EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benites, Larissa Cerignoni
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza Neto, Samuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12111
Resumo: O objetivo da pesquisa foi (a) analisar a visão dos estudantes e dos professores sobre a escolha da profissão e (b) verificar quais saberes são evidenciados como importantes no processo de formação.  O estudo teve a participação de 28 estudantes e sete docentes, e o uso do questionário, observação, entrevista e análise do conteúdo. Os resultados se direcionaram em duas categorias que agregam como conclusão os seguintes pontos: profissão docente, a docência vista por diferentes representações, apontando para a perspectiva da consolidação da docência como uma profissão que exige conhecimentos especiais e; saberes evidenciados, descritos na forma de ideais, projeções, perspectivas e reflexões ao se compreender que a universidade como espaço de produção de conhecimento.
id UFG-4_36d78156b4bef83efb4dd7e53c66c6bf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/12111
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOSEducação FísicaProfissãoSaberes DocentesFormação de ProfessoresO objetivo da pesquisa foi (a) analisar a visão dos estudantes e dos professores sobre a escolha da profissão e (b) verificar quais saberes são evidenciados como importantes no processo de formação.  O estudo teve a participação de 28 estudantes e sete docentes, e o uso do questionário, observação, entrevista e análise do conteúdo. Os resultados se direcionaram em duas categorias que agregam como conclusão os seguintes pontos: profissão docente, a docência vista por diferentes representações, apontando para a perspectiva da consolidação da docência como uma profissão que exige conhecimentos especiais e; saberes evidenciados, descritos na forma de ideais, projeções, perspectivas e reflexões ao se compreender que a universidade como espaço de produção de conhecimento.Universidade Federal de Goiás2011-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativa, estudo de casoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1211110.5216/rpp.v14i2.12111Pensar a Prática; Vol. 14 No. 2 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 2 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/12111/9561Benites, Larissa CerignoniSouza Neto, Samuelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:18:37Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/12111Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:42.697707Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS
title EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS
Benites, Larissa Cerignoni
Educação Física
Profissão
Saberes Docentes
Formação de Professores
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS
author Benites, Larissa Cerignoni
author_facet Benites, Larissa Cerignoni
Souza Neto, Samuel
author_role author
author2 Souza Neto, Samuel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benites, Larissa Cerignoni
Souza Neto, Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Profissão
Saberes Docentes
Formação de Professores
topic Educação Física
Profissão
Saberes Docentes
Formação de Professores
description O objetivo da pesquisa foi (a) analisar a visão dos estudantes e dos professores sobre a escolha da profissão e (b) verificar quais saberes são evidenciados como importantes no processo de formação.  O estudo teve a participação de 28 estudantes e sete docentes, e o uso do questionário, observação, entrevista e análise do conteúdo. Os resultados se direcionaram em duas categorias que agregam como conclusão os seguintes pontos: profissão docente, a docência vista por diferentes representações, apontando para a perspectiva da consolidação da docência como uma profissão que exige conhecimentos especiais e; saberes evidenciados, descritos na forma de ideais, projeções, perspectivas e reflexões ao se compreender que a universidade como espaço de produção de conhecimento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa qualitativa, estudo de caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12111
10.5216/rpp.v14i2.12111
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12111
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v14i2.12111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12111/9561
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 14 No. 2 (2011)
Pensar a Prática; v. 14 n. 2 (2011)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874856582381568