O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40709 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar a utilização do jogo enquanto ferramenta metodológica para o ensino do esporte na Educação Física escolar. Professores vinculados às redes municipal e estadual atuantes na cidade de Pelotas-RS (N=54) responderam um questionário que abordou a metodologia preferencial para o ensino das modalidades esportivas coletivas. Seis docentes que caracterizaram sua intervenção de ensino do esporte pautado pelo jogo foram selecionados para a segunda etapa da pesquisa através da observação de três aulas. A análise mostrou a factibilidade da utilização de diferentes estruturas de jogo na iniciação às modalidades coletivas envolvidas no ambiente escolar, apesar das limitações estruturais identificadas, como espaço físico e disponibilidade de materiais. |
id |
UFG-4_1c0fca32151b72f945bada8f3a1e533a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/40709 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAREducação FísicaEsporteMetodologiaEnsino da Educação Física escolarO objetivo do estudo foi analisar a utilização do jogo enquanto ferramenta metodológica para o ensino do esporte na Educação Física escolar. Professores vinculados às redes municipal e estadual atuantes na cidade de Pelotas-RS (N=54) responderam um questionário que abordou a metodologia preferencial para o ensino das modalidades esportivas coletivas. Seis docentes que caracterizaram sua intervenção de ensino do esporte pautado pelo jogo foram selecionados para a segunda etapa da pesquisa através da observação de três aulas. A análise mostrou a factibilidade da utilização de diferentes estruturas de jogo na iniciação às modalidades coletivas envolvidas no ambiente escolar, apesar das limitações estruturais identificadas, como espaço físico e disponibilidade de materiais.Universidade Federal de Goiás2017-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4070910.5216/rpp.v20i3.40709Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/40709/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGiusti, João Gilberto MattosGalatti, Larissa Rafaelada Cunha Voser, RogérioAzevedo, Mario Renato2017-11-07T10:44:44Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/40709Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:11.810459Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title |
O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
spellingShingle |
O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Giusti, João Gilberto Mattos Educação Física Esporte Metodologia Ensino da Educação Física escolar |
title_short |
O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full |
O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_fullStr |
O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_sort |
O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
author |
Giusti, João Gilberto Mattos |
author_facet |
Giusti, João Gilberto Mattos Galatti, Larissa Rafaela da Cunha Voser, Rogério Azevedo, Mario Renato |
author_role |
author |
author2 |
Galatti, Larissa Rafaela da Cunha Voser, Rogério Azevedo, Mario Renato |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giusti, João Gilberto Mattos Galatti, Larissa Rafaela da Cunha Voser, Rogério Azevedo, Mario Renato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Esporte Metodologia Ensino da Educação Física escolar |
topic |
Educação Física Esporte Metodologia Ensino da Educação Física escolar |
description |
O objetivo do estudo foi analisar a utilização do jogo enquanto ferramenta metodológica para o ensino do esporte na Educação Física escolar. Professores vinculados às redes municipal e estadual atuantes na cidade de Pelotas-RS (N=54) responderam um questionário que abordou a metodologia preferencial para o ensino das modalidades esportivas coletivas. Seis docentes que caracterizaram sua intervenção de ensino do esporte pautado pelo jogo foram selecionados para a segunda etapa da pesquisa através da observação de três aulas. A análise mostrou a factibilidade da utilização de diferentes estruturas de jogo na iniciação às modalidades coletivas envolvidas no ambiente escolar, apesar das limitações estruturais identificadas, como espaço físico e disponibilidade de materiais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40709 10.5216/rpp.v20i3.40709 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40709 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v20i3.40709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40709/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017) Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858372300800 |