EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O USO DAS REDES SOCIAS NO PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA DE AULAS ABERTAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49305 |
Resumo: | Este trabalho buscou investigar o potencial inovador e educacional na disciplina de Educação Física, através da diversificação do conteúdo, redes sociais e aulas abertas. A proposta foi desenvolvida na disciplina de estágio supervisionado no ensino médio, e realizada em uma escola pública mantida pelo estado de Santa Catarina. As análises foram sistematizadas nas redes sociais e relatórios de observação com interpretação temática e categorial. As redes sociais promovem espaço de discussão, é útil para a realização de tarefas, permite avaliação e auxilia na preservação e significação do conteúdo. A diversidade dos conteúdos motiva os alunos, elimina a evasão e impulsiona discussões educacionais. As aulas abertas geram reflexões, motivação, ação comunicativa e autonomia. |
id |
UFG-4_40bb157b45bf37a255b54643f7b2126b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/49305 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O USO DAS REDES SOCIAS NO PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA DE AULAS ABERTASEducaçãoDifusão de InovaçõesRede Social.Este trabalho buscou investigar o potencial inovador e educacional na disciplina de Educação Física, através da diversificação do conteúdo, redes sociais e aulas abertas. A proposta foi desenvolvida na disciplina de estágio supervisionado no ensino médio, e realizada em uma escola pública mantida pelo estado de Santa Catarina. As análises foram sistematizadas nas redes sociais e relatórios de observação com interpretação temática e categorial. As redes sociais promovem espaço de discussão, é útil para a realização de tarefas, permite avaliação e auxilia na preservação e significação do conteúdo. A diversidade dos conteúdos motiva os alunos, elimina a evasão e impulsiona discussões educacionais. As aulas abertas geram reflexões, motivação, ação comunicativa e autonomia. Universidade Federal de Goiás2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4930510.5216/rpp.v21i3.49305Pensar a Prática; Vol. 21 No. 3 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 3 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/49305/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMatias, Thiago SousaSoares, Muryllo RezendeSilva, OttoFrasson, Jéssica SerafimPires, Veruska2018-11-27T14:01:38Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/49305Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:20.140978Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O USO DAS REDES SOCIAS NO PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA DE AULAS ABERTAS |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O USO DAS REDES SOCIAS NO PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA DE AULAS ABERTAS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O USO DAS REDES SOCIAS NO PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA DE AULAS ABERTAS Matias, Thiago Sousa Educação Difusão de Inovações Rede Social. |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O USO DAS REDES SOCIAS NO PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA DE AULAS ABERTAS |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O USO DAS REDES SOCIAS NO PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA DE AULAS ABERTAS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O USO DAS REDES SOCIAS NO PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA DE AULAS ABERTAS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O USO DAS REDES SOCIAS NO PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA DE AULAS ABERTAS |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O USO DAS REDES SOCIAS NO PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA DE AULAS ABERTAS |
author |
Matias, Thiago Sousa |
author_facet |
Matias, Thiago Sousa Soares, Muryllo Rezende Silva, Otto Frasson, Jéssica Serafim Pires, Veruska |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Muryllo Rezende Silva, Otto Frasson, Jéssica Serafim Pires, Veruska |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Thiago Sousa Soares, Muryllo Rezende Silva, Otto Frasson, Jéssica Serafim Pires, Veruska |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Difusão de Inovações Rede Social. |
topic |
Educação Difusão de Inovações Rede Social. |
description |
Este trabalho buscou investigar o potencial inovador e educacional na disciplina de Educação Física, através da diversificação do conteúdo, redes sociais e aulas abertas. A proposta foi desenvolvida na disciplina de estágio supervisionado no ensino médio, e realizada em uma escola pública mantida pelo estado de Santa Catarina. As análises foram sistematizadas nas redes sociais e relatórios de observação com interpretação temática e categorial. As redes sociais promovem espaço de discussão, é útil para a realização de tarefas, permite avaliação e auxilia na preservação e significação do conteúdo. A diversidade dos conteúdos motiva os alunos, elimina a evasão e impulsiona discussões educacionais. As aulas abertas geram reflexões, motivação, ação comunicativa e autonomia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49305 10.5216/rpp.v21i3.49305 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49305 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v21i3.49305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49305/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 3 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 3 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858845208576 |