OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto Filho, Edison Marcos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43364
Resumo: O objetivo do estudo foi identificar se docentes de um instituto federal atuam na perspectiva do trabalho interdisciplinar, contribuindo para a promoção da saúde e prevenção da obesidade de escolares. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com onze docentes, em novembro de 2015, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontam para a importância da interdisciplinaridade no contexto do trabalho docente como fator de promoção e prevenção da obesidade. A escola é um ambiente de discussão, e não se pode achar que uma disciplina ou um docente trabalhando isoladamente pode contribuir para o processo de prevenção da obesidade.
id UFG-4_69bc3da447fb744e0f0fd09cfbb3c5f0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/43364
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDEComunicação InterdisciplinarObesidadeAdolescenteEducação Física e Treinamento.Interdisciplinaridade no trabalho docenteO objetivo do estudo foi identificar se docentes de um instituto federal atuam na perspectiva do trabalho interdisciplinar, contribuindo para a promoção da saúde e prevenção da obesidade de escolares. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com onze docentes, em novembro de 2015, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontam para a importância da interdisciplinaridade no contexto do trabalho docente como fator de promoção e prevenção da obesidade. A escola é um ambiente de discussão, e não se pode achar que uma disciplina ou um docente trabalhando isoladamente pode contribuir para o processo de prevenção da obesidade.Universidade Federal de Goiás2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresEstudo de caso; Descritivo; Pesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4336410.5216/rpp.v20i4.43364Pensar a Prática; Vol. 20 No. 4 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 4 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/43364/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreto Filho, Edison MarcosCavalcanti Valente, Geilsa Soraia2018-01-22T12:21:07Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/43364Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:15.674280Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
title OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
spellingShingle OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Barreto Filho, Edison Marcos
Comunicação Interdisciplinar
Obesidade
Adolescente
Educação Física e Treinamento.
Interdisciplinaridade no trabalho docente
title_short OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
title_full OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
title_fullStr OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
title_full_unstemmed OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
title_sort OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
author Barreto Filho, Edison Marcos
author_facet Barreto Filho, Edison Marcos
Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia
author_role author
author2 Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto Filho, Edison Marcos
Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Interdisciplinar
Obesidade
Adolescente
Educação Física e Treinamento.
Interdisciplinaridade no trabalho docente
topic Comunicação Interdisciplinar
Obesidade
Adolescente
Educação Física e Treinamento.
Interdisciplinaridade no trabalho docente
description O objetivo do estudo foi identificar se docentes de um instituto federal atuam na perspectiva do trabalho interdisciplinar, contribuindo para a promoção da saúde e prevenção da obesidade de escolares. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com onze docentes, em novembro de 2015, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontam para a importância da interdisciplinaridade no contexto do trabalho docente como fator de promoção e prevenção da obesidade. A escola é um ambiente de discussão, e não se pode achar que uma disciplina ou um docente trabalhando isoladamente pode contribuir para o processo de prevenção da obesidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Estudo de caso; Descritivo; Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43364
10.5216/rpp.v20i4.43364
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43364
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v20i4.43364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43364/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 20 No. 4 (2017)
Pensar a Prática; v. 20 n. 4 (2017)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858457235456