A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31368 |
Resumo: | O objetivo desteestudo foi investigar a opinião dos professores de Educação Física do EnsinoMédio sobre a homossexualidade e a homofobia na escola, através de um estudoexploratório. Os resultados mostraram que: a) eles identificam os/as alunos/ashomossexuais pela aparência e estereótipos; b) os professores disseram respeitara homossexualidade, mas dois deles acham que é doença ou algo desviante do“normal”; c) para eles, a escola trata os alunos homossexuais sem preconceito;d) já ocorreu preconceito nas aulas de Educação Física e os professores buscaramintervir; d) eles não conhecem metodologias para abordar a questão dadiversidade sexual. Deste modo, concluimos que é necessário investir na formaçãoinicial e continuada dos professores para trabalhar com a diversidade sexual ede gênero. |
id |
UFG-4_1bd215af0aec85736f02b278c540e767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/31368 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLAEducação FísicaEnsino Médiohomossexualidade. homofobia.prática pedagógicaO objetivo desteestudo foi investigar a opinião dos professores de Educação Física do EnsinoMédio sobre a homossexualidade e a homofobia na escola, através de um estudoexploratório. Os resultados mostraram que: a) eles identificam os/as alunos/ashomossexuais pela aparência e estereótipos; b) os professores disseram respeitara homossexualidade, mas dois deles acham que é doença ou algo desviante do“normal”; c) para eles, a escola trata os alunos homossexuais sem preconceito;d) já ocorreu preconceito nas aulas de Educação Física e os professores buscaramintervir; d) eles não conhecem metodologias para abordar a questão dadiversidade sexual. Deste modo, concluimos que é necessário investir na formaçãoinicial e continuada dos professores para trabalhar com a diversidade sexual ede gênero.Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresEstudo exploratórioapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3136810.5216/rpp.v17i4.31368Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/31368/17762Oliveira, Xênia Ferreira deGodoi, Marcos RobertoSantos, Luciene Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:28:54Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/31368Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:01.996104Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA |
title |
A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA |
spellingShingle |
A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA Oliveira, Xênia Ferreira de Educação Física Ensino Médio homossexualidade. homofobia. prática pedagógica |
title_short |
A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA |
title_full |
A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA |
title_fullStr |
A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA |
title_sort |
A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA |
author |
Oliveira, Xênia Ferreira de |
author_facet |
Oliveira, Xênia Ferreira de Godoi, Marcos Roberto Santos, Luciene Neves |
author_role |
author |
author2 |
Godoi, Marcos Roberto Santos, Luciene Neves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Xênia Ferreira de Godoi, Marcos Roberto Santos, Luciene Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Ensino Médio homossexualidade. homofobia. prática pedagógica |
topic |
Educação Física Ensino Médio homossexualidade. homofobia. prática pedagógica |
description |
O objetivo desteestudo foi investigar a opinião dos professores de Educação Física do EnsinoMédio sobre a homossexualidade e a homofobia na escola, através de um estudoexploratório. Os resultados mostraram que: a) eles identificam os/as alunos/ashomossexuais pela aparência e estereótipos; b) os professores disseram respeitara homossexualidade, mas dois deles acham que é doença ou algo desviante do“normal”; c) para eles, a escola trata os alunos homossexuais sem preconceito;d) já ocorreu preconceito nas aulas de Educação Física e os professores buscaramintervir; d) eles não conhecem metodologias para abordar a questão dadiversidade sexual. Deste modo, concluimos que é necessário investir na formaçãoinicial e continuada dos professores para trabalhar com a diversidade sexual ede gênero. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Estudo exploratório |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31368 10.5216/rpp.v17i4.31368 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31368 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v17i4.31368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31368/17762 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014) Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857887858688 |