OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43364 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi identificar se docentes de um instituto federal atuam na perspectiva do trabalho interdisciplinar, contribuindo para a promoção da saúde e prevenção da obesidade de escolares. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com onze docentes, em novembro de 2015, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontam para a importância da interdisciplinaridade no contexto do trabalho docente como fator de promoção e prevenção da obesidade. A escola é um ambiente de discussão, e não se pode achar que uma disciplina ou um docente trabalhando isoladamente pode contribuir para o processo de prevenção da obesidade. |
id |
UFG-4_69bc3da447fb744e0f0fd09cfbb3c5f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/43364 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDEComunicação InterdisciplinarObesidadeAdolescenteEducação Física e Treinamento.Interdisciplinaridade no trabalho docenteO objetivo do estudo foi identificar se docentes de um instituto federal atuam na perspectiva do trabalho interdisciplinar, contribuindo para a promoção da saúde e prevenção da obesidade de escolares. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com onze docentes, em novembro de 2015, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontam para a importância da interdisciplinaridade no contexto do trabalho docente como fator de promoção e prevenção da obesidade. A escola é um ambiente de discussão, e não se pode achar que uma disciplina ou um docente trabalhando isoladamente pode contribuir para o processo de prevenção da obesidade.Universidade Federal de Goiás2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresEstudo de caso; Descritivo; Pesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4336410.5216/rpp.v20i4.43364Pensar a Prática; Vol. 20 No. 4 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 4 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/43364/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreto Filho, Edison MarcosCavalcanti Valente, Geilsa Soraia2018-01-22T12:21:07Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/43364Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:15.674280Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE |
title |
OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE |
spellingShingle |
OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE Barreto Filho, Edison Marcos Comunicação Interdisciplinar Obesidade Adolescente Educação Física e Treinamento. Interdisciplinaridade no trabalho docente |
title_short |
OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE |
title_full |
OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE |
title_fullStr |
OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE |
title_full_unstemmed |
OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE |
title_sort |
OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE |
author |
Barreto Filho, Edison Marcos |
author_facet |
Barreto Filho, Edison Marcos Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto Filho, Edison Marcos Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Interdisciplinar Obesidade Adolescente Educação Física e Treinamento. Interdisciplinaridade no trabalho docente |
topic |
Comunicação Interdisciplinar Obesidade Adolescente Educação Física e Treinamento. Interdisciplinaridade no trabalho docente |
description |
O objetivo do estudo foi identificar se docentes de um instituto federal atuam na perspectiva do trabalho interdisciplinar, contribuindo para a promoção da saúde e prevenção da obesidade de escolares. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com onze docentes, em novembro de 2015, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontam para a importância da interdisciplinaridade no contexto do trabalho docente como fator de promoção e prevenção da obesidade. A escola é um ambiente de discussão, e não se pode achar que uma disciplina ou um docente trabalhando isoladamente pode contribuir para o processo de prevenção da obesidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Estudo de caso; Descritivo; Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43364 10.5216/rpp.v20i4.43364 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43364 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v20i4.43364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43364/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 20 No. 4 (2017) Pensar a Prática; v. 20 n. 4 (2017) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858457235456 |