A hierarquia bacharelado/licenciatura em diferentes áreas do conhecimento: uma análise da UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lais Barbosa Patrocino
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F5EL9
Resumo: A dissertação teve como objetivo analisar as hierarquias entre o bacharelado e a licenciatura nas diferentes áreas do conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foram analisadas as diferenças socioeconômicas e culturais entre os alunos que ingressaram na UFMG em 2010 nas duas modalidades de todos os cursos de graduação que possuem licenciatura, bem como as disposições que congregam para as diferentes escolhas profissionais por parte dos estudantes. A análise socioeconômica e cultural foi realizada por meio dos dados do Questionário Socioeconômico e Cultural da Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE) preenchido, pelo vestibulando, no ato da inscrição. A análise das disposições profissionais foi realizada por meio de 36 entrevistas com estudantes de licenciatura e bacharelado de seis cursos das diferentes áreas do conhecimento da UFMG, a saber: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Física, Geografia e Letras. Os resultados evidenciaram que as diferenças socioeconômicas e culturais são maiores entre os turnos diurno e noturno que entre as modalidades. Constatou-se que a hierarquia entre o bacharelado e a licenciatura é percebida pelos estudantes no campo simbólico, e a maneira como se sentem pertencentes a grupos de alto ou baixo prestígio está associada à sua herança cultural e também à sua experiência acadêmica. Nos cursos de Ciências Biológicas e Física, os quais exigiram maior nível de desempenho acadêmico para ingresso pelo vestibular, esteve mais evidente a ideia de superioridade do bacharelado com relação à licenciatura. Já no curso de Letras, em que é maior a demanda pela licenciatura, isso esteve menos presente. Os cursos de Geografia e Ciências Sociais mostraram realidades opostas com relação ao incentivo institucional à licenciatura, sendo o primeiro marcado pela presença de formas de apoio pontuais e o segundo pela quase inexistência delas. Por fim, o curso de Educação Física, que recentemente separou as duas modalidades em cursos com estruturas próprias, foi o que apresentou maior clareza quanto aos propósitos e finalidades de cada uma delas.
id UFMG_abe9b6c58622a630ae9f43ec04036b8f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9F5EL9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Joao Valdir Alves de SouzaClaudio Marques Martins NogueiraValeria de Oliveira Roque AscencaoLais Barbosa Patrocino2019-08-14T17:35:20Z2019-08-14T17:35:20Z2013-08-29http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F5EL9A dissertação teve como objetivo analisar as hierarquias entre o bacharelado e a licenciatura nas diferentes áreas do conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foram analisadas as diferenças socioeconômicas e culturais entre os alunos que ingressaram na UFMG em 2010 nas duas modalidades de todos os cursos de graduação que possuem licenciatura, bem como as disposições que congregam para as diferentes escolhas profissionais por parte dos estudantes. A análise socioeconômica e cultural foi realizada por meio dos dados do Questionário Socioeconômico e Cultural da Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE) preenchido, pelo vestibulando, no ato da inscrição. A análise das disposições profissionais foi realizada por meio de 36 entrevistas com estudantes de licenciatura e bacharelado de seis cursos das diferentes áreas do conhecimento da UFMG, a saber: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Física, Geografia e Letras. Os resultados evidenciaram que as diferenças socioeconômicas e culturais são maiores entre os turnos diurno e noturno que entre as modalidades. Constatou-se que a hierarquia entre o bacharelado e a licenciatura é percebida pelos estudantes no campo simbólico, e a maneira como se sentem pertencentes a grupos de alto ou baixo prestígio está associada à sua herança cultural e também à sua experiência acadêmica. Nos cursos de Ciências Biológicas e Física, os quais exigiram maior nível de desempenho acadêmico para ingresso pelo vestibular, esteve mais evidente a ideia de superioridade do bacharelado com relação à licenciatura. Já no curso de Letras, em que é maior a demanda pela licenciatura, isso esteve menos presente. Os cursos de Geografia e Ciências Sociais mostraram realidades opostas com relação ao incentivo institucional à licenciatura, sendo o primeiro marcado pela presença de formas de apoio pontuais e o segundo pela quase inexistência delas. Por fim, o curso de Educação Física, que recentemente separou as duas modalidades em cursos com estruturas próprias, foi o que apresentou maior clareza quanto aos propósitos e finalidades de cada uma delas.This study aimed to analyze the hierarchies between teaching and bachelor degrees in different areas of expertise of Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). We examined socioeconomic and cultural differences between students in both degrees that enter UFMG in 2010 in all undergraduate programs that comprised a teaching degree. Additionally students professional career disposition was analyzed. We examined students socioeconomic and cultural data from the Questionário Socioeconômico e Cultural da Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE) filled in, by the prospective students, in the university admission exam. Thirty six interview were performed with purpose to analyze career aspirations with students in teaching and bachelor degrees of six courses of different areas of expertise of UFMG: Biological Sciences, Social Sciences, Physical Education, Physics, Geography and Letters. The results demonstrated that the socioeconomic and culture differences are higher between day and night shifts than between the modalities. We suggested that the hierarchy between teaching and bachelor degrees is perceived by the students in the symbolic perspective, and the way that they feel belonging to groups of high or low status is related to their cultural heritage and also their academic experience. In Biological Sciences and Physics, courses that demanded a higher level of academic performance in the university entrance exam, the idea of superiority of bachelor compared to teaching degree was more evident. In Letters course, which has a higher demand for teaching degree, the idea of superiority was less present. Geography and Social Sciences courses showed contradictory realities concerning the institutional incentive to teaching degree, the first characterized by the presence of specific forms of support and the second by the absence of them. Finally, the Physical Education course, which recently separated the two modalities in courses with their own structures, showed the greatest clarity about the aims and purposes of each one.