. Para a coleta dos dados, foram analisados os relatórios psicológicos e psicopedagógicos do Aluno, os diários de classe da Professora de dança da Oficina Corpo e Expressão da UCB/SEEDF, observações de aula, relatório de 02 estudos de caso e uma entrevista com a mãe do Aluno, no final de um ano de observações. Concluiu-se que o aluno Autista tem condições de se comunicar e se relacionar com o meio, desde que respeitadas suas possibilidades, e que a dança pode ser um meio efetivo na construção de perspectivas para sua definitiva inclusão educacional e social. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17904 10.5216/rpp.v17i1.17904 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17904 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v17i1.17904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17904/16387 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 17 No. 1 (2014) Pensar a Prática; v. 17 n. 1 (2014) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857085698048 |