Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rosangela Miola Galvão de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Franco, Sandra Aparecida Pires, Fujita, Elza Tie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8575
Resumo: O artigo apresenta a investigação acerca do contexto de leitura dos alunos de uma instituição de ensino pública do Estado do Paraná. Para tanto, foram aplicados diferentes instrumentos de geração de dados para propor posteriormente um projeto de intervenção em leitura. Utilizou-se como instrumentos de coleta os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a produção escrita dos alunos, entrevista com a equipe pedagógica e questionário socioeconômico. Tendo como parâmetro o conceito de totalidade para a compreensão das dificuldades dos estudantes optou-se pela Pedagogia Histórico-Crítica como base teórica para a produção dos dados. O estudo serve como justificativa para a implantação de Projeto de Intervenção em leitura e baseia-se nos resultados da análise que indicam uma carência de leitura dos discentes advindas do contexto escolar no qual estão imersos.
id UNESP-15_9af201d6d54ec2b0125876b8c52f6767
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8575
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-críticaLeitura. Ação docente. Pedagogia Histórico-Crítica.O artigo apresenta a investigação acerca do contexto de leitura dos alunos de uma instituição de ensino pública do Estado do Paraná. Para tanto, foram aplicados diferentes instrumentos de geração de dados para propor posteriormente um projeto de intervenção em leitura. Utilizou-se como instrumentos de coleta os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a produção escrita dos alunos, entrevista com a equipe pedagógica e questionário socioeconômico. Tendo como parâmetro o conceito de totalidade para a compreensão das dificuldades dos estudantes optou-se pela Pedagogia Histórico-Crítica como base teórica para a produção dos dados. O estudo serve como justificativa para a implantação de Projeto de Intervenção em leitura e baseia-se nos resultados da análise que indicam uma carência de leitura dos discentes advindas do contexto escolar no qual estão imersos.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/857510.21723/RIAEE.v11.n2.p667Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 667-677Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 667-6771982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8575/5820Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rosangela Miola Galvão deFranco, Sandra Aparecida PiresFujita, Elza Tie2017-11-08T21:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8575Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:46Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
spellingShingle Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
Oliveira, Rosangela Miola Galvão de
Leitura. Ação docente. Pedagogia Histórico-Crítica.
title_short Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title_full Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title_fullStr Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title_full_unstemmed Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title_sort Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
author Oliveira, Rosangela Miola Galvão de
author_facet Oliveira, Rosangela Miola Galvão de
Franco, Sandra Aparecida Pires
Fujita, Elza Tie
author_role author
author2 Franco, Sandra Aparecida Pires
Fujita, Elza Tie
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rosangela Miola Galvão de
Franco, Sandra Aparecida Pires
Fujita, Elza Tie
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Ação docente. Pedagogia Histórico-Crítica.
topic Leitura. Ação docente. Pedagogia Histórico-Crítica.
description O artigo apresenta a investigação acerca do contexto de leitura dos alunos de uma instituição de ensino pública do Estado do Paraná. Para tanto, foram aplicados diferentes instrumentos de geração de dados para propor posteriormente um projeto de intervenção em leitura. Utilizou-se como instrumentos de coleta os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a produção escrita dos alunos, entrevista com a equipe pedagógica e questionário socioeconômico. Tendo como parâmetro o conceito de totalidade para a compreensão das dificuldades dos estudantes optou-se pela Pedagogia Histórico-Crítica como base teórica para a produção dos dados. O estudo serve como justificativa para a implantação de Projeto de Intervenção em leitura e baseia-se nos resultados da análise que indicam uma carência de leitura dos discentes advindas do contexto escolar no qual estão imersos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8575
10.21723/RIAEE.v11.n2.p667
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8575
identifier_str_mv 10.21723/RIAEE.v11.n2.p667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8575/5820
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 667-677
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 667-677
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854887993344