Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ginciene, Guy
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lang, Affonso Manoel Righi, Galatti, Larissa Rafaela, González, Fernando Jaime, Darido, Suraya Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45362
Resumo: O objetivo desse artigo foi o de analisar a prática pedagógica das aulas de tênis de um clube tradicional no ensino da modalidade, a partir do discurso e da prática de professores experientes na modalidade. Para isso, a pesquisa foi estruturada em três partes: aproximação com o campo de pesquisa,  observações sistemáticas das aulas de tênis e entrevistas semiestruturadas com os professores. Constatou-se que as aulas de tênis possuem características tradicionais centradas no ensino do gesto técnico descontextualizado da situação de jogo, embora os professores tenham esboçado no nível do discurso algumas compreensões sobre as novas proposições para tratar esta modalidade.
id UFG-4_68e6c16c47b77f804d3c2d21a44511a8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/45362
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professoresEducação FísicaPedagogia do esportetênisensino.O objetivo desse artigo foi o de analisar a prática pedagógica das aulas de tênis de um clube tradicional no ensino da modalidade, a partir do discurso e da prática de professores experientes na modalidade. Para isso, a pesquisa foi estruturada em três partes: aproximação com o campo de pesquisa,  observações sistemáticas das aulas de tênis e entrevistas semiestruturadas com os professores. Constatou-se que as aulas de tênis possuem características tradicionais centradas no ensino do gesto técnico descontextualizado da situação de jogo, embora os professores tenham esboçado no nível do discurso algumas compreensões sobre as novas proposições para tratar esta modalidade.Universidade Federal de Goiás2019-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4536210.5216/rpp.v22.45362Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/45362/32994Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGinciene, GuyLang, Affonso Manoel RighiGalatti, Larissa RafaelaGonzález, Fernando JaimeDarido, Suraya Cristina2020-02-27T14:51:31Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/45362Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:17.550682Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores
title Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores
spellingShingle Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores
Ginciene, Guy
Educação Física
Pedagogia do esporte
tênis
ensino.
title_short Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores
title_full Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores
title_fullStr Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores
title_full_unstemmed Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores
title_sort Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores
author Ginciene, Guy
author_facet Ginciene, Guy
Lang, Affonso Manoel Righi
Galatti, Larissa Rafaela
González, Fernando Jaime
Darido, Suraya Cristina
author_role author
author2 Lang, Affonso Manoel Righi
Galatti, Larissa Rafaela
González, Fernando Jaime
Darido, Suraya Cristina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ginciene, Guy
Lang, Affonso Manoel Righi
Galatti, Larissa Rafaela
González, Fernando Jaime
Darido, Suraya Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Pedagogia do esporte
tênis
ensino.
topic Educação Física
Pedagogia do esporte
tênis
ensino.
description O objetivo desse artigo foi o de analisar a prática pedagógica das aulas de tênis de um clube tradicional no ensino da modalidade, a partir do discurso e da prática de professores experientes na modalidade. Para isso, a pesquisa foi estruturada em três partes: aproximação com o campo de pesquisa,  observações sistemáticas das aulas de tênis e entrevistas semiestruturadas com os professores. Constatou-se que as aulas de tênis possuem características tradicionais centradas no ensino do gesto técnico descontextualizado da situação de jogo, embora os professores tenham esboçado no nível do discurso algumas compreensões sobre as novas proposições para tratar esta modalidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45362
10.5216/rpp.v22.45362
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45362
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.45362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45362/32994
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858774953984