EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boato, Elvio Marcos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sampaio, Tânia Mara Vieira, Campos, Meicar Carvalho, Diniz, Soraya Valenza, Albuquerque, Augusto Parras
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17904
Resumo: O objetivo desse estudo de caso, realizado no período de agosto de 2010 a junho de 2011, foi verificar as contribuições de um trabalho de expressão corporal e dança no desenvolvimento sócio-emocional de um Autista. Para a coleta dos dados, foram analisados os relatórios psicológicos e psicopedagógicos do Aluno, os diários de classe da Professora de dança da Oficina Corpo e Expressão da UCB/SEEDF, observações de aula, relatório de 02 estudos de caso e uma entrevista com a mãe do Aluno, no final de um ano de observações. Concluiu-se que o aluno Autista tem condições de se comunicar e se relacionar com o meio, desde que respeitadas suas possibilidades, e que a dança pode ser um meio efetivo na construção de perspectivas para sua definitiva inclusão educacional e social.
id UFG-4_08e17ebcc21ca4810a4bbd388b850adc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/17904
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASOAutismodançaestudo de caso.Educação Física e Arte para AutistasO objetivo desse estudo de caso, realizado no período de agosto de 2010 a junho de 2011, foi verificar as contribuições de um trabalho de expressão corporal e dança no desenvolvimento sócio-emocional de um Autista. Para a coleta dos dados, foram analisados os relatórios psicológicos e psicopedagógicos do Aluno, os diários de classe da Professora de dança da Oficina Corpo e Expressão da UCB/SEEDF, observações de aula, relatório de 02 estudos de caso e uma entrevista com a mãe do Aluno, no final de um ano de observações. Concluiu-se que o aluno Autista tem condições de se comunicar e se relacionar com o meio, desde que respeitadas suas possibilidades, e que a dança pode ser um meio efetivo na construção de perspectivas para sua definitiva inclusão educacional e social.Universidade Federal de Goiás2014-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1790410.5216/rpp.v17i1.17904Pensar a Prática; Vol. 17 No. 1 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 1 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/17904/16387Boato, Elvio MarcosSampaio, Tânia Mara VieiraCampos, Meicar CarvalhoDiniz, Soraya ValenzaAlbuquerque, Augusto Parrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:25:39Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/17904Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:50.950815Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO
title EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO
Boato, Elvio Marcos
Autismo
dança
estudo de caso.
Educação Física e Arte para Autistas
title_short EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO
title_full EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO
title_sort EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO
author Boato, Elvio Marcos
author_facet Boato, Elvio Marcos
Sampaio, Tânia Mara Vieira
Campos, Meicar Carvalho
Diniz, Soraya Valenza
Albuquerque, Augusto Parras
author_role author
author2 Sampaio, Tânia Mara Vieira
Campos, Meicar Carvalho
Diniz, Soraya Valenza
Albuquerque, Augusto Parras
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boato, Elvio Marcos
Sampaio, Tânia Mara Vieira
Campos, Meicar Carvalho
Diniz, Soraya Valenza
Albuquerque, Augusto Parras
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
dança
estudo de caso.
Educação Física e Arte para Autistas
topic Autismo
dança
estudo de caso.
Educação Física e Arte para Autistas
description O objetivo desse estudo de caso, realizado no período de agosto de 2010 a junho de 2011, foi verificar as contribuições de um trabalho de expressão corporal e dança no desenvolvimento sócio-emocional de um Autista. Para a coleta dos dados, foram analisados os relatórios psicológicos e psicopedagógicos do Aluno, os diários de classe da Professora de dança da Oficina Corpo e Expressão da UCB/SEEDF, observações de aula, relatório de 02 estudos de caso e uma entrevista com a mãe do Aluno, no final de um ano de observações. Concluiu-se que o aluno Autista tem condições de se comunicar e se relacionar com o meio, desde que respeitadas suas possibilidades, e que a dança pode ser um meio efetivo na construção de perspectivas para sua definitiva inclusão educacional e social.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17904
10.5216/rpp.v17i1.17904
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17904
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v17i1.17904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17904/16387
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 17 No. 1 (2014)
Pensar a Prática; v. 17 n. 1 (2014)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857085698048