DA AÇÃO PEDAGÓGICA À MUDANÇA DA PRÁTICA DOCENTE: OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS EM UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Fátima Matias Souza, Vânia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Arantes da Costa, Luciane Cristina, Barbosa Anversa, Ana Luiza, Moreira, Sandra Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41125
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo apresentar o resultado de uma ação integradora junto aos professores do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Maringá-Pr, com foco na ação pedagógica e na mudança provocada na prática docente ao se trabalhar os conteúdos escolares por meio de jogos e brincadeiras. Trabalhamos com um grupo focal com professores de diferentes disciplinas e alunos do ensino médio. A ação interventiva aconteceu em dois momentos: a) grupos de trabalho/estudos semanais com os professores; b) intervenção e aplicação. Após a ação integradora da proposta verificamos um maior interesse dos alunos nas aulas, denotando que quando são oportunizados a participar e interagir, tornam-se mais integrados e interessados em efetivar e consolidar os saberes escolares.
id UFG-4_0b43ffc887d4edb07681018a667a5d02
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41125
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling DA AÇÃO PEDAGÓGICA À MUDANÇA DA PRÁTICA DOCENTE: OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS EM UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIOEducação Física EscolarAção PedagógicaProcesso de Ensino-Aprendizagem.Esta pesquisa tem por objetivo apresentar o resultado de uma ação integradora junto aos professores do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Maringá-Pr, com foco na ação pedagógica e na mudança provocada na prática docente ao se trabalhar os conteúdos escolares por meio de jogos e brincadeiras. Trabalhamos com um grupo focal com professores de diferentes disciplinas e alunos do ensino médio. A ação interventiva aconteceu em dois momentos: a) grupos de trabalho/estudos semanais com os professores; b) intervenção e aplicação. Após a ação integradora da proposta verificamos um maior interesse dos alunos nas aulas, denotando que quando são oportunizados a participar e interagir, tornam-se mais integrados e interessados em efetivar e consolidar os saberes escolares.Universidade Federal de Goiás2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4112510.5216/rpp.v20i1.41125Pensar a Prática; Vol. 20 No. 1 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 1 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/41125/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Fátima Matias Souza, VâniaArantes da Costa, Luciane CristinaBarbosa Anversa, Ana LuizaMoreira, Sandra Maria2017-04-01T16:25:44Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41125Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:12.267991Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv DA AÇÃO PEDAGÓGICA À MUDANÇA DA PRÁTICA DOCENTE: OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS EM UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
title DA AÇÃO PEDAGÓGICA À MUDANÇA DA PRÁTICA DOCENTE: OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS EM UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
spellingShingle DA AÇÃO PEDAGÓGICA À MUDANÇA DA PRÁTICA DOCENTE: OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS EM UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
de Fátima Matias Souza, Vânia
Educação Física Escolar
Ação Pedagógica
Processo de Ensino-Aprendizagem.
title_short DA AÇÃO PEDAGÓGICA À MUDANÇA DA PRÁTICA DOCENTE: OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS EM UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
title_full DA AÇÃO PEDAGÓGICA À MUDANÇA DA PRÁTICA DOCENTE: OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS EM UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
title_fullStr DA AÇÃO PEDAGÓGICA À MUDANÇA DA PRÁTICA DOCENTE: OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS EM UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed DA AÇÃO PEDAGÓGICA À MUDANÇA DA PRÁTICA DOCENTE: OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS EM UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
title_sort DA AÇÃO PEDAGÓGICA À MUDANÇA DA PRÁTICA DOCENTE: OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS EM UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
author de Fátima Matias Souza, Vânia
author_facet de Fátima Matias Souza, Vânia
Arantes da Costa, Luciane Cristina
Barbosa Anversa, Ana Luiza
Moreira, Sandra Maria
author_role author
author2 Arantes da Costa, Luciane Cristina
Barbosa Anversa, Ana Luiza
Moreira, Sandra Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Fátima Matias Souza, Vânia
Arantes da Costa, Luciane Cristina
Barbosa Anversa, Ana Luiza
Moreira, Sandra Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Ação Pedagógica
Processo de Ensino-Aprendizagem.
topic Educação Física Escolar
Ação Pedagógica
Processo de Ensino-Aprendizagem.
description Esta pesquisa tem por objetivo apresentar o resultado de uma ação integradora junto aos professores do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Maringá-Pr, com foco na ação pedagógica e na mudança provocada na prática docente ao se trabalhar os conteúdos escolares por meio de jogos e brincadeiras. Trabalhamos com um grupo focal com professores de diferentes disciplinas e alunos do ensino médio. A ação interventiva aconteceu em dois momentos: a) grupos de trabalho/estudos semanais com os professores; b) intervenção e aplicação. Após a ação integradora da proposta verificamos um maior interesse dos alunos nas aulas, denotando que quando são oportunizados a participar e interagir, tornam-se mais integrados e interessados em efetivar e consolidar os saberes escolares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41125
10.5216/rpp.v20i1.41125
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41125
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v20i1.41125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41125/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 20 No. 1 (2017)
Pensar a Prática; v. 20 n. 1 (2017)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858382786560