O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giusti, João Gilberto Mattos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Galatti, Larissa Rafaela, da Cunha Voser, Rogério, Azevedo, Mario Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40709
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a utilização do jogo enquanto ferramenta metodológica para o ensino do esporte na Educação Física escolar. Professores vinculados às redes municipal e estadual atuantes na cidade de Pelotas-RS (N=54) responderam um questionário que abordou a metodologia preferencial para o ensino das modalidades esportivas coletivas. Seis docentes que caracterizaram sua intervenção de ensino do esporte pautado pelo jogo foram selecionados para a segunda etapa da pesquisa através da observação de três aulas. A análise mostrou a factibilidade da utilização de diferentes estruturas de jogo na iniciação às modalidades coletivas envolvidas no ambiente escolar, apesar das limitações estruturais identificadas, como espaço físico e disponibilidade de materiais.
id UFG-4_1c0fca32151b72f945bada8f3a1e533a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/40709
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAREducação FísicaEsporteMetodologiaEnsino da Educação Física escolarO objetivo do estudo foi analisar a utilização do jogo enquanto ferramenta metodológica para o ensino do esporte na Educação Física escolar. Professores vinculados às redes municipal e estadual atuantes na cidade de Pelotas-RS (N=54) responderam um questionário que abordou a metodologia preferencial para o ensino das modalidades esportivas coletivas. Seis docentes que caracterizaram sua intervenção de ensino do esporte pautado pelo jogo foram selecionados para a segunda etapa da pesquisa através da observação de três aulas. A análise mostrou a factibilidade da utilização de diferentes estruturas de jogo na iniciação às modalidades coletivas envolvidas no ambiente escolar, apesar das limitações estruturais identificadas, como espaço físico e disponibilidade de materiais.Universidade Federal de Goiás2017-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4070910.5216/rpp.v20i3.40709Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/40709/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGiusti, João Gilberto MattosGalatti, Larissa Rafaelada Cunha Voser, RogérioAzevedo, Mario Renato2017-11-07T10:44:44Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/40709Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:11.810459Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
spellingShingle O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Giusti, João Gilberto Mattos
Educação Física
Esporte
Metodologia
Ensino da Educação Física escolar
title_short O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_fullStr O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full_unstemmed O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_sort O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
author Giusti, João Gilberto Mattos
author_facet Giusti, João Gilberto Mattos
Galatti, Larissa Rafaela
da Cunha Voser, Rogério
Azevedo, Mario Renato
author_role author
author2 Galatti, Larissa Rafaela
da Cunha Voser, Rogério
Azevedo, Mario Renato
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giusti, João Gilberto Mattos
Galatti, Larissa Rafaela
da Cunha Voser, Rogério
Azevedo, Mario Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Esporte
Metodologia
Ensino da Educação Física escolar
topic Educação Física
Esporte
Metodologia
Ensino da Educação Física escolar
description O objetivo do estudo foi analisar a utilização do jogo enquanto ferramenta metodológica para o ensino do esporte na Educação Física escolar. Professores vinculados às redes municipal e estadual atuantes na cidade de Pelotas-RS (N=54) responderam um questionário que abordou a metodologia preferencial para o ensino das modalidades esportivas coletivas. Seis docentes que caracterizaram sua intervenção de ensino do esporte pautado pelo jogo foram selecionados para a segunda etapa da pesquisa através da observação de três aulas. A análise mostrou a factibilidade da utilização de diferentes estruturas de jogo na iniciação às modalidades coletivas envolvidas no ambiente escolar, apesar das limitações estruturais identificadas, como espaço físico e disponibilidade de materiais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40709
10.5216/rpp.v20i3.40709
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40709
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v20i3.40709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40709/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)
Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858372300800