Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72200 |
Resumo: | O estudo objetivou analisar as contribuições interculturais do ensino dos jogos chineses para a formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo participante, onde para a coleta dos dados foram utilizados as filmagens e a observação-participante, e para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos indicaram que ensinar os jogos chineses nas aulas de Educação Física, contribuiu significativamente para que os estudantes reconhecessem outra cultura e desenvolvem-se competências através da sua prática. Assim, concluímos que a sua presença no ambiente escolar favorece a formação intercultural de um sujeito crítico e conhecedor de outros contextos que transcendem a sua própria realidade. |
id |
UFG-4_1f645cbab099a16ae098693be4d5bb5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/72200 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação físicaEducação FísicaJogos ChinesesPrática PedagógicaO estudo objetivou analisar as contribuições interculturais do ensino dos jogos chineses para a formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo participante, onde para a coleta dos dados foram utilizados as filmagens e a observação-participante, e para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos indicaram que ensinar os jogos chineses nas aulas de Educação Física, contribuiu significativamente para que os estudantes reconhecessem outra cultura e desenvolvem-se competências através da sua prática. Assim, concluímos que a sua presença no ambiente escolar favorece a formação intercultural de um sujeito crítico e conhecedor de outros contextos que transcendem a sua própria realidade.Universidade Federal de Goiás2022-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/7220010.5216/rpp.v24.72200Pensar a Prática; Vol. 24 (2021)Pensar a Prática; v. 24 (2021)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/72200/38069Copyright (c) 2022 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessShin Fú, HoHenrique Bezerra da Silva, Pedro Tenorio Brasileiro, LíviaFalcão Cabral de Oliveira, RodrigoSoares Tavares de Melo, Marcelo 2022-03-10T13:26:54Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/72200Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:41.318777Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física |
title |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física |
spellingShingle |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física Shin Fú, Ho Educação Física Jogos Chineses Prática Pedagógica |
title_short |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física |
title_full |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física |
title_fullStr |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física |
title_sort |
Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física |
author |
Shin Fú, Ho |
author_facet |
Shin Fú, Ho Henrique Bezerra da Silva, Pedro Tenorio Brasileiro, Lívia Falcão Cabral de Oliveira, Rodrigo Soares Tavares de Melo, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Henrique Bezerra da Silva, Pedro Tenorio Brasileiro, Lívia Falcão Cabral de Oliveira, Rodrigo Soares Tavares de Melo, Marcelo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Shin Fú, Ho Henrique Bezerra da Silva, Pedro Tenorio Brasileiro, Lívia Falcão Cabral de Oliveira, Rodrigo Soares Tavares de Melo, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Jogos Chineses Prática Pedagógica |
topic |
Educação Física Jogos Chineses Prática Pedagógica |
description |
O estudo objetivou analisar as contribuições interculturais do ensino dos jogos chineses para a formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo participante, onde para a coleta dos dados foram utilizados as filmagens e a observação-participante, e para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos indicaram que ensinar os jogos chineses nas aulas de Educação Física, contribuiu significativamente para que os estudantes reconhecessem outra cultura e desenvolvem-se competências através da sua prática. Assim, concluímos que a sua presença no ambiente escolar favorece a formação intercultural de um sujeito crítico e conhecedor de outros contextos que transcendem a sua própria realidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72200 10.5216/rpp.v24.72200 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72200 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v24.72200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72200/38069 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 24 (2021) Pensar a Prática; v. 24 (2021) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874860254494720 |