REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37208 |
Resumo: | Propõe investigar a repercussão dos discursos de professores acerca do debate epistemológico da Educação Física em um currículo de licenciatura, tomando como base, a análise de documentos que auxiliaram a elaboração deste, além de entrevistas com professores que participaram da elaboração do Projeto Pedagógico de Curso. Utiliza como referencial teórico-metodológico os princípios da análise de discurso. Percebe-se que as divergências epistemológicas presentes no currículo são fruto das diferentes compreensões que os professores possuem acerca do que é a educação física, o seu conhecimento, sua especificidade no curso de licenciatura, seu campo de atuação profissional, reafirmando o entendimento do currículo como um documento permeado por disputas. |
id |
UFG-4_667fa39fc469a5e6aba451c438ecf2a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/37208 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICAEducação FísicaCurrículoEpistemologiaDiscursosFormação profissionalPropõe investigar a repercussão dos discursos de professores acerca do debate epistemológico da Educação Física em um currículo de licenciatura, tomando como base, a análise de documentos que auxiliaram a elaboração deste, além de entrevistas com professores que participaram da elaboração do Projeto Pedagógico de Curso. Utiliza como referencial teórico-metodológico os princípios da análise de discurso. Percebe-se que as divergências epistemológicas presentes no currículo são fruto das diferentes compreensões que os professores possuem acerca do que é a educação física, o seu conhecimento, sua especificidade no curso de licenciatura, seu campo de atuação profissional, reafirmando o entendimento do currículo como um documento permeado por disputas.Universidade Federal de Goiás2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por parespesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3720810.5216/rpp.v19i2.37208Pensar a Prática; Vol. 19 No. 2 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 2 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/37208/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Cláudia AleixoCampos Figueiredo, Zenólia Christina2016-07-12T16:28:30Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/37208Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:07.649385Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Alves, Cláudia Aleixo Educação Física Currículo Epistemologia Discursos Formação profissional |
title_short |
REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Alves, Cláudia Aleixo |
author_facet |
Alves, Cláudia Aleixo Campos Figueiredo, Zenólia Christina |
author_role |
author |
author2 |
Campos Figueiredo, Zenólia Christina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Cláudia Aleixo Campos Figueiredo, Zenólia Christina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Currículo Epistemologia Discursos Formação profissional |
topic |
Educação Física Currículo Epistemologia Discursos Formação profissional |
description |
Propõe investigar a repercussão dos discursos de professores acerca do debate epistemológico da Educação Física em um currículo de licenciatura, tomando como base, a análise de documentos que auxiliaram a elaboração deste, além de entrevistas com professores que participaram da elaboração do Projeto Pedagógico de Curso. Utiliza como referencial teórico-metodológico os princípios da análise de discurso. Percebe-se que as divergências epistemológicas presentes no currículo são fruto das diferentes compreensões que os professores possuem acerca do que é a educação física, o seu conhecimento, sua especificidade no curso de licenciatura, seu campo de atuação profissional, reafirmando o entendimento do currículo como um documento permeado por disputas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37208 10.5216/rpp.v19i2.37208 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37208 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v19i2.37208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37208/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 19 No. 2 (2016) Pensar a Prática; v. 19 n. 2 (2016) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858012639232 |