A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Xênia Ferreira de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Godoi, Marcos Roberto, Santos, Luciene Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31368
Resumo: O objetivo desteestudo foi investigar a opinião dos professores de Educação Física do EnsinoMédio sobre a homossexualidade e a homofobia na escola, através de um estudoexploratório. Os resultados mostraram que: a) eles identificam os/as alunos/ashomossexuais pela aparência e estereótipos; b) os professores disseram respeitara homossexualidade, mas dois deles acham que é doença ou algo desviante do“normal”; c) para eles, a escola trata os alunos homossexuais sem preconceito;d) já ocorreu preconceito nas aulas de Educação Física e os professores buscaramintervir; d) eles não conhecem metodologias para abordar a questão dadiversidade sexual. Deste modo, concluimos que é necessário investir na formaçãoinicial e continuada dos professores para trabalhar com a diversidade sexual ede gênero.
id UFG-4_1bd215af0aec85736f02b278c540e767
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/31368
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLAEducação FísicaEnsino Médiohomossexualidade. homofobia.prática pedagógicaO objetivo desteestudo foi investigar a opinião dos professores de Educação Física do EnsinoMédio sobre a homossexualidade e a homofobia na escola, através de um estudoexploratório. Os resultados mostraram que: a) eles identificam os/as alunos/ashomossexuais pela aparência e estereótipos; b) os professores disseram respeitara homossexualidade, mas dois deles acham que é doença ou algo desviante do“normal”; c) para eles, a escola trata os alunos homossexuais sem preconceito;d) já ocorreu preconceito nas aulas de Educação Física e os professores buscaramintervir; d) eles não conhecem metodologias para abordar a questão dadiversidade sexual. Deste modo, concluimos que é necessário investir na formaçãoinicial e continuada dos professores para trabalhar com a diversidade sexual ede gênero.Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresEstudo exploratórioapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3136810.5216/rpp.v17i4.31368Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/31368/17762Oliveira, Xênia Ferreira deGodoi, Marcos RobertoSantos, Luciene Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:28:54Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/31368Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:01.996104Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA
title A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA
spellingShingle A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA
Oliveira, Xênia Ferreira de
Educação Física
Ensino Médio
homossexualidade. homofobia.
prática pedagógica
title_short A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA
title_full A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA
title_fullStr A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA
title_full_unstemmed A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA
title_sort A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA
author Oliveira, Xênia Ferreira de
author_facet Oliveira, Xênia Ferreira de
Godoi, Marcos Roberto
Santos, Luciene Neves
author_role author
author2 Godoi, Marcos Roberto
Santos, Luciene Neves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Xênia Ferreira de
Godoi, Marcos Roberto
Santos, Luciene Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ensino Médio
homossexualidade. homofobia.
prática pedagógica
topic Educação Física
Ensino Médio
homossexualidade. homofobia.
prática pedagógica
description O objetivo desteestudo foi investigar a opinião dos professores de Educação Física do EnsinoMédio sobre a homossexualidade e a homofobia na escola, através de um estudoexploratório. Os resultados mostraram que: a) eles identificam os/as alunos/ashomossexuais pela aparência e estereótipos; b) os professores disseram respeitara homossexualidade, mas dois deles acham que é doença ou algo desviante do“normal”; c) para eles, a escola trata os alunos homossexuais sem preconceito;d) já ocorreu preconceito nas aulas de Educação Física e os professores buscaramintervir; d) eles não conhecem metodologias para abordar a questão dadiversidade sexual. Deste modo, concluimos que é necessário investir na formaçãoinicial e continuada dos professores para trabalhar com a diversidade sexual ede gênero.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Estudo exploratório
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31368
10.5216/rpp.v17i4.31368
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31368
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v17i4.31368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31368/17762
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014)
Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857887858688