Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shin Fú, Ho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Henrique Bezerra da Silva, Pedro, Tenorio Brasileiro, Lívia, Falcão Cabral de Oliveira, Rodrigo, Soares Tavares de Melo, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72200
Resumo: O estudo objetivou analisar as contribuições interculturais do ensino dos jogos chineses para a formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo participante, onde para a coleta dos dados foram utilizados as filmagens e a observação-participante, e para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos indicaram que ensinar os jogos chineses nas aulas de Educação Física, contribuiu significativamente para que os estudantes reconhecessem outra cultura e desenvolvem-se competências através da sua prática. Assim, concluímos que a sua presença no ambiente escolar favorece a formação intercultural de um sujeito crítico e conhecedor de outros contextos que transcendem a sua própria realidade.
id UFG-4_1f645cbab099a16ae098693be4d5bb5e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/72200
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação físicaEducação FísicaJogos ChinesesPrática PedagógicaO estudo objetivou analisar as contribuições interculturais do ensino dos jogos chineses para a formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo participante, onde para a coleta dos dados foram utilizados as filmagens e a observação-participante, e para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos indicaram que ensinar os jogos chineses nas aulas de Educação Física, contribuiu significativamente para que os estudantes reconhecessem outra cultura e desenvolvem-se competências através da sua prática. Assim, concluímos que a sua presença no ambiente escolar favorece a formação intercultural de um sujeito crítico e conhecedor de outros contextos que transcendem a sua própria realidade.Universidade Federal de Goiás2022-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/7220010.5216/rpp.v24.72200Pensar a Prática; Vol. 24 (2021)Pensar a Prática; v. 24 (2021)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/72200/38069Copyright (c) 2022 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessShin Fú, HoHenrique Bezerra da Silva, Pedro Tenorio Brasileiro, LíviaFalcão Cabral de Oliveira, RodrigoSoares Tavares de Melo, Marcelo 2022-03-10T13:26:54Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/72200Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:41.318777Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
title Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
spellingShingle Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
Shin Fú, Ho
Educação Física
Jogos Chineses
Prática Pedagógica
title_short Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
title_full Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
title_fullStr Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
title_full_unstemmed Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
title_sort Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
author Shin Fú, Ho
author_facet Shin Fú, Ho
Henrique Bezerra da Silva, Pedro
Tenorio Brasileiro, Lívia
Falcão Cabral de Oliveira, Rodrigo
Soares Tavares de Melo, Marcelo
author_role author
author2 Henrique Bezerra da Silva, Pedro
Tenorio Brasileiro, Lívia
Falcão Cabral de Oliveira, Rodrigo
Soares Tavares de Melo, Marcelo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shin Fú, Ho
Henrique Bezerra da Silva, Pedro
Tenorio Brasileiro, Lívia
Falcão Cabral de Oliveira, Rodrigo
Soares Tavares de Melo, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Jogos Chineses
Prática Pedagógica
topic Educação Física
Jogos Chineses
Prática Pedagógica
description O estudo objetivou analisar as contribuições interculturais do ensino dos jogos chineses para a formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo participante, onde para a coleta dos dados foram utilizados as filmagens e a observação-participante, e para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos indicaram que ensinar os jogos chineses nas aulas de Educação Física, contribuiu significativamente para que os estudantes reconhecessem outra cultura e desenvolvem-se competências através da sua prática. Assim, concluímos que a sua presença no ambiente escolar favorece a formação intercultural de um sujeito crítico e conhecedor de outros contextos que transcendem a sua própria realidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72200
10.5216/rpp.v24.72200
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72200
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v24.72200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72200/38069
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 24 (2021)
Pensar a Prática; v. 24 (2021)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874860254494720