Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fú, Ho Shin
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Pedro Henrique Bezerra da, Brasileiro, Lívia Tenorio, Oliveira, Rodrigo Falcão Cabral de, Melo, Marcelo Soares Tavares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69108
Resumo: O estudo objetivou analisar as contribuições interculturais do ensino dos jogos chineses para a formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo participante, onde para a coleta dos dados foram utilizados as filmagens e a observação-participante, e para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos indicaram que ensinar os jogos chineses nas aulas de Educação Física, contribuiu significativamente para que os estudantes reconhecessem outra cultura e desenvolvem-se competências através da sua prática. Assim, concluímos que a sua presença no ambiente escolar favorece a formação intercultural de um sujeito crítico e conhecedor de outros contextos que transcendem a sua própria realidade.
id UFG-4_2147c84eca3171911ee72eb88ff2ee62
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/69108
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação físicaEducação Física; Jogos Chineses; Prática Pedagógica.O estudo objetivou analisar as contribuições interculturais do ensino dos jogos chineses para a formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo participante, onde para a coleta dos dados foram utilizados as filmagens e a observação-participante, e para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos indicaram que ensinar os jogos chineses nas aulas de Educação Física, contribuiu significativamente para que os estudantes reconhecessem outra cultura e desenvolvem-se competências através da sua prática. Assim, concluímos que a sua presença no ambiente escolar favorece a formação intercultural de um sujeito crítico e conhecedor de outros contextos que transcendem a sua própria realidade.Universidade Federal de Goiás2021-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/6910810.5216/rpp.v24.69108Pensar a Prática; Vol. 24 (2021)Pensar a Prática; v. 24 (2021)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/69108/37461Copyright (c) 2021 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFú, Ho Shin Silva, Pedro Henrique Bezerra daBrasileiro, Lívia Tenorio Oliveira, Rodrigo Falcão Cabral de Melo, Marcelo Soares Tavares de 2022-03-10T13:29:19Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/69108Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:38.525380Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
title Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
spellingShingle Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
Fú, Ho Shin
Educação Física; Jogos Chineses; Prática Pedagógica.
title_short Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
title_full Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
title_fullStr Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
title_full_unstemmed Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
title_sort Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física
author Fú, Ho Shin
author_facet Fú, Ho Shin
Silva, Pedro Henrique Bezerra da
Brasileiro, Lívia Tenorio
Oliveira, Rodrigo Falcão Cabral de
Melo, Marcelo Soares Tavares de
author_role author
author2 Silva, Pedro Henrique Bezerra da
Brasileiro, Lívia Tenorio
Oliveira, Rodrigo Falcão Cabral de
Melo, Marcelo Soares Tavares de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fú, Ho Shin
Silva, Pedro Henrique Bezerra da
Brasileiro, Lívia Tenorio
Oliveira, Rodrigo Falcão Cabral de
Melo, Marcelo Soares Tavares de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física; Jogos Chineses; Prática Pedagógica.
topic Educação Física; Jogos Chineses; Prática Pedagógica.
description O estudo objetivou analisar as contribuições interculturais do ensino dos jogos chineses para a formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo participante, onde para a coleta dos dados foram utilizados as filmagens e a observação-participante, e para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos indicaram que ensinar os jogos chineses nas aulas de Educação Física, contribuiu significativamente para que os estudantes reconhecessem outra cultura e desenvolvem-se competências através da sua prática. Assim, concluímos que a sua presença no ambiente escolar favorece a formação intercultural de um sujeito crítico e conhecedor de outros contextos que transcendem a sua própria realidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69108
10.5216/rpp.v24.69108
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69108
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v24.69108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69108/37461
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 24 (2021)
Pensar a Prática; v. 24 (2021)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874860164317184