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores  FormaçãoEnsino superior Aspectos sociais  LicenciaturaFormação de professoresHierarquia bacharelado licenciaturaLicenciaturaA hierarquia bacharelado/licenciatura em diferentes áreas do conhecimento: uma análise da UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o.pdfapplication/pdf1327297https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9F5EL9/1/disserta__o.pdf9a1b1306b56c4b5cab072afb34269ba8MD51TEXTdisserta__o.pdf.txtdisserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain269296https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9F5EL9/2/disserta__o.pdf.txt12919afad2b9887df313211c09ca1c18MD521843/BUOS-9F5EL92019-11-14 14:48:22.206oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9F5EL9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:48:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A hierarquia bacharelado/licenciatura em diferentes áreas do conhecimento: uma análise da UFMG
title A hierarquia bacharelado/licenciatura em diferentes áreas do conhecimento: uma análise da UFMG
spellingShingle A hierarquia bacharelado/licenciatura em diferentes áreas do conhecimento: uma análise da UFMG
Lais Barbosa Patrocino
Formação de professores
Hierarquia bacharelado licenciatura
Licenciatura
Professores  Formação
Ensino superior Aspectos sociais  
Licenciatura
title_short A hierarquia bacharelado/licenciatura em diferentes áreas do conhecimento: uma análise da UFMG
title_full A hierarquia bacharelado/licenciatura em diferentes áreas do conhecimento: uma análise da UFMG
title_fullStr A hierarquia bacharelado/licenciatura em diferentes áreas do conhecimento: uma análise da UFMG
title_full_unstemmed A hierarquia bacharelado/licenciatura em diferentes áreas do conhecimento: uma análise da UFMG
title_sort A hierarquia bacharelado/licenciatura em diferentes áreas do conhecimento: uma análise da UFMG
author Lais Barbosa Patrocino
author_facet Lais Barbosa Patrocino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joao Valdir Alves de Souza
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Claudio Marques Martins Nogueira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Valeria de Oliveira Roque Ascencao
dc.contributor.author.fl_str_mv Lais Barbosa Patrocino
contributor_str_mv Joao Valdir Alves de Souza
Claudio Marques Martins Nogueira
Valeria de Oliveira Roque Ascencao
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Hierarquia bacharelado licenciatura
Licenciatura
topic Formação de professores
Hierarquia bacharelado licenciatura
Licenciatura
Professores  Formação
Ensino superior Aspectos sociais  
Licenciatura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores  Formação
Ensino superior Aspectos sociais  
Licenciatura
description A dissertação teve como objetivo analisar as hierarquias entre o bacharelado e a licenciatura nas diferentes áreas do conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foram analisadas as diferenças socioeconômicas e culturais entre os alunos que ingressaram na UFMG em 2010 nas duas modalidades de todos os cursos de graduação que possuem licenciatura, bem como as disposições que congregam para as diferentes escolhas profissionais por parte dos estudantes. A análise socioeconômica e cultural foi realizada por meio dos dados do Questionário Socioeconômico e Cultural da Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE) preenchido, pelo vestibulando, no ato da inscrição. A análise das disposições profissionais foi realizada por meio de 36 entrevistas com estudantes de licenciatura e bacharelado de seis cursos das diferentes áreas do conhecimento da UFMG, a saber: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Física, Geografia e Letras. Os resultados evidenciaram que as diferenças socioeconômicas e culturais são maiores entre os turnos diurno e noturno que entre as modalidades. Constatou-se que a hierarquia entre o bacharelado e a licenciatura é percebida pelos estudantes no campo simbólico, e a maneira como se sentem pertencentes a grupos de alto ou baixo prestígio está associada à sua herança cultural e também à sua experiência acadêmica. Nos cursos de Ciências Biológicas e Física, os quais exigiram maior nível de desempenho acadêmico para ingresso pelo vestibular, esteve mais evidente a ideia de superioridade do bacharelado com relação à licenciatura. Já no curso de Letras, em que é maior a demanda pela licenciatura, isso esteve menos presente. Os cursos de Geografia e Ciências Sociais mostraram realidades opostas com relação ao incentivo institucional à licenciatura, sendo o primeiro marcado pela presença de formas de apoio pontuais e o segundo pela quase inexistência delas. Por fim, o curso de Educação Física, que recentemente separou as duas modalidades em cursos com estruturas próprias, foi o que apresentou maior clareza quanto aos propósitos e finalidades de cada uma delas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T17:35:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T17:35:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F5EL9
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F5EL9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9F5EL9/1/disserta__o.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9F5EL9/2/disserta__o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a1b1306b56c4b5cab072afb34269ba8
12919afad2b9887df313211c09ca1c18
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589359611412